quinta-feira, 8 de março de 2007

Dia Internacional da Mulher...

Provavelmente alguns colegas não sabem a que se deve este dia, ironizando mesmo com a situação... No entanto, fica aqui um pouco da história que levou à criação desta data:

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram greve de grandes dimensões. Ocuparam a fábrica onde trabalhavam, começando a reivindicar melhores condições de trabalho, nomeadamente: redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência... As mulheres foram fechadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias morreram carbonizadas...

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

O objectivo deste dia é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher...

Como homem que sou, fica aqui exposto uma rosa vermelha, que dedico a todas as colegas, e que significa entre muitas outras coisas... Admiração.


Sem comentários:

Enviar um comentário