sexta-feira, 24 de março de 2017

Sim... Sou crédulo!

O que abaixo descrevo, já se passou há algum tempo, no entanto, só hoje senti a necessidade de a partilhar, por causa das recentes notícias relativas à nova experiência educativa, que implicará alguma articulação entre professores...

Cá vai...


Numa situação de articulação com um colega, propus-me concretizar uma ficha de trabalho (no essencial, copiar algo que já estava parcialmente feito e acrescentar mais 3 ou 4 questões), com a promessa de posterior envio eletrónico, não porque assim tenhamos determinado, mas por ter constatado que havia do outro lado uma clara sobrecarga de trabalho.

Após esta situação fui para uma aula, e quando regressei, deparo-me com esse mesmo colega já em plena concretização da "tal" ficha de trabalho... Aparentemente sobrou-lhe tempo.

Até aqui nada a dizer, correto?

Mas... E quando o questiono se, já que a começou a fazer, a poderia enviar (pelo menos o que havia concretizado até aí) e obtemos silêncio, a coisa piora um pouco. Silêncio que se interpreta como eventual distração provocada pelo empenho na concretização da ficha, mas sem grandes dúvidas de uma forte probabilidade de envio a posteriori, por se recordar da minha proposta de envio inicial (numa espécie de reciprocidade... sim, eu sei, ainda acredito na bondade das pessoas).

Passada uma semana (talvez um pouco mais), quando se questiona o colega em causa, relativamente ao não envio da tal ficha, a resposta é inequívoca:

"Tu disseste que me enviavas a ficha por email, mas eu não disse que o iria fazer!"

O que dizer depois de uma resposta destas?! 

No fundamental, ele nunca disse que iria partilhar. Eu é que acreditei. E desde esse dia, passei a acreditar um pouco menos.

4 comentários:

  1. Meu caro, acabaste de meter o dedo na ferida e justificar porque algumas escolas preferem ser esquecidas na escolha das 50 escolas-piloto...

    Como eu te compreendo...

    ResponderEliminar
  2. E eu também. E depois fala-se em trabalho colaborativo...onde?!

    ResponderEliminar
  3. Clima nas Escolas, entre os Professores, uiii e entre grupos ? :) Não melhora! É cada panelinha!
    E alguns vivem na "inocência"... (ou tiveram sorte durante muitos anos)

    ResponderEliminar