terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ministra diz que novo estatuto do aluno aumenta a exigência.

No Jornal de Notícias de 30/10/2007: "A ministra da Educação defendeu ontem, no Porto, o novo estatuto do estudante, garantindo que o documento "visa restituir a autoridade às escolas e aos professores". Para o CDS-PP, principal contestatário do estatuto (que hoje será fechado em comissão parlamentar), seguiu a resposta "Não é verdade" que os jovens possam faltar à vontade "porque nada lhes acontecerá de mau".

Paulo Portas foi, aliás, o alvo principal de Lurdes Rodrigues frisou que o anterior estatuto - "no qual o CDS-PP tem responsabilidade porque fazia parte do Governo quando foi elaborado - era impossível de aplicar", acrescentou que "para repreender um aluno era preciso meter um requerimento". Com o novo estatuto "as escolas terão outros meios para intervir, para os obrigar a compensar o tempo de trabalho que não deram à escola, nem a si próprios".

A ministra foi mais longe, dizendo que "não está escrito em nenhum ponto do estatuto do aluno" que os que faltarem podem passar. "O que temos agora é uma nova exigência o aluno falta e será chamado à atenção e serão tomadas medidas preventivas e correctivas do seu absentismo".

O objectivo "é intervir, chamando logo os pais à primeira falta, e não permitir que os alunos acumulem faltas para chumbar deliberadamente como até agora". A resposta de Paulo Portas foi pronta A ministra prestou um péssimo serviço aos alunos cumpridores, porque não há prémio à assiduidade; um péssimo serviço aos faltosos, por não há incentivo a corrigir o comportamento; e ao ensino do Estado, porque quem tiver o mínimo de bom senso foge a sete pés" para o privado.
(...)
Mais visitas de estudo

Na sessão de abertura as ministras da Cultura e da Educação falaram da necessidade de estabelecer mais parcerias entre os Ministérios e a sociedade civil.

A titular da pasta da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues disse que é "uma ambição do Governo que todos os alunos, pelo menos uma vez por ano, durante a escolaridade obrigatória, possam ter a oportunidade de fazer uma visita de estudo". "É prática que muitas escolas já adoptaram, mas importa generalizar."

Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura, sublinhou a importância da educação artística para uma melhor formação."Uma das melhores garantias para fazer face aos desafios da contemporaneidade é a aposta numa acção cultural que incentive a curiosidade e o raciocínio imaginativo", disse a responsável pela Cultura. O programa continua até amanhã."

Ver Artigo Completo (Jornal de Notícias)

------------------------
Restituir a autoridade às escolas e aos professores?! Das duas, uma... Ou a Ministra da Educação não leu o novo estatuto do aluno ou então está a gozar com os professores. Ainda por cima quando o que levou à (suposta) "restituição" da autoridade aos docentes é precisamente a mesma autoridade que a Ministra nos retirou. E quanto às visitas de estudo, o melhor é nem comentar... Basta ler o "novo" Estatuto da Carreira Docente para ficar logo desmotivado!
-----------------------

2 comentários:

  1. O objectivo "é intervir, chamando logo os pais à primeira falta, e não permitir que os alunos acumulem faltas para chumbar deliberadamente como até agora". E quando os pais, durante um ano inteiro, são chamados à escola e simplesmente não aparecem?

    ResponderEliminar
  2. Colegas:

    Apresento-lhes o Blogue da "Educação para a Saúde" da Escola S/3 de Latino Coelho - Lamego.


    http://escolalatinocoelho-escolasaudavel.blogspot.com/

    Sou um pricipiante nestas andanças. Desculpem algum erro. Consulto muito regularmente este Blogue dos Professores Lusos. Considero-o Muito Bom. Parabéns Sr. Professor Administrador. Divulguem o meu blogue, se acharem que é útil .A todos muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar