domingo, 6 de janeiro de 2008

PSD quer interpelar ministra da Educação no Parlamento.

No sítio do Diário Digital a 05/01/2008: "O PSD vai interpelar terça-feira, no Parlamento, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, para pedir esclarecimentos sobre o sistema que rege a elaboração dos manuais escolares, disse hoje à Agência Lusa fonte parlamentar social-democrata.

Segundo Pedro Duarte, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, a «má elaboração» dos manuais escolares são «mais um sinal negativo» do sistema de ensino em Portugal, que acaba por sair «prejudicado».

Pedro Duarte citou o caso divulgado pelo semanário Sol que, na sua edição de hoje, dá conta de um «estudo de fundo» sobre os manuais escolares, em que são apontadas «falhas», levando à conclusão de que a maioria dos livros de Língua Portuguesa do 4º ano «não contribui para que os alunos compreendem o que lêem».

O estudo, uma dissertação de mestrado de uma professora de uma escola secundária de Coimbra, que obteve a nota máxima, inclui a análise de 12 manuais que, no seu conjunto, reporta o jornal, foram adoptados em mais de 94 por cento das escolas do país.

Nesses livros, a falha maior passa pela «escassez» de propostas de actividades que levem os alunos a interpretar os textos e a identificar informação que não seja explícita.

Apontadas são também outras «falhas», como o número limitado de textos nos manuais, a pouca diversidade de género e a inexistência de um corpo de autores de referência a ser indicado pelo Ministério da Educação, a cujo gabinete da ministra o trabalho foi já enviado sob recomendação da Universidade de Coimbra.

«Vamos aproveitar a presença da ministra da Educação no Parlamento para lhe pedir esclarecimentos sobre o sistema que rege a elaboração dos manuais escolares», afirmou à Lusa Pedro Duarte, sublinhando que só conhece o estudo através da imprensa e que, por essa razão, irá pedir explicações a Maria de Lurdes Rodrigues.

Para o deputado «laranja», o que se passa com os manuais escolares é «mais um sinal negativo» dos «sintomas problemáticos no sistema de ensino» em Portugal.

Pedro Duarte criticou, por outro lado, o executivo de José Sócrates por não ter cumprido a promessa de criar um sistema de regulação para a elaboração dos manuais escolares."

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

Sem comentários:

Enviar um comentário