...com o esforço, a seriedade e a convicção com que muitas colegas abordam temas em praça pública, utilizando argumento válidos na defesa da nossa classe. Continuo a gostar de ler, mas desde há uns bons anos que considero que a estratégia de "mais do mesmo" (isto é, argumentar com dados concretos quando alguém utiliza argumentos falsos ou falseados para "atacar" os professores ou para "destruir" mais um pouco a escola pública) não consegue produzir resultados positivos relevantes ou que pelo menos alterem o rumo das políticas educativas.
Não estarei sozinho neste raciocínio... Também não acho que se deva parar de produzir defesa, argumentos ou informação útil relativamente à nossa área de trabalho, mas julgo que só mesmo os mais idealistas continuarão a resistir (se é que se pode classificar como resistência) a uma estratégia vencida pela resiliência política.
Era necessário algo mais. Algo que fosse além das palavras e que conseguisse de uma vez por todas colocar ordem numa casa sistematicamente e propositadamente desarrumada. O quê? Pois... Acho que todos temos uma ideia de um possível caminho, mas considero que entretanto se perdeu a vontade para o percorrer.
Aproveitei este dia em que o cansaço é grande, e a resistência à emoção é inferior, para finalmente colocar em "papel" aquilo que há muito me atormenta. Fica o desabafo na esperança que dias melhores possam vir.
Sem comentários:
Enviar um comentário