A novidade (que não o era, pois já acontecia em inúmeras escolas) do apoio tutorial específico (destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico que ao
longo do seu percurso escolar acumulem duas ou mais retenções) foi anunciado no ano letivo anterior com alguma "pompa e circunstância", mas quando o Despacho de Organização do Ano Letivo 2016/2017 foi publicado, quem leu o artigo 12.º deu de caras com uma simulação de tutoria. Senão vejamos:
a) Cada professor tutor acompanha um grupo de 10 alunos;
b) Para esse acompanhamento cada professor tutor tem quatro horas semanais (e para que fique bem claro: 4 horas semanais para 10 alunos);
c) E para além de fazer esse acompanhamento (em modo de reunião), ainda tem que dar resposta a outras variadas tarefas, como por exemplo: Facilitar a integração do aluno na turma e na escola; Apoiar o aluno no processo de aprendizagem, nomeadamente na
criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho; Proporcionar ao aluno uma orientação educativa adequada a nível
pessoal, escolar e profissional, de acordo com as aptidões, necessidades
e interesses que manifeste; Promover um ambiente de aprendizagem que permita o desenvolvimento
de competências pessoais e sociais; Envolver a família no processo educativo do aluno; e Reunir com os docentes do conselho de turma para analisar as
dificuldades e os planos de trabalho destes alunos.
E agora pergunto eu:
Isto está a correr bem?
É que estamos a falar de super professores que em quatro horas semanais deverão ter de alcançar com grupos de 10 alunos aquilo que dificilmente seria possível em quatro horas com grupos de 2 ou 3 alunos.
É que estamos a falar de super professores que em quatro horas semanais deverão ter de alcançar com grupos de 10 alunos aquilo que dificilmente seria possível em quatro horas com grupos de 2 ou 3 alunos.
Boas! Até que enfim que vejo algo sobre o ATE!!!
ResponderEliminarNão tenho palavras... no que a escola se tornou... 4 horas para 10 alunos? Então e aqueles que ficaram retidos no 1.º ciclo, por razões entretanto ultrapassadas e agora estão, por exemplo no 9.º ano... não precisariam mais das 4 horas para estudar em casa?
E nós professores? Acreditamos nisto? O que vamos fazer 4 horas com estes alunos? A minha disciplina tem metade disso para lecionar...
Não tenho palavras para qualificar.
E, já agora, a formação promovida pela Universidade do Minho e o ME? Aquilo ensina o quê? Estou a acompanhar a creditada e a não creditada...
Não acho que seja assim que os problemas se ultrapassa, estamos, mais uma vez, a "tapar o sol com a peneira" ou a varrer para debaixo do tapete...
Está a correr bem mal!
ResponderEliminarSobre este assunto muito haveria a dizer!!!!!!... sou "Tutora" de um grupo com mais de 10 alunos... Questionei o N.º ??? Resposta: 10 é o mínimo, pois não se pode "excluir" alunos. Ah! para além de ser um grupo muito peculiar... alunos com necessidades educativas especiais, em regime de disciplinas, com retenções só no 1.º Ciclo e que frequentaram turmas de PCA (percurso curricular alternativo.
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