quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O Captain! My Captain!

Foi da minha direção de turma há uns oito anos. Encontrei-o na rua quando voltava da escola. Já não o via há tanto tempo! “Professora!!!”, e abraçou-me com um sorriso enorme, como nunca tinha visto nele. E falámos sobre tudo e nada: onde é que eu estava, o que ele fazia agora, como ele andava… E, na despedida, agradeceu-me "por tudo", porque tinha sido comigo que tinha aprendido "a nunca desistir", porque eu era "das melhores pessoas" que ele conhecia. O Inglês era "aquela base", como eu já devia “calcular”, mas tinha aprendido comigo "a gostar" dele próprio, "a acreditar, a não baixar os braços, a lutar sempre". E quando tinha "um desafio novo", pensava em mim. E acrescentou que nunca me irá esquecer... E eu fiquei sem jeito: um misto de orgulho, desconforto e vergonha: tinha ensinado o que eu, muitas vezes, não sei... O Inglês é "aquela base", mas o resto, estou longe de o ter como seguro. Quantas vezes eu não deixei de "lutar", de "acreditar"... E lembrei-me daquela frase – julgo que do George Bernard Shaw, mas confesso que nunca me preocupei em confirmar –: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina.”… Sempre achei esta teoria barata, mas fez-me todo o sentido ali… E, se assim for, deixem-me que vos diga: Somos ainda maiores, ainda mais poderosos – nós, professores – do que aquilo que eu pensava quando escolhi esta profissão... 
Bom Natal a todos e bem hajam!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho humano, que está sempre além do ser simples Professor! Nem todos entendem que ser Professor é isso mesmo! É ser muitas vezes a base de sustentação e apoio de muitos alunos que andam meio perdidos, sem vontade de estar enfiados dentro de quatro paredes horas a fio! E no meu ponto de vista mais do que a pessoa que está na frente deles a falar sobre a matéria, o Professor é o amigo, confidente, psicólogo, mãe, pai, ou seja, o porto seguro que os miúdos sempre procuraram, procuram e continuarão a procurar quando necessário... Bem haja por ser quem é! E aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal e um 2017 cheio de sucessos em todos os setores da sua vida! Um beijinho! :)

    ResponderEliminar
  2. Na esmagadora maioria dos casos, quando damos por nós temos um "Olá, professor@!!!!!", após anos de termos deixado os nossos alunos.

    O reencontro é sempre fantástico. E isso dá-nos tanta força, reforço de auto-estima e dignidade!

    ResponderEliminar