segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Uma (mega) realidade...

O texto e a imagem que se seguem foram enviados por um colega que me pediu o anonimato, mas que nos dão um pequeno vislumbre da atroz realidade existente em muitos dos recém criados Mega-agrupamentos...


A imagem é uma foto de satélite da sede de um (mega)agrupamento.
A branco está pintada a área onde foram colocados os “monoblocos”, as salas de aulas “provisórias”. Assim já há salas para o 2º ciclo.
Nesta escola, no ano lectivo 2011/12, vão frequentar 1424 dos 2029 alunos do agrupamento, do 5º ao 12º ano, incluindio CEF´s e Cursos profissionais, divididos por 57 turmas.
A média de alunos das turmas do 7º ano é de 28,8 alunos e no 9º ano é de 29,1 alunos por turma. Tendo em conta que há turmas reduzidas por terem alunos NEEP, não é de admirar que a maioria das salas estão preparadas para receber 32 alunos.
Na BE/CRE existem 12 computadores para os alunos trabalharem.
Todas as 57 turmas vão estar a ter aulas todos os dias no bloco que começa às 10h25.
Professores, na sede, vão ser 145.

15 comentários:

  1. Escola IBN Mucana.

    E o mais grave, é que com a suspensão da requalificação das escolas, essa escola continuará assim por muitos anos.

    E as bestas do ME encerraram uma excelente escola do 2.º ciclo, no monte do estoril. Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  2. eu estive lá este ano e bem...sem comentários para a forma como foi encerrada a eb2 do monte estoril, na qual me encontrava a leccionar. O desrespeito total! por parte da Directora, que deveria ter sido a primeira a dignificar a história dakela escola...enfim..

    ResponderEliminar
  3. É triste que não apareçam mais registos da realidade... Embora acredite que não será assim em todos os "mega", será complicado uma educação digna dos nossos alunos em ambientes "encaixotados" como o que é acima relatado.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que se pode fazer melhor do que isto ... de ridículo em ridículo, porque não substituir as mesas por estantes? Assim, em vez de estarmos todos "atafulhados" e sem espaço até para as próprias mochilas os alunos poderiam confortavelmente hibernar até serem obrigados a passar de ano porque as prateleiras são precisas para os do ano seguinte ...

    Qual será o limite? 32? 40?

    ResponderEliminar
  5. 32 é o limite, porque já não há espaço para mais!

    ResponderEliminar
  6. Companheiros,

    A Escola Secundária de Marco de Canaveses entrou agora em obras.
    Até há bem pouco tempo, se um professor de EF (p.e.) precisasse de uma sala para fazer teste, não tinha nenhuma disponível. Até a cantina era usada como sala de aulas.
    As caixilharias das portas e janelas estavam completamente desfeitas. O frio entrava como se não houvesse janelas.
    Nas reuniões de avaliação do 1º período, os professores levavam aquecedores de casa tal era o frio que lá havia. O problema era que os quadros eléctricos disparavam...
    Os alunos não tinham cadeiras suficientes e tinham de ir pedir emprestadas à sala ao lado... Havia 3 salas de informática para mais de 1000 alunos. Uma delas apenas tinha a iluminação do quadro, quando escurecia a alunos e professor tinham de se desenrascar com a luz do monitor e do quadro...
    A direcção não tinha verba nem autorização para fazer este tipo de intervenções mais aprofundadas...
    Felizmente esta escola já está a ser reabilitada!

    ResponderEliminar
  7. Eu leccionei nesta escola no ano lectivo 2010/2011 e a sala de professores era uma confusão, sobretudo no intervalo das 10:00 às 10:25. Acredito que as coisas sejam muito piores este ano... isto para não dizer péssimas!!

    ResponderEliminar
  8. E fecharam em Julho de 2011 essa pequena GRANDE escola do MONTE ESTORIL, que nesse mesmo ano letivo passou a fazer parte desse mega agrupamento.
    Não foi por acaso que ao entrar no site, reconheci de imediato a foto. Certamente que o fecho de EB2 do MONTE deixou em todos nós um sentimento de alguma nostálgia e de muitas saudades, não só para os colegas mais velhos que ao longo de uma vida se entregaram de corpo e alma à escola, mas também por aqueles que por lá pasaram apenas um ano. Foi um orgulho enorme ter passado pela "PEQUENA GRANDE ESCOLINHA VERDE" e que certamente ficará gravado para sempre na minha memória.
    Caros colegas, não desanimem com a mudança, pois a vida é feita disso mesmo, como dizia o outro, apesar das implicâncias que isso possa ter causado na vossa vida profissional e quiçá pessoal. Continuem a fazer aquilo que me melhor sabem fazer que é ENSINAR. Fui...

    ResponderEliminar
  9. Isto não deveria chegar à comunicação social?
    Vou-vos dizer porque é que isto não é público... porque até os nossos colegas estão maravilhados com as novas escolas e as requalificações das outras. E quanto ao resto? O resto não interessa nada.

    ResponderEliminar
  10. Eu
    Está completamente enganada.
    Acredite que naquela escola serão poucos (não posso garantir que não seja nenhum) que esteja satisfeito com a situação.
    E há comunicação social que, se ainda não sabe, vai ficar a saber muito rapidamente.

    ResponderEliminar
  11. Será bom questionarmos os critérios duvidosos que justificam a extinção de um agrupamento que servia a zona do Monte Estoril/Amoreira/Estoril sem que tenham chegado a construir a escola de 3º ciclo prometida há tantos! E como se justifica que a EB23 de Alcabideche bem como uma das escolas EB1/Jardim de Infância fiquem a dois passos da Ibn Mucana e façam parte de um agrupamento diferente?
    Que peso têm os interesses doa alunos e das famílias em medidas destas? Não foi à toa que esta decisão foi tomada em Julho de 2010 - véspera de férias! Infelizmente tudo isto acontece também porque não existe uma capacidade de intervenção activa por parte das pessoas, sobretudo das mais interessadas…

    ResponderEliminar