quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Exigida média de 14 para entrar nos quadros.

No sítio da TVI a 22/01/2008: "Quem tiver menos de 14 valores não entra para os quadros do Ministério da Educação. O decreto que regulamenta a carreira docente foi ontem publicado em Diário da República e é bem claro. Depois da licenciatura e de um ano probatório, todos os candidatos à carreira docente terão de passar por três provas, uma comum e duas específicas.

O Jornal de Notícias avança que durante duas horas, os futuros professores vão ter de demonstrar o seu domínio na língua portuguesa. O raciocínio lógico na resolução de problemas e de reflexão sobre a organização e funcionamento da sala de aula, da escola e do sistema educativo são outros temas que vão fazer parte da avaliação dessa prova comum. Os restantes exames serão de acordo com a área de docência dos candidatos.

Certo é que a nota mínima em cada uma é de 14 valores, ou então, o candidato não está apto para dar aulas no ensino público. O objectivo é garantir qualidade no ensino. Para quem terminou o curso com distinção mas não conseguiu a média exigida nos exames, bem pode esperar por novo concurso. A alternativa passa pelo ensino privado. Claro que cabe ao colégio decidir se um professor que não reuniu todos os requisitos para dar aulas no público estará à altura de dignificar o ensino privado."

Ver Artigo Completo (TVI)

------------------------
Bem... Concordo com 99,9% das críticas que são feitas a esta "prova de ingresso", no entanto, o argumento "terminar o curso com distinção" não pode ser relacionado com a "nota" que poderá vir a ter na prova. Não discuto a formação que é dada nas instituições superiores, mas todos sabemos que as notas em algumas instituições são bastante inflacionadas (principalmente nos últimos tempos), prejudicando muitos colegas que têm exactamente os mesmos conhecimentos (e provavelmente as mesmas aptidões). Um colega que terminou com 17 valores não tem que obrigatoriamente saber mais ou ter-se esforçado mais que um que terminou com 11 valores!!! Mas enfim... é a TVI!
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário