Turma de 5.º ano. Dia de Teste:
- Meninos, a primeira parte do teste é um «listening», um exercício de compreensão oral. Vão ouvir um texto e vão preencher os espaços do exercício com as palavras que faltam. Está bem?
- Sim!
- Se, por acaso, ouvirem um número, não façam como no último teste: não escrevam por extenso! Com este exercício, estou apenas a avaliar a vossa capacidade de compreensão. Quero apenas algarismos!
- Hã?!?!
- Quero algarismos. Não quero por extenso. Quero números escritos em algarismos… Como vocês fazem em matemática…
- É pra escrevermos a lápis?!
- Não, é pra escreverem a caneta, mas em algarismos… (Passo a dar um exemplo no quadro) Vamos imaginar que vocês ouvem «twelve», terão de escrever «12» e não «twelve»… Percebido? Este «1» e este «2» são algarismos, está bem?
- Então não é pra escrevermos os números, é isso?
- Escrevem os números, sim! Mas em algarismos! Se colocarem «12» no papel, também estão a escrever, ou não?!... Está percebido?
- Sim!
- Então, vamos a isso!
A meio do « listening», interrompendo o áudio, grita o J. aflito:
- Ó professora, os «algarVismos» é com letra grande???!!!
- Ó professora, os «algarVismos» é com letra grande???!!!
AHAHAHAHAAHHA. Muito bom
ResponderEliminarSeja bem-vinda, Dalila! (Já agora: também sou de Inglês)
ResponderEliminarSó boa gente, então! Obrigada!
Eliminar:-)
EliminarTão familiar! Já tive direito a esse episódio com a palavra "algarismo". Sou de Francês e Espanhol.
ResponderEliminarMagnífico!!!
ResponderEliminarO retrato da minha turma B de 5ºano. É que nem em Português lá chegam, apesar das dezenas de repetições da mesma coisa por aula, quanto mais usar "am / is / are" correctamente!
ResponderEliminar;-)
ResponderEliminarUm reforço excelente para o blogue - qualidade e bom humor!
ResponderEliminarParabéns!
;-)
Eliminar