segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lindo menino...


Comentário: Se observarem com alguma atenção o vídeo que está associado ao artigo, verão a cabeça de Mário Nogueira a aquiescer como um aluno bem comportado... Acrescentando ainda o seguinte parágrafo do artigo e está o resumo feito:

"Mário Nogueira admitiu ser preciso racionalizar, mas solicitou para que «não se esmaguem aqueles que não podem ser esmagados e que não fique o país de rastos no fim»".

E como Mário Nogueira é a FENPROF até nem posso discordar do título dado pela TVI24 à notícia em questão...

57 comentários:

  1. Ricardo, qual é o seu problema relativamente a Mário Nogueira? Que alternativa sugere?

    ResponderEliminar
  2. Para Contratado nos Açores: Alternativa a quê, exactamente? Quanto a problemas com Mário Nogueira, absolutamente nenhum...

    ResponderEliminar
  3. Foi o que me chamou logo a atenção foi a pose de menino bem comportado de Mário Nogueira.deve ser "tique".Maria João

    ResponderEliminar
  4. Achei piada.Também me chamou a atenção.

    ResponderEliminar
  5. Para Maria João: A mim o que me deixou intrigado foi a mudança de postura, comparativamente a momentos de contestação anteriores.

    Passou de uma atitude "agressiva" para algo mais "passivo". Mas posso estar a ver mal ou só passaram essa parte do vídeo e afinal Mário Nogueira até foi assertivo.

    ResponderEliminar
  6. De um menino bem comportado para outro menino bem comportado!
    Refiro-me, obviamente, à cena ridícula (de menino bem comportado) que Passos Coelho nos brindou quando disse (perante Merkel) que os "Eurobonds" não são solução...
    ... estamos bem entregues... a todos os níveis!!!

    ResponderEliminar
  7. Não posso falar pelo Ricardo mas quanto a mim, o problema é que este sr só está preocupado com a avaliação, sendo os restantes problemas de pouca importância para os sindicatos. fui sindicalizada e anulei a minha inscrição quando comecei a ficar ano após ano colocada só em ofertas de escola que não me permitem ter estabilidade. Tenho 17 anos de serviço e sei o que é fazer as malas e alugar quarto ora no Norte, ora no Sul. Que alternativas proponho? apenas alguém que se lembre de outros problemas que não se prendam com a avaliação!
    Bem haja. Desculpa ricardo mas tive de intervir.

    ResponderEliminar
  8. Pior do que estes foram os senhores da FNE que foram logo assinar o bem dito documento! Enquanto tivermos 13 Sindicatos...

    Vejam se alguém brinca assim com os Médicos, Juízes, Advogados, Arquitetos...

    ResponderEliminar
  9. Exatamente..... Nogueira passou de ativo a passivo

    ResponderEliminar
  10. Se os srs que estão nos sindicatos viessem para o terreno, saberiam dar valor ao que sofremos ano após ano. Ao invés disso ganham o mesmo ou até mais, uma vez que eu não ganho ajudas de custo, e gozam connosco e com o nosso (pouco) dinheiro. Foi por isso que, tal como a Mónica referiu, também anulei a minha inscrição.

    ResponderEliminar
  11. Para Ricardo:a postura de Mário Nogueira não me espanta se nos reportarmos a situações anteriores;e também é um político.As organizações sindicais são organizações políticas,não é?Maria João

    ResponderEliminar
  12. ...No entanto estiveram lá!
    Já os que só sabem mandar bocas e acordar...

    ResponderEliminar
  13. boas necessito de uma ajuda. Eu fiquei colocado numa escola com 8h para o ano inteiro. Fiquei agora colocado nos açores para uma licença de maternidade com horário completo, até finais de abril, O QUE FARIAM, visto ter familia no continente necessito de opiniões.

    ResponderEliminar
  14. RICARDO NECESSITO DE UMA OPINIÃO SÁBIA. PFFV

    ResponderEliminar
  15. Se fosse eu ficava com a substituição nos Açores.dá mais tempo de serviço.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 5:48.

    Eu já estive nos Açores e achei que foi tempo bem empregue. Faça os cálculos do tempo de serviço e/ou dinheiro e veja qual a melhor situação e a que valerá mais a pena! Nos Açores tem a vantagem de haver cíclicas durante o ano inteiro e poderá voltar a ser colocado em Abril!

