segunda-feira, 25 de junho de 2007

Mais alunos deixam exames nacionais para a 2.ª chamada.

No site do Destak a 25/06/2007: "Quando estão por realizar seis provas na primeira fase dos exames nacionais do 12º ano, começa a ser óbvio que mais alunos deixaram esta avaliação para a segunda chamada.

Em Matemática A, a segunda disciplina com mais inscritos para exame, 10 058 dos 51 772 estudantes não compareceram. Uma percentagem de ausências de 19%, superior à do ano lectivo passado: 16%.

Esta tendência repete-se em outras seis disciplinas, de acordo com os números disponibilizados pelo Ministério da Educação - até ao fecho desta edição, o Destak não conseguiu obter os dados comparativos de todos os exames. Matemática B (menos 13%) e Espanhol (12%) são as cadeiras com as maiores quebras na afluência.

Como o primeiro concurso de acesso ao Ensino Superior engloba as duas fases dos exames nacionais, muitos alunos preferem adiar a realização de algumas provas. Assim, ganham mais tempo para estudar, aumentando as possibilidade de conseguirem uma boa média.

Esta é uma das explicações para o facto de quatro em cada 10 alunos de Português A, prova de acesso em muitos cursos de Humanidades, terem faltado à primeira chamada. Situação inversa ao registado em Português B (85% de presenças), cadeira pouco significativa para quem quiser seguir, no Ensino Superior, a área de Ciências.(...)"

Ver Artigo Completo (Destak)

Sem comentários:

Enviar um comentário