...o melhor mesmo é que os professores sejam informados da escolha o mais rapidamente possível, para que não ocorram perdas de tempo na preparação do ensino à distância para o terceiro período.
E deixo-vos com o meu exemplo.
Tendo em conta a suspensão da componente letiva de 16 de março, e considerando que não tive uma orientação rígida (e ainda bem) relativamente à plataforma de trabalho que poderia utilizar com os meus alunos, andei a estudar diversas possibilidades e acabei por selecionar uma (isto para além dos clássicos blogues de apoio e trocas de mensagens de correio eletrónico).
E qual a "plataforma" escolhida?
Bem.... Tendo em conta que a empresa que "gere" os endereços de correio eletrónico do Agrupamento é a Google, acabei por utilizar os recursos que lhe estão associados, nomeadamente a "Classroom", os formulários, a "Drive" e o "Hangout" (para o trabalho síncrono). Alguns destes recursos já utilizava, mas gostei de constatar a versão integrada de tudo, e de não ter de recorrer a diferentes serviços / empresas.
Agora, e de acordo com o secretário de estado, as escolas devem "eleger uma única plataforma de contacto, de modo a não causar dispersão de tempo a conhecer mais aplicações, devendo a plataforma conter formatos de trabalho síncrono e assíncrono, complementando-se assim as diversas hipóteses de contacto". Acho bem. Mas também considero que as escolas devem informar os professores com alguma antecedência relativamente a qual (ou quais) a plataforma escolhida, para que não iniciemos o 3.º período confusos quanto à(s) possibilidade(s) adotada(s).
Caro Ricardo. Como sabes, defendo, sempre que tenho oportunidade para tal, uma valorização da profissionalidade docente. Nesse caso, não concordo muito com a ideia de ter que dar tempo aos professores para se prepararem para uma tecnologia da educação, que é do presente e já nem sequer do futuro. Tudo o que seja queixarmo-nos de falta de preparação, considero estarmos a beliscar a nossa profissionalidade e isso não é bom ("atirar tiros no pé"!). Caso não estejam preparados, com a ajuda de outros colegas preparar-se-ão rapidamente, pois as plataformas são muito intuitivas. Quanto à ideia do agrupamento utilizar a mesma plataforma é óbvia, para não criar dispersões, No meu agrupamento isso já tinho sido proposto (por acaso, por mim). Portanto, a falta de preparação dos professores para o EaD não é um problema ou se o é, resolve-se rapidamente. O único problema continua a ser a universalidade de acesso a tecnologias de EaD por parte dos alunos mais carenciados. Grande abraço!
ResponderEliminar6.2. Recorrer aos meios tecnológicos já utilizados anteriormente pelos professores e pelos alunos.
ResponderEliminarIndependentemente de uma seleção de plataforma específica de apoio ao ensino e à aprendizagem por cada Escola, deverão ser rentabilizados os meios tecnológicos com os quais todos estão familiarizados, tais como email, programa de gestão de alunos, blogues, entre outros.