quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

"Quase 90% dos professores quer reformar-se mais cedo"


Comentário: Este é o resultado de um inquérito online concretizado pela FENPROF (aqui), ao qual responderam 5218 professores. Atrevo-me a dizer que poderiam fazer o inquérito à totalidade dos professores, que o resultado seria igual ou até mesmo superior.

Pela sua relevância, transcrevo os resultados obtidos no mesmo. Ao contrário da FENPROF que realça as afirmações que tiveram maior percentagem de "votos" (poderão sempre ver essa parte no link que coloquei acima), eu irei realçar aqueles que mais me impressionaram pela negativa.

Cá vai...

No que respeita à carreira docente 
- Não podemos esquecer que ainda estão por resolver problemas (tempo de serviço; vagas; ultrapassagens)- 96,9% 
- Devemos aceitá-la tal como está- 2,7% 
- Devemos aceitar a imposição de novos cortes e/ou congelamentos- 0,4% 

O regime de vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões 
- Deverá ser eliminado- 87,1% 
- Deve manter-se tal como está- 1,2% 
- Deve manter-se, embora com maior número de vagas- 11,7% 

 ● Relativamente à aposentação 
- Urge a consagração de um regime específico que permita a aposentação mais cedo- 98,2% 
- O tempo de serviço e a idade são os adequados- 1,4% 
- Não me importarei se tiver de ficar ainda mais alguns anos ao serviço do que os atualmente fixados- 0,4% 

Se houver um regime de pré-reforma 
- Aproveitarei para sair se as condições permitirem uma aposentação sem qualquer corte- 54,0%
- Poderei aproveitá-lo se as condições não forem muito penalizadoras- 35,1% 
- Não penso nisso e só sairei quando reunir os requisitos legais em vigor- 10,9% 

Concursos de professore
- Poderão ser os diretores a selecionar os professores, com ou sem entrevista- 2,6% 
- Deverão ter caráter nacional e respeitar a graduação profissional dos candidatos- 95,7% 
- É-me indiferente o regime que se aplicar- 1,7% 

Ingresso nos quadros 
- Deverá decorrer, exclusivamente, da aplicação da norma-travão- 6,0% 
- Sempre que um docente complete 3 anos de serviço para o ME- 73,0% 
- Deverá ocorrer, qualquer que seja o requisito exigido, apenas quando o docente manifestar interesse- 21,0% 

Os horários de trabalho 
- São adequados à atividade docente- 10,3% 
- São desajustados, por motivo de serem integradas atividades letivas na componente não letiva- 25,0%
- São desajustados, por se ultrapassar a duração do horário semanal legalmente fixada (35 horas), seja pelo motivo referido no item anterior ou por outro(s)- 64,7% 

A transferência de competências para os municípios (municipalização) 
- Permitirá resolver problemas que, de outro modo, não teriam solução- 3,4% 
- É negativa porque abre portas à ingerência na vida das escolas, à privatização e provocará ainda maiores assimetrias- 93,2% 
- É-me indiferente- 3,4% 

O atual modelo de gestão e direção das escolas 
- É adequado à vida das escolas- 12,6% 
- Deveria ser alterado, no sentido da sua democratização- 83,2% 
- Deveria ser alterado, no sentido de reforçar o poder dos diretores- 4,2%

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