quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ministério da Educação vai abrir concurso para admissão de novos inspectores.

No Público de 03/10/2007: "O secretário de Estado Adjunto e da Educação anunciou hoje a abertura, "a curtíssimo prazo", de um concurso para a admissão de mais funcionários na Inspecção-Geral da Educação, reconhecendo que esta tem falta de meios humanos.

"Reconhecemos que existem problemas de meios humanos para responder a todas as solicitações. Já está prevista a abertura, a curtíssimo prazo, de um concurso para entrarem mais inspectores, em número significativo", afirmou à Lusa Jorge Pedreira.

As declarações do secretário de Estado surgem na sequência das queixas apresentadas hoje pelo Sindicato dos Inspectores da Educação e do Ensino, que pediu uma suspensão por três anos do processo de avaliação de desempenho dos professores, alegando que este só será exequível com o triplo de funcionários.
(...)
Jorge Pedreira considerou que "não faz qualquer sentido" pedir a suspensão de todo o processo de avaliação de desempenho, por eventuais dificuldades que abrangem apenas uma minoria de professores, já que no total serão avaliados 150 mil docentes.

Além disso, o responsável sublinhou que os inspectores só terão de avaliar as funções lectivas dos professores titulares com aquelas funções.

Ainda assim, o secretário de Estado reconheceu que é preciso "encontrar um procedimento que facilite esse trabalho", adiantando que a tutela está já a trabalhar nesse sentido.

"A concretização da avaliação lectiva dos coordenadores de departamento será objecto de regulamentação própria. O resto do trabalho poderá começar a ser iniciado já, uma vez que o processo de avaliação de desempenho tem todas as condições para se desenvolver a partir deste ano lectivo", afirmou ainda o governante."

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
E já está... O ME encontrou uma solução para a falta de inspectores! E se restassem dúvidas, a avaliação dos docentes é mesmo para iniciar este ano. Isto é o que se chama trabalhar...
-----------------------

2 comentários:

  1. Resta saber como é esse concurso. Se for pelo "perfil", já se está a ver no que dá... jobs for the boys... Mas como pelos vistos este é um assunto absolutamente prioritário (claro: trata-se de eliminar e poupar!), vai correr tudo sobre rodas; até lhe chamaria "rolling stones" (Pedreira em funcionamento...)!

    ResponderEliminar
  2. Não me parece mal a abertura de concursos, atendendo à necessidade que se impõe.
    No entanto, tenho dúvidas sobre a isenção política de selecção destes candidatos.
    Em benefício da dúvida esperemos pelos critérios de selecção, sendo certo que também nunca conheceremos as habilitações de todos os candidatos.
    Dá que pensar...

    ResponderEliminar