segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Programa do XVIII Governo: Continuidade na educação.

No Sol a 02/11/2009: "(...)Depois de quatro anos e meio de mudanças estruturais no sector da Educação, o programa do Governo para a próxima legislatura aponta para a consolidação, reforço e desenvolvimento das alterações introduzidas por Maria de Lurdes Rodrigues.

Segundo o documento entregue hoje no Parlamento, a ministra Isabel Alçada deverá ter um mandato de consolidação das mudanças e de desenvolvimento das «linhas de evolução e progresso» do sistema educativo.

A única excepção deverá prender-se com o Estatuto da Carreira Docente (ECD) e a avaliação dos professores, diplomas contestados por esta classe e que os partidos da oposição, agora com maioria parlamentar, prometeram alterar durante a campanha eleitoral.

No entanto, no que diz respeito a estes dois assuntos, o programa do Governo reafirma apenas a necessidade de «acompanhar e avaliar» a aplicação do ECD, no quadro de processos negociais com os sindicatos, e de «acompanhar e monitorizar» o segundo ciclo avaliativo, de forma a «garantir o futuro de uma avaliação efectiva, que produza consequências (...)».

O Governo tem ainda a intenção de realizar programas de formação dos directores das escolas e dos professores avaliadores.

No âmbito do alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, o Executivo prevê a criação de 40 mil vagas adicionais no ensino secundário até 2013, o que implica o reforço das instalações, equipamentos e recursos docentes das escolas.
(...)
No que toca à educação e formação de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho, será reforçada a iniciativa Novas Oportunidades, desenvolvido um programa de formação para empresários e promovida a educação à distância.

Programas como o Plano de Acção para a Matemática, Plano Nacional de Leitura e a formação para o ensino de português, matemática e ciências experimentais são «processos a consolidar e desenvolver».

No funcionamento das escolas básicas e secundárias, pretende-se criar condições para que estas passem a funcionar em regime normal e de turno único, tal como já acontece no 1.º ciclo.
(...)
O desenvolvimento da autonomia das escolas e o prosseguimento da descentralização de competências para as autarquias, «com o objectivo de envolver todos os municípios», são outras prioridades.

O Governo quer ainda reforçar a autoridade dos professores bem como as competências e o poder de decisão dos directores na imposição da disciplina, na gestão e resolução de conflitos e na garantia de ambientes de segurança.(...)"

Ver Artigo Completo (Sol)

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Comentário: Por aquilo que tive a oportunidade de ler neste artigo, nada de substancial irá mudar na educação... Nada que parta do governo. Terão mesmo de ser os partidos da oposição. A política da "terra queimada" na educação é mesmo para continuar. O mandato de Isabel Alçada é de mera consolidação e não de mudança. Infelizmente...

Se estiverem interessados em ler o programa do governo (algo que irei fazer nos próximos dias), cliquem aqui.
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6 comentários:

  1. Vou manter o registo dos últimos dias... ou semanas, sei lá!

    Vou continuar caladinho!!!...

    eheheheheh



    Grande Abraço

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  2. Nem quero acreditar...vai continuar tudo igual? É difícil aguentar isto :'(

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  3. Caro Ricardo,

    há muito (desde os concursos) que não passava por este espaço (tenho andado por outros "fóruns") mas noto, com agrado, que continua cheio de vida e entusiasmo.

    Como se deve lembrar a minha opinião é "contra a corrente"... De qualquer forma, gostaria de lhe propor a leitura da minha proposta para a Avaliação de Desempenho Docente. Se puder, e achar que vale a pena fazê-lo, faça a sua crítica aqui.

    Abraço.
    MAT

    A proposta de ADD pode ser visualizada aqui:

    http://matavaliaodeprofessores.blogspot.com/

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  4. Para HzoLio: Tu "fala" rapaz... Solta-me essas goelas que estamos a necessitar das tuas análises repletas de humor inteligente.

    Andas muito "enigmático" no teu blogue. Prevejo (private joke - ah ah ah) algo para breve.

    Abraço, meu amigo.

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  5. Para MAT: Fizeste bem em visitar este cantinho da blogosfera. Agradam-me as tuas visitas. Fazem-me pensar.

    Obviamente que me lembro das tuas participações (neste e em outros blogues). Já começei a ler a proposta de avaliação, mas por ser extensa ainda irei demorar algum tempo a concluir e algum para opinar.

    Se entretanto não surgirem interesses que me dispersem, julgo que lá para o próximo fim-de-semana ter algum tipo de opinião para te "passar". E espero que seja construtivo para o trabalho desenvolvido (que acho merecedor da atenção de todos).

    Abraço.

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  6. Cheira-me que o excesso de trabalho me anda a deixar extremamente previsível...

    É deixar passar a preparação da 1ª reunião de avaliação, porque a malta da equipa é toda nova, e depois logo começo a bater no ceguinho!!! ;)

    A ver vamos se não vai dar um resultado próximo do tema das OE/BR... Cheira-me que vai, mas 'prontus'!!!

    Grande abraço

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