sexta-feira, 24 de março de 2017

São só 50


Comentário: O número de escolas (públicas, privadas - com ou sem contrato de associação) que o Ministério da Educação aponta para mais uma experiência educativa é 50. 

Adiante.

Por aquilo que tenho lido, esta experiência educativa terá um forte componente de partilha / articulação entre professores... E se há uns anos, a partilha / articulação ainda ia funcionando (não posso escrever que era uma relação boa, porque estaria a mentir), desde o "reinado" de Maria de Lurdes Reis Rodrigues que piorou. Primeiro, com a divisão da nossa classe em dois, e depois com regimes de avaliação do desempenho docente, que inevitavelmente provocaram cisões. Cisões que ainda hoje permanecem.

Deixo-vos com um excerto da notícia, a título de exemplo do que escrevi no parágrafo anterior.

"A fusão de aulas de algumas disciplinas como Física e Química com as Ciências Naturais ou a História com a Geografia (que já acontece nos 5.º e 6.º anos), é um dos cenários possíveis na flexibilização curricular. Ou seja, os professores destas disciplinas podem trabalhar os conteúdos e planear as aulas em conjunto, cabendo esta gestão à escola. “Em bom rigor pode haver uma semana em que os alunos não veem um professor (de alguma destas disciplinas) e até é possível os dois professores combinarem e estarem os dois dentro da sala de aula, de acordo com a planificação integrada”, explicou o secretário de Estado João Costa."

2 comentários:

  1. Pois é, faz todo o sentido que, sendo a sociedade obviamente uma sociedade cientifica e tecnológica se acabe de uma só fez com 4 ciências basilares: Física, Química, Biologia e Geologia...
    Estas áreas já estão neste momento reduzidas a 16% do que o eram em 2001, agora vão ser reduzidas para quanto? Pelos vistos para 4%...
    Onde fica a necessária literacia cientifica numa sociedade cada vez mais cientifica e tecnológica? (Pergunta ingénua...)
    Isto vindo de um Ministro destas áreas, e que só lá chegou com as aprendizagens sérias nestas mesmas áreas. Porque motivo vai reduzir para 4% algo que quando foi aluno, daí também o seu sucesso na área, já foi de 100%, ou seja 25X mais do que aquilo que ele agora pretende?... (Nova pergunta ingénua...)
    Tenham pelo menos um pouco de vergonha na cara!...

    ResponderEliminar