No Sol a 02/11/2009: "(...)Depois de quatro anos e meio de mudanças estruturais no sector da Educação, o programa do Governo para a próxima legislatura aponta para a consolidação, reforço e desenvolvimento das alterações introduzidas por Maria de Lurdes Rodrigues.
Segundo o documento entregue hoje no Parlamento, a ministra Isabel Alçada deverá ter um mandato de consolidação das mudanças e de desenvolvimento das «linhas de evolução e progresso» do sistema educativo.
A única excepção deverá prender-se com o Estatuto da Carreira Docente (ECD) e a avaliação dos professores, diplomas contestados por esta classe e que os partidos da oposição, agora com maioria parlamentar, prometeram alterar durante a campanha eleitoral.
No entanto, no que diz respeito a estes dois assuntos, o programa do Governo reafirma apenas a necessidade de «acompanhar e avaliar» a aplicação do ECD, no quadro de processos negociais com os sindicatos, e de «acompanhar e monitorizar» o segundo ciclo avaliativo, de forma a «garantir o futuro de uma avaliação efectiva, que produza consequências (...)».
O Governo tem ainda a intenção de realizar programas de formação dos directores das escolas e dos professores avaliadores.
No âmbito do alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, o Executivo prevê a criação de 40 mil vagas adicionais no ensino secundário até 2013, o que implica o reforço das instalações, equipamentos e recursos docentes das escolas.
(...)
No que toca à educação e formação de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho, será reforçada a iniciativa Novas Oportunidades, desenvolvido um programa de formação para empresários e promovida a educação à distância.
Programas como o Plano de Acção para a Matemática, Plano Nacional de Leitura e a formação para o ensino de português, matemática e ciências experimentais são «processos a consolidar e desenvolver».
No funcionamento das escolas básicas e secundárias, pretende-se criar condições para que estas passem a funcionar em regime normal e de turno único, tal como já acontece no 1.º ciclo.
(...)
O desenvolvimento da autonomia das escolas e o prosseguimento da descentralização de competências para as autarquias, «com o objectivo de envolver todos os municípios», são outras prioridades.
O Governo quer ainda reforçar a autoridade dos professores bem como as competências e o poder de decisão dos directores na imposição da disciplina, na gestão e resolução de conflitos e na garantia de ambientes de segurança.(...)"
Ver Artigo Completo (Sol)
Segundo o documento entregue hoje no Parlamento, a ministra Isabel Alçada deverá ter um mandato de consolidação das mudanças e de desenvolvimento das «linhas de evolução e progresso» do sistema educativo.
A única excepção deverá prender-se com o Estatuto da Carreira Docente (ECD) e a avaliação dos professores, diplomas contestados por esta classe e que os partidos da oposição, agora com maioria parlamentar, prometeram alterar durante a campanha eleitoral.
No entanto, no que diz respeito a estes dois assuntos, o programa do Governo reafirma apenas a necessidade de «acompanhar e avaliar» a aplicação do ECD, no quadro de processos negociais com os sindicatos, e de «acompanhar e monitorizar» o segundo ciclo avaliativo, de forma a «garantir o futuro de uma avaliação efectiva, que produza consequências (...)».
O Governo tem ainda a intenção de realizar programas de formação dos directores das escolas e dos professores avaliadores.
No âmbito do alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, o Executivo prevê a criação de 40 mil vagas adicionais no ensino secundário até 2013, o que implica o reforço das instalações, equipamentos e recursos docentes das escolas.
(...)
No que toca à educação e formação de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho, será reforçada a iniciativa Novas Oportunidades, desenvolvido um programa de formação para empresários e promovida a educação à distância.
Programas como o Plano de Acção para a Matemática, Plano Nacional de Leitura e a formação para o ensino de português, matemática e ciências experimentais são «processos a consolidar e desenvolver».
No funcionamento das escolas básicas e secundárias, pretende-se criar condições para que estas passem a funcionar em regime normal e de turno único, tal como já acontece no 1.º ciclo.
(...)
O desenvolvimento da autonomia das escolas e o prosseguimento da descentralização de competências para as autarquias, «com o objectivo de envolver todos os municípios», são outras prioridades.
O Governo quer ainda reforçar a autoridade dos professores bem como as competências e o poder de decisão dos directores na imposição da disciplina, na gestão e resolução de conflitos e na garantia de ambientes de segurança.(...)"
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Comentário: Por aquilo que tive a oportunidade de ler neste artigo, nada de substancial irá mudar na educação... Nada que parta do governo. Terão mesmo de ser os partidos da oposição. A política da "terra queimada" na educação é mesmo para continuar. O mandato de Isabel Alçada é de mera consolidação e não de mudança. Infelizmente...
Se estiverem interessados em ler o programa do governo (algo que irei fazer nos próximos dias), cliquem aqui.
Se estiverem interessados em ler o programa do governo (algo que irei fazer nos próximos dias), cliquem aqui.
Vou manter o registo dos últimos dias... ou semanas, sei lá!
ResponderEliminarVou continuar caladinho!!!...
eheheheheh
Grande Abraço
Nem quero acreditar...vai continuar tudo igual? É difícil aguentar isto :'(
ResponderEliminarCaro Ricardo,
ResponderEliminarhá muito (desde os concursos) que não passava por este espaço (tenho andado por outros "fóruns") mas noto, com agrado, que continua cheio de vida e entusiasmo.
Como se deve lembrar a minha opinião é "contra a corrente"... De qualquer forma, gostaria de lhe propor a leitura da minha proposta para a Avaliação de Desempenho Docente. Se puder, e achar que vale a pena fazê-lo, faça a sua crítica aqui.
Abraço.
MAT
A proposta de ADD pode ser visualizada aqui:
http://matavaliaodeprofessores.blogspot.com/
Para HzoLio: Tu "fala" rapaz... Solta-me essas goelas que estamos a necessitar das tuas análises repletas de humor inteligente.
ResponderEliminarAndas muito "enigmático" no teu blogue. Prevejo (private joke - ah ah ah) algo para breve.
Abraço, meu amigo.
Para MAT: Fizeste bem em visitar este cantinho da blogosfera. Agradam-me as tuas visitas. Fazem-me pensar.
ResponderEliminarObviamente que me lembro das tuas participações (neste e em outros blogues). Já começei a ler a proposta de avaliação, mas por ser extensa ainda irei demorar algum tempo a concluir e algum para opinar.
Se entretanto não surgirem interesses que me dispersem, julgo que lá para o próximo fim-de-semana ter algum tipo de opinião para te "passar". E espero que seja construtivo para o trabalho desenvolvido (que acho merecedor da atenção de todos).
Abraço.
Cheira-me que o excesso de trabalho me anda a deixar extremamente previsível...
ResponderEliminarÉ deixar passar a preparação da 1ª reunião de avaliação, porque a malta da equipa é toda nova, e depois logo começo a bater no ceguinho!!! ;)
A ver vamos se não vai dar um resultado próximo do tema das OE/BR... Cheira-me que vai, mas 'prontus'!!!
Grande abraço