domingo, 10 de fevereiro de 2008

A luz ao fundo do tunel...

Bem... Após mais de uma semana de reflexão e de algum distanciamento deste blog e do meu mundo profissional (consegui ausentar-me da escola durante uma semana), concluí que este blog é tão importante para mim, como o é para muitos de vocês. Conclusão essa, fruto das várias mensagens de apoio que alguns colegas deixaram. Agradeço as palavras de ânimo, apoio e de respeito pela minha decisão de interromper durante algum tempo a actividade no "Professores Lusos". Uma palavra especial para todos os meus amigos bloggers (nomeadamente a britcom do blog "O Cartel") que me apoiaram nesta fase: Não me vou esquecer tão rapidamente da atitude de respeito e amizade que pude constatar pelos vossos comentários.

Com isto quero dizer que senti saudades deste espaço. Sei perfeitamente que mesmo retornando à actividade, será uma questão de tempo para que a situação que me levou ao limite, se repita. Não tenho dúvidas quanto a esta "previsão"...

Como tal, e não querendo repetir procedimentos e atitudes (até porque não é essa a minha maneira de estar na vida), o futuro deste espaço informativo está delineado a curto e a médio prazo.

Para já, e numa primeira fase, este blog irá continuar nos mesmos moldes, ou seja, todos podem obter informações... todos podem pedir esclarecimentos... todos podem saber neste blog as últimas novidades que eu conseguir recolher!

Posteriormente, e quando aqueles que visitam com regularidade o blog se começarem a esquecer que o feedback é importante, irei passar à segunda fase: a fase de egoísmo controlado e dirigido àqueles que merecem, ou seja, os colegas que costumam ajudar e participar. De que forma? Fácil... Por convite. Será enviado um convite para as pessoas que quiserem partilhar informações e ajudar outros colegas, e só esses terão acesso ao blog. Obviamente que quem for convidado e nada escrever no blog (ao nível dos comentários), será prontamente excluído. Estou também a pensar (ainda nesta fase) uma rede de contactos de messenger, para que possamos conversar em tempo real, numa espécie de "tertúlia" (nunca cor de rosa, que para isso já temos a escola).

Nota: Antes de passar à segunda fase, irei colocar um post a solicitar, o envio de emails, para que vos possa enviar um convite. Todas as pessoas que quiserem serão convidadas. A eliminação será feita "à posteriori", à medida que eu for detectando a presença dos "egoístas".

Por forma a atenuar a sobrecarga de trabalho que este "blog" implica na minha vida pessoal, estou também a ponderar "abrir" a edição do blog a mais alguns colegas, no entanto, teria de ser mantida a mesma linha editorial, ou seja, notícia seguida de comentário. Notícia do tipo "copy+paste" e comentário completamente pessoal. Mas é uma questão que tenho de pensar com alguma seriedade! E para já não tenho tempo para tal... Para além disso, teriam de ser colegas dispostos a realizar um trabalho "sujo" a que normalmente ninguém se dispõe. No entanto, se existir alguém que acha que passa no "crivo" pode chegar-se à frente. Logo veremos o que acontece. Sou exigente, como já se devem ter apercebido!!

Relativamente à ausência de comentários, à ausência de resposta aos meus posts de fim-de-semana, à ausência de participação, à ausência de retorno da "simpatia", à ausência de "boa educação", à ausência de ajuda, etc... Não voltarei a solicitar comentários ou a reclamar solidão. Cada um que faça o que quiser...

Assim e a partir deste momento, o blog será actualizado normalmente...

15 comentários:

  1. Obrigada por ter voltado. Não imagina a falta que nos faz! Para mim e como contratada é uma referência a seguir. Precisamos de mais como você! Mas, infelizmente as coisas boas escasseiam. Lembre-se sempre desta máxima: "faz o bem sem olhares a quem!"
    A maior parte das vezes temos de fazer bem para receber mal. Mas é melhor assim, é sinal que já fizemos alguma coisa.Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não tens de agradecer... Também o faço por mim. Reconheço que a ausência de actualização neste blog provocou em mim uma elevada falta de informação. Pois tudo o que coloco aqui passa pela minha leitura por forma a destacar as partes mais relevantes. Para mim já é um reconhecimento o facto de teres escrito um comentário.

    Quanto ao dar a face... Se leste bem aquilo que escrevi, apenas é uma fase temporária, pois logo logo, este blog será "privatizado". Mas isso será um tema para o futuro. Um abraço para ti também.

    ResponderEliminar
  3. Olá boa tarde...
    estive ausente, em trabalho, estes dias e quando abri o meu computador a primeira morada que vim visitar foi a sua...Bem haja!
    calculo que tenha sido dificil tomar a decisão...e acredito que o coração tem razões que a própria razão desconhece...
    Fico mesmo muito feliz por ter voltado...ainda que consciente da futura privatização...
    os melhores augúrios para o futuro....e...viva o presente como uma dádiva!
    Um beijinho
    Maria Jorge

    ResponderEliminar
  4. Recebi com grande satisfação o teu regresso... Quanto à ideia de "privatização" também n me aprece mal....
    NOKAS

    ResponderEliminar
  5. Para Mª Jorge: Ainda bem que a primeira morada que visitaste foi a minha. Espero poder receber-te sempre bem. ;) A decisão foi algo complicada, pois o coração pendia para terminar com o mal pela raíz, no entanto, é como escreveste: "o coração tem razões que a própria razão desconhece". Um beijo para ti também e espero que continues a vir aos "Professores Lusos".

    ResponderEliminar
  6. Para NOKAS: E não vai parecer mesmo mal, pois teremos aquilo por que muitos anseiam no mundo real. Só fica quem colabora... quem partilha... Ou seja, quem é leal e acima de tudo amigo. Os que não querem... ficam fora! Mas vamos ver o que acontece.

    Até à próxima.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada por teres voltado. Sem dúvida o teu blog é uma referência para mim e muitos outros colegas.
    Beijinho
    D.

    ResponderEliminar
  8. Olá, amigo!
    Sabia que não irias resistir... hehehe

    É bom ter-te de volta!

    ResponderEliminar
  9. pareces-me(muito) boa pessoa, e isso é tão raro!que este elogio te dê força...para mim dava...acompanho o teu blog desde o ínicio.obrigada!
    Mónica

    ResponderEliminar
  10. ... muito obrigado por não renunciares a este teu (de todos nós professores) blog!!! Obrigado mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Para D.: Se para ti este blog não fosse importante ficaria extremamente desiludido e triste (private joke). Um beijo muito grande para ti... Peste!

    ResponderEliminar
  12. Para Mónica: Na realidade não sou assim tão boa pessoa... Mas faço por ajudar! E acredita que o teu elogio deu-me força. Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Para Corduroy: Não tens de agradecer... Também o fiz por mim! Continua a aparecer aqui. Esse é o melhor incentivo de todos. Fica bem...

    ResponderEliminar
  14. Obrigada por ter voltado.
    Agradeço desde já o seu esforço na continuação deste fantástico blog.
    Beijinho de uma colega alentejana.
    Sónia M.

    ResponderEliminar
  15. É com enorme satisfação que reencontro este blog como era!
    No que me diz respeito, e volto a repeti-lo, agradeço todo o esforço empenhado na construção de algo que me dá gosto visitar. Agradeço, de igual forma, toda a disponibilidade para a sua realização. Mais...verdade seja dita: tem sido aqui e consigo que muitos esclarecimentos têm sido feitos.
    Parabéns por tudo, uma vez mais e sempre. Boa trabalho.

    ResponderEliminar