    :)

    ResponderEliminar
  17. Para Mónica: Não tens de pedir desculpa por intervires. É sempre positivo exprimir opiniões de forma construtiva.

    ResponderEliminar
  18. Para Maria João: Os sindicatos não deveriam ser politizados, no entanto, sabemos perfeitamente que isso (pelo menos em Portugal) não é possível.

    ResponderEliminar
  19. Mais uma vez... Identifiquem-se nem que seja com um nickname. Eu não respondo a anónimos. Façam-me esse favor, não dá trabalho rigorosamente nenhum e eu já expliquei dezenas de vezes os motivos.

    ResponderEliminar
  20. ELI - Estou muito confuso e tenho até amanhã para decidir a aceitação. obrigado a todos

    ResponderEliminar
  21. Eli- Se eu aceitar para o próximo concurso nos açores concorro na 1ª Prioridade??

    ResponderEliminar
  22. Relativamente à situação, poderia aconselhar-te a somares as horas e a optar pela escolha que mais horas te dá. Mas quanto a isso poucas dúvidas terás, certo?

    O meu conselho: elabora uma lista com os prós e os contras e vê para onde pende a balança. A parte afectiva também é muito importante (pelo menos, para mim).

    Mais do que isto ninguém te poderá dizer... Mas lembra-te que o panorama das colocações anda muito mal e temos de ponderar muito bem as nossas escolhas.

    ResponderEliminar
  23. Tens razão Ricardo, o que me está a prender é a parte afectiva, neste momento tenho 8h, contudo sei que poderei ter mais 3 horas de Desporto escolar e as AECS - 10 h, o que me intriga é não poder concorrer para os Açores nos próximos 2 anos. A minha cabeça está um CAAOOSS

    ResponderEliminar
  24. André

    Nos Açores, estamos sempre na 2ª prioridade, excepto se estudarmos lá (numa ilha) ou se tiveres 3 anos de serviço lá.

    Isto era assim quando estive lá e não foi há muito tempo... por isso deve continuar, porque o concurso deles (Açores) é muito coerente, ao contrário do do Continente...

    Se precisares de saber mais alguma coisa, conheço mais ou menos a realidade de lá.

    :)

    ResponderEliminar
  25. Para André: Eu sei que o que te está a prender é a parte afectiva. Se fosse pelas horas já estarias num avião. ;)

    ResponderEliminar
  26. Tens razão, durante 8 anos andei a saltar de Norte a Sul do país, desde que nasceu o meu rebento, procuro sempre o seu bem estar pois sei que o melhor para mim é vê-la alegre e com saúde todos os dias, mas receio bastante o concurso para o próximo ano.

    ResponderEliminar
  27. ELI- Achas que poderão posteriormente dar-me as horas de amamentação e mais alguma coisita, eles têm liberdade para tal???

    ResponderEliminar
  28. André

    Se te referes aos Açores, não! Que eu saiba, não há tachos, nem mais, nem menos horas. Há simplesmente uma cíclica que é justa para todos.

    Agora, se estiveres a falar aqui do Continente, deves saber que se eles quiserem podem abrir uma vaga para a pessoa X ou Y, mas não tenhas isso como garantido, porque o agrupamento onde foste colocado pode não ser desses e, talvez, nem sequer haja uma licença para teres quem substituir!

    Eu não estou no teu lugar, mas preferia horário completo nos Açores, do que aqui nesse incompleto que nem daria para sustentar uma pessoa!

    Olha, já agora, onde é a tua colocação dos Açores? (Se é que me queres dizer...)

    :)

    ResponderEliminar
  29. Eu gosto muito dos Açores, em que zona ficaste?

    ResponderEliminar
  30. Em Velas escola Secundária, S.jorge.

    ResponderEliminar
  31. Ilha pequena, mas já ouvi falar bem. Ainda não estive lá...

    :)

    ResponderEliminar
  32. Sim, pessoas muito simpáticas e muito prestáveis, o diretor do executivo foi muito sincero comigo. VALORIZO

    ResponderEliminar
  33. Algum de vocês tem noção se sairão mesmo hoje as listas? Estou a começar a desesperar e sei que como eu estão milhares....

    ResponderEliminar
  34. André, só te posso desejar Boa Sorte na tua escolha, seja ela qual for. Só te digo que normalmente o espírito dos colegas e agrupamentos nas ilhas não tem muito a ver com o continente. Lá, há mais união... e há sempre um grupinho de contratados desterrados onde te apoiares!

    :)

    ResponderEliminar
  35. As prioridades nos Açores ainda são como ELI referiu, mas o próximo regulamento acrescentará a novidade da escolha de 3 ilhas para poder ficar na 1.ª prioridade.

    ResponderEliminar
  36. De nada, André. Para o próximo ano, quem sabe, não sou eu a pensar duas vezes... serei ou não... nunca se sabe!

    :)

    ResponderEliminar
  37. Ricardo,
    a insinuação feita a partir de um pequeno excerto de um vídeo, em que não se ouve uma única palavra de Mário Nogueira a contestar ou a concordar com o discurso de Passos Coelho, é completamente abusiva.
    É com base em insinuações deste tipo que sujeitinhos como o António Ribeiro Ferreira, director do I, se sentem à vontade para fazer editoriais em que pedem que se "parta a espinha aos sindicatos".
    Os fascistas agora desavergonhados precisam de idiotas úteis que lhes justifiquem e ampliem a raiva anti-sindical. Vídeos e notícias como a da TVI, acriticamente ampliados por posts como este, são como sopa no mel para os ARF's desta vida.

    ResponderEliminar
  38. Ricardo,

    Este “lindo menino” não me parece um elogio. Sugere uma cara nova à frente da Fenprof?

    ResponderEliminar
  39. Sabem o que vos digo? Digo aquilo que já a minha avó dizia: "Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão!" Ou então todos têm uma certa razão...

    ResponderEliminar
  40. Para fjsantos: Tenho que dar o braço a torcer quando me fazes a crítica.

    Obviamente que temos ali um pequeno excerto do vídeo, mas o abanar com a cabeça de Mário Nogueira abre espaço a essas críticas. Já vi e revi várias dezenas de horas de excertos vídeo de Mário Nogueira e nunca o vi a acenar com a cabeça para um político no governo... até hoje. Meteu-me alguma confusão.

    Para terminar: Essa dos "idiotas úteis" é para mim ou para alguém que lê este blogue? Só para ficarmos esclarecidos... É que eu nunca te faltei ao respeito e encarei sempre a tua opinião de uma forma construtiva.

    ResponderEliminar
  41. Para Contratado nos Açores: Já o escrevi aqui há algum tempo... Penso que uma mudança de liderança sindical poderia ser altamente benéfico.

    A resposta que normalmente me é dada é: se não és sindicalizado nada deves dizer ou sindicaliza-te para tentares mudar as coisas.

    O segundo rumo já o tomei há uns anos e desisti quando constatei que as minhas opiniões pouco ou nada valiam. Quanto ao primeiro rumo, estamos numa democracia, como tal, julgo poder emitir opiniões.

    O "lindo menino" não é um elogio... Também não será um insulto. Apenas uma critica a um "gesto" que não valorizei em Mário Nogueira. Também elogio os sindicalistas quando existem motivos para isso, algo que poderá ser confirmado olhando para posts anteriores.

    Se posso elogiar, porque não criticar?

    ResponderEliminar
  42. Olá! Eu já estive a dar aulas na escola Secundária de Velas e gostei muito... da escola.. dos colegas.. dos alunos...mas na altura não era casada nem tinha uma filhota linda que agora me "prendem" aqui pelos melhores motivos.. não consigo ficar longe! Isto foi só uma partilha... André, espero que faça a melhor opção para si...

    ResponderEliminar
  43. Ricardo,

    Relativamente ao secretário-geral da Fenprof não temos a mesma opinião, mas considero que a sua resposta (a das 7:06) tem um nível elevado.
    Garanto que também acenei com a cabeça quando li o 3.º parágrafo.

    ResponderEliminar
  44. Não costumo comentar neste blogue, sobre o qual tinha uma opinião positiva por apresentar esclarecimentos úteis sobre legislação.
    Considero absolutamente lamentável o post sobre uma pretensa concordância de Mário Nogueira com Passos Coelho, deduzida de um vídeo manhoso. Vi a notícia na RTP e não vislumbrei qualquer concordância, muito pelo contrário.
    No site da fenprof está um documento entregue a Passos Coelho fortemente crítico das políticas que vêm a ser prosseguidas.

    http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5809

    O Ricardo Montes não procurou informar-se e precipitou-se num infeliz post que nem ao Paulo Guinote, que vomita anti-sindicalismo todos os dias, lembraria.

    O mínimo que devia fazer era publicar outro post a relatar com objectividade o que se passou.
    Doutro modo, a sua credibilidade fica definitivamente arrasada.

    ResponderEliminar
  45. Só acho que, principalmente, para quem é contratado, esse Sr., Mário Nogueira, nada tem feito... E nós, contratados, se não nos unirmos, certamente que esses Srs. políticos não se preocuparão connosco.
    Ricardo, mt obrigada por tudo o que tens feito e sendo este espaço um sítio onde se podem divulgar notícias, tecendo comentários e exprimindo opiniões, estou inteiramente de acordo contigo, no que concerne ao assunto em questão!
    Sim, é indipensável uma pessoa que não se comporte cm um político e faça algo mais por nós. Obviamente que essa pessoa n terá o perfil de Mário Nogueira...

    ResponderEliminar
  46. já está disponível a primeira bolsa

    Boa sorte! Filipe

    ResponderEliminar
  47. Desculpem o desabafo!
    Eu sei que dia 12 é até as 23:59 h, mas acho um profundo desrespeito por nós professores contratados que vivemos ano após ano esta instabilidade/incerteza, esta angustia do aguardar, andar constantemente a ver se aparecem listas ou não…
    Tenho um grupo de colegas/amigos que todos os anos confiam em mim para os avisar, pois caso as pessoas da DGRHE se esqueça as pessoas têm vidas, emoções, e esta instabilidade deixa-nos com os nervos à flor da pele, sendo, muitas vezes, as pessoas que mais amamos e nos rodeiam a sofrer com isso.
    As horas passam-se e aqui estou, com certeza, como muitos de vós…à espera.
    Assim como eles têm uma hora de entrada e saída do local de trabalho e um horário de atendimento, porque não evoluírem, e passarem a editar as coisas num intervalo de horário preestabelecido e/ou porque não, em caso de atraso, meterem uma pequena nota.
    Somos contratados, não somos lixo…
    Desculpem mais uma vez o meu desabafo.

    ResponderEliminar
  48. Ricardo,
    talvez não conheças a expressão, que costumava ser aplicada aos amigos do PCP, nos idos do prec.
    Hoje aplica-se às mil maravilhas aos amigos do neoliberalismo global, que nos atira para a miséria, e que os neo-fascistas como ARF defendem com unhas e dentes.
    Se isso é faltar ao respeito a alguém peço desculpa. Mas lá que se aplica, aplica.

    ResponderEliminar
  49. Ricardo,
    acrescento que te bastaria ler o take da Lusa para perceber até que ponto é manipulatória a "notícia" da TVI.
    Já nem digo para leres o comunicado da Fenprof...

    ResponderEliminar
  50. finalmente o concurso bolsou-se! boa sorte.

    ResponderEliminar
  51. Para fjsantos: Ao longo de alguns anos de leituras do teu blogue, julguei realmente que a resposta à minha questão seria frontal e absolutamente directa. Não foi...

    Adiante, que a guerra para mim é outra.

    Na realidade, até tenho de concordar com a utilidade de determinados idiotas. Partilhamos a mesma corrente de pensamento, neste ponto. Mas atrevo-me a ir mais longe: compreendo a sua existência.

    O que eu não compreendo é a existência de idiotas que não são úteis ou que pensam que são úteis... Esses sim, incomodam-me realmente. Idiotas cegos por convicções que nem conseguem admitir os erros e generalizam "fórmulas". É certo que não conheço muitos, mas infelizmente vou abrindo os olhos todos os dias.

    Agradeço-te esta oportunidade.

    Relativamente ao comunicado da FENPROF e à notícia da Lusa irei lê-las com imensa atenção, para ver até que ponto existiu manipulação da situação em causa.

    ResponderEliminar
  52. Para Semeador: O post contendo o documento da FENPROF será oportunamente divulgado.

    Relativamente às críticas, ao contrário de muitos, já dei o "braço a torcer" relativamente a interpretação demasiado literal. Nada mais posso fazer... Felizmente consigo admitir quando exagero, sem qualquer comichão.

    Quantos aos mínimos, sou eu que os estabeleço há muitos anos. E nesta situação em particular, o meu mínimo foi cumprido. Se não ficou satisfeito, nada mais posso fazer. Continue a não elogiar aquilo que eu faço bem e a criticar os erros.

    Quanto à minha credibilidade... Nem faço comentários.

    ResponderEliminar