sábado, 5 de janeiro de 2008

Certificação de novos manuais arranca com disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais.

No Público de 04/01/2008: "O regime de avaliação e certificação de novos manuais escolares arranca com os livros das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais do 9º ano a adoptar no período lectivo de 2008/2009, segundo um despacho hoje publicado.

O mesmo despacho marca o início da avaliação dos manuais já adoptados e em utilização das disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio dos 3º e 4º anos, Físico-Química e Ciências Naturais dos 7º e 8º anos e Inglês, História e Geografia de todos os anos de escolaridade do 3º ciclo (7º,8º e 9º anos).

Quanto aos novos manuais, o despacho determina que os editores, que pretendam propor livros escolares para as disciplinas em causa, devem entregá-los até 31 de Março de 2008 à Direcção-Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGDIC), devendo o processo de certificação ser concluído até 28 de Fevereiro de 2009.

Também até esta data deverá estar terminada a avaliação dos manuais já em utilização das disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio dos 3º e 4º anos, Físico-Química e Ciências Naturais dos 7º e 8º anos.

No caso das disciplinas de Inglês, História e Geografia de todos os anos de escolaridade do 3º ciclo, a certificação dos manuais em uso deverá estar terminada até 28 de Fevereiro de 2010.

Processo só deverá ficar concluído em 2015/16

O despacho hoje publicado em Diário da República marca o arranque do regime de avaliação e certificação de manuais escolares que entra em vigor no ano lectivo de 2008/2009.

A avaliação e certificação dos manuais escolares começa em 2008, mas será aplicada progressivamente, à medida que forem adoptados os livros relativos a cada ano de escolaridade, um processo que só deverá ficar concluído em 2015/16.

Universidades, associações profissionais de professores, sociedades ou associações científicas são as entidades que vão avaliar e certificar os manuais em função de critérios como o rigor linguístico e científico, a conformidade com os programas, a qualidade pedagógica e didáctica, entre outros.

A lista dos manuais certificados e dos respectivos preços é divulgada pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), organismo do Ministério da Educação.

O processo de apreciação, selecção e adopção dos livros decorre durante quatro semanas, a partir da segunda semana do 3º período do ano lectivo anterior ao início da vigência dos manuais escolares."

Ver Artigo Completo (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário