terça-feira, 23 de outubro de 2007

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO do "ProfsLusos"...

Aquilo que agora é o "profslusos.blogspot.com" surgiu como uma evolução de um blog que criei quando era professor contratado (o saudoso "professorescontratados.blogspot.com). Um blog que na altura reflectia mais as minhas opiniões pessoais, do que propriamente notícias e links para tudo e mais alguma coisa.

Quando consegui entrar para um quadro de zona pedagógica, pensei sinceramente em terminar com o blog, no entanto, optei por lhe dar continuidade. Ainda hoje não sei muito bem porquê! Mas pelo número de pessoas que visitam este espaço, acho que não mereciam o fim de um espaço que acaba por ser um ponto de encontro e de informação... E aqui encontra-se um pouco de tudo: Notícias (predominantemente), opiniões pessoais (poucas), Links (provavelmente demasiados e alguns desactualizados) e até mesmo um espaço para conversar. Para já não falar nos vídeos que aqui coloco...

De referir também que não obstante, o número de entradas no blog ser bastante elevada (uma média semanal de 1530 visitas - isto desde o início da criação deste espaço) os comentários são poucos (ou mesmo nenhuns). Este é um dos factores que me leva a pensar no futuro deste blog. É necessário feedback. E acreditem que os números poderão ser relevantes, mas preferiria mil vezes ter palavras...

Mas deixando os lamentos de lado (de nada servem), existe a parte claramente positiva e que diariamente me enriquece enquanto ser humano. Por causa deste blog, já conheci imensas pessoas boas (algumas das quais posso considerar verdadeiros amigos), consegui obter ajuda (preciosa) de alguns sindicatos, consigo auxiliar vários colegas e simultâneamente mantenho-me informado (sim... Não sou 100% altruísta!).

De qualquer maneira, este blog está de PARABÉNS! Espero que daqui a um ano, esteja a celebrar o 2.º aniversário...

Para não destoar, e como costumo dedicar um vídeo quando a situação se mostra oportuna, cá vai a minha música preferida n.º1 (ouçam, vai fazer-vos bem à alma) e que dedico a todos vocês (especialmente ao pessoal da sala de convívio que anima o blog diariamente).

16 comentários:

  1. Realmente é verdade, não sei bem porquê, mas costumo visitar este blog todos os dias ( não sei,mas tornou-se um vício/hábito e há que valorizar o teu trabalho pois gostava que mais colegas fossem como tu: acima de tudo preocupado e prestável para com os demais, sejam eles finalistas, contratados, desempregados...), e este é o 1ºcomentário que escrevo, desta vez para saudar o teu trabalho no blog e para dar os Parabéns claro! Espero que continues, apesar de concordar que por vezes falta aqui algo mais...desde já o meu muito obrigado pela tua preocupação, pelo teu trabalho e sobretudo pela tua paciência....pois acho que também deve ser necessária...Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Para nita: Como tinha escrito no post, não sou 100% altruísta... Também retiro muito proveito deste blog (amizades, informação e sobretudo esclarecimentos). Mas o objectivo principal é mesmo ajudar os colegas que continuam em situação precária (como eu estive durante 7 anos). Espero que este não seja o teu 1.º comentário e o último... As pessoas têm dificuldades de se expressar ou "vergonha" de emitir uma opinião, no entanto, todas elas são válidas e valorizadas por mim. Mais do que tu pensas. É nos comentários dos colegas (seja aqui ou na "sala de convívio") que reside a minha motivação para continuar. E quanto à paciência... Tens toda a razão, é preciso muita para andar a pesquisar informação para colocar aqui. Mas infelizmente sou assim mesmo (defeito de fabrico!). Eh eh eh... Só gostava era que mais colegas tivessem essa paciência para redigir comentários. Obrigado pelos elogios. Bom trabalho para ti também.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Apesar de também nunca ter deixado comentários nestas janelas de pop up, queria dizer que passo por aqui todos os dias.
    Felizmente já estou colocada, mas é muito bom sentir que este é um cantinho de informação , de actualização permanente... já para não falar que é um ponto de encontro e de troca de ideias, que me habituei a visitar desde que as primeiras cíclicas começam a sair!
    De qualquer forma, queria desejar-lhe parabéns pelo aniversário do seu blog, agradecer-lhe por não ter acabado com ele - e que nunça o faça!
    Um Bom Trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Olá ex-Prof Contratado.... (pq agora felizmente és QZP...)
    Realmente é raro o dia em que não venho aqui ver as notícias e comentários, e participo na sala de convívio bastantes vezes...
    realmente nunca deixei comentário.... Nunca pensei que fosse importante para ti, e sinceramente tinha a ideia, pelos vistos errada, que quem tem estes blogs nunca lê ou responde aos comentários.... Então como estava enganada, vou estar mais atenta e corrigir essa minha falha, no sentido de te fazer sentir o especial que és. Pelos esclarecimentos que nos dás, pelo espaço de informação e convívio. Então aqui fica prometido que sempre que possível, deixarei um comentário.... Ah.... e muitos partabéns!!!!

    ResponderEliminar
  5. Parece incrível, mas revejo-me totalmente no comentário de "nita"...
    Acrescento só que considero este blog "um serviço público de qualidade" e vejo-o diariamente para ficar descansado (ou não) que o Ministério (no dia!) não inventou mais nada que prejudique os contratados...
    Sabes "profcontratado" a tua "missão" tem mais valor porque como sabes a maior parte dos colegas esquece-se que foi contratado assim que passa a QZP.
    Quanto aos comentários também faço "meia culpa", concordo que é necessário o feeback, mas penso que as visitas semanais dizem tudo. Bem hajas e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Ah, eu sou o "anónimo" do comentário anterior..., esqueci-me de pôr o nome..... Sou a Sónia B.

    ResponderEliminar
  7. Deixo aqui os parabéns por este primeiro aniversário e faço votos de que continue como até aqui a dar-nos uma palavra de ânimo. Fui visitante assídua do blog anterior e agora deste, muito embora raramente comente (prometo que vou tentar comentar mais vezes). Aqui fica então o primeiro de muitos.
    Bom trabalho, Sónia M.

    ResponderEliminar
  8. Prof contratado: agora que falas em comentarios tens razão, todos os dias venho ao teu blog, comecei a faze-lo ainda quando estava no antigo endereço e não se xamava prof lusos. Já uma vez tive necessidade de te escrever para o mail pois tinha uma duvida e tu ajudaste é raro sair do blog sem dizer alguma coisa aos colegas que tal como eu gostam da sala de convivio. Obrigada por tudo e Parabens somos do mesmo grupo e parece-me a mim que vou demorar muito mais que 7 anos a ser uma QZP :) ate lá prometo ir deixando aqui uns comentarios.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns e força para continuar!És uma ajuda preciosa: boa escrita, boas escolhas e excelente organização!

    ResponderEliminar
  10. Para s.c.: A actualização não é tão permanente como gostaria que fosse, no entanto, vou fazendo o que posso. Ainda bem que passas por aqui diariamente, é sinal que gostas. Fico feliz por isso... Bom trabalho para ti também...

    ResponderEliminar
  11. Para sónia b.: É verdade sou mesmo QZP. Ainda nem consegui abraçar muito bem esse conceito. O "contratado" que há em mim (uau, estou mesmo filosófico!) ainda resiste e é cada vez mais solidário com os colegas que ainda o são. Ao contrário de muita gente, que anda por aí... Tinha que fazer esta crítica, desculpa. Quanto à tua participação na sala de convívio, já me tinha apercebido. Ainda bem. Espero que esse (pequeno) espaço continue a ser útil.

    E claro que sim, os comentários são importantes, pois permitem-me aprender com as opiniões dos colegas e eventualmente ler algo contrário e/ou complementar ao meu "pensamento". Quanto ao especial: Todos nós somos especiais à nossa maneira e saber reconhecer isso nas outras pessoas é importante. Ainda bem que tens essa capacidade e por esse motivo também te acho especial. Fico à espera desses comentários. Venham eles... Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Para alexandre: Infelizmente as notícias que aqui colocam normalmente devem fazer com que o teu descanso seja pouco! Gostava que os títulos dos posts fossem diferentes... acredita! Quanto ao serviço público, bem... não sei se poderá ser considerado assim, no entanto, agradeço tão grande elogio.

    Quanto à tua crítica relativa aos "novos" QZP´s concordo totalmente! É uma verdade inegável e que só vem comprovar a nossa (enorme) desunião.

    É verdade que as visitas semanais dizem muito, mas os comentários dizem mais. Grande abraço para ti...

    ResponderEliminar
  13. Para sónia m.: Sabes que por vezes considero "estranhas" as palavras de ânimo que coloco no blog, pois sei que o panorama é muito mau. No entanto, se o ânimo e a esperança desaparecerem o que é que andamos a fazer nesta vida?!

    Com que então, ainda conheceste o anterior blog! É bom ter mais alguém que acompanha esta "caminhada" virtual. Espero não ter desiludido com a mudança.

    E quanto aos comentários, agora que começaste, espero que não pares... Bom trabalho para ti.

    ResponderEliminar
  14. Para rx: Se ainda te lembras do outro blog, é sinal valia alguma coisa. Quanto aos emails, tenho que te dizer que por vezes os colegas pensam que eu não ligo nenhuma às dúvidas que colocam, no entanto, o problema reside no facto de (por vezes) serem tantos que não consigo responder em tempo útil. Peço desculpa por isso.

    Quanto à sala de convívio, tenho de reconhecer que teve mais sucesso do que eu alguma vez estaria à espera. Surpreendeu-me imenso. Pela positiva, o que é bom...

    E quanto ao facto de demorares muito mais que sete anos: o que interessa é conseguires entrar e no nosso grupo as esperanças não são completamente infundadas (principalmente, daqui a 2 anos). Olha que existem grupos em que o panorama é tão negro que arrisco-me a afirmar que dificilmente algum dia conseguirão tal "façanha".

    Fico à espera desses comentários. Bom trabalho...

    ResponderEliminar
  15. Para dedinho: Mesmo que não colocasses o teu nick, essa da "boa escrita" só podia vir de ti. Eh eh eh...

    De referir, que tu és daquelas pessoas que através dos comentários que fazes, me dá alento a continuar algo que por vezes me cansa imenso.

    Já agora: Para quando um blog feito por ti? Seria bastante interessante e de certeza que o iria visitar diariamente. Mais que não fosse para ver se davas erros ortográficos. ;) Agora a sério, pensa nisso, ok?

    Fica bem...

    ResponderEliminar
  16. Este blog tem-se revelado uma mais-valia. Procuro-o desde que ainda era do "prof contratado". Quando tenho dúvidas ou então, em momentos desesperantes como a espera das listas, tem servido de apoio... Não estamos sós quando estamos em contacto com os colegas virtuais...
    Bom, e sério, trabalho! Parabéns! Espero, sinceramnte, que este espaço de encontro continue.

    ResponderEliminar