quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Constatações de 2015...

Não tenho por hábito elaborar os tradicionais balanços de fim de ano, pois isso seria sinónimo de uma longa reflexão, e como nesta altura do ano prezo ainda mais (até porque tenho mais tempo para tal) a companhia de amigos e família, ficam as constatações possíveis relativas a este blogue em sete pontos de fácil leitura:

a) Desde 2013 que se registava um número decrescente de posts (para referência: em 2014 - 597 posts e em 2013 - 794 posts), tendência que este ano foi invertida e que levará a que o mesmo termine com quase 900 posts.

b) O número de comentários de quem visita o "Professores Lusos" tem vindo a diminuir bastante, o que sinceramente me preocupa, pois mais do que o número de visitas e visitantes, é a interação com quem lê o principal motor motivacional de qualquer blogger. Um dos problemas estará em mim, mas há muito que prometi a mim próprio não responder a quem não se dá ao trabalho de se identificar com um nome ou "alcunha".


c) O número de seguidores no Facebook tem vindo a aumentar de forma consistente e sustentada, mas ainda terei de analisar os números da página em causa, para conseguir retirar alguma conclusão menos superficial. 


d) Posso também concluir que este blogue terá entrado na sua fase adulta, pois independentemente de concursos e outros factores de interesse, são menos os visitantes e as visitas em termos anuais, mas com números mais consistentes e constantes em termos mensais e diários, o que poderá significar que já existe um número de leitores fiéis que não vêem cá parar por mero acaso ou interesse circunstancial.


e) Por inerência da dupla parentalidade tenho reduzido a minha presença blogosférica, não porque não tenha apoio na continuidade, mas sim porque me encontro realmente fascinado com esta nova responsabilidade. Obviamente que vos "penalizo", no entanto, considero que de uma forma ou de outra, continuo a fazer o meu "trabalho" se bem que com um timing mais lento (e eventualmente menos stressante).

f) Se bem que continue a contar com a ajuda do Nuno Coelho (que não escreve muito, mas que me ajuda imenso na elaboração de posts mais técnicos), tenho de admitir que a "contratação" (graciosa) da Helena Rechena veio trazer outra cor a um blogue mais masculino e cinzento, o que muito me agradou.

g) Embora tenha consciência que não agrade a todos, este blogue deverá manter a sua linha editorial "RTP2", sem grandes sobressaltos, sem grandes inconsistências, sem espaço para insultos (alguns classificarão como diferenças de opinião mais "fortes", mas para mim é mesmo falta de educação) e obviamente sem posts apagados (ou modificados) a posteriori para que ninguém coloque em causa as minhas afirmações. É uma decisão editorial que continuará a pesar no número de visitas e visitantes, mas que mais uma vez permitirá a manutenção da qualidade (seja ela qual for).

No final, continuo a considerar que o "Professores Lusos" continua a ter utilidade, agradecendo a quem o visita pela persistência e pelo respeito que têm pelos seus autores. Da minha parte o meu obrigado por não desistirem de mim, mesmo quando existe na praça quem faça mais e (eventualmente) melhor.

Mesmo após nove anos de presença blogosférica, continuo a achar que esta é uma "viagem" e um hobbie que ainda vale a pena...

10 comentários:

  1. Eu sou leitor assíduo do teu Blog e espero que continue assim por muitos e bons anos.

    Feliz 2016

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo seu trabalho e Parabéns pela qualidade do mesmo!

    Bom Ano Novo!

    Maria Silva

    ResponderEliminar
  3. Sou leitor assíduo. Continuem. Bom ano para os 3 elementos da equipa. Marco

    ResponderEliminar
  4. Olá, tb vejo o teu blog quase todos os dias. Mto bom. Considero que de um modo geral tem mta uva e pouca parra, contudo, já me aconteceu colocar quetões que dp não foram respondidas!
    Bom Ano, bom trabalho e obrigada pelo teu esforço.
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  5. Sou leitora assídua do Blog. Contém, normalmente, o essencial. Faço votos que continuem presentes por muitos e bons anos.
    Um bom ano!
    Teresa

    ResponderEliminar
  6. Aprecio muito a capacidade de síntese e clareza na escrita dos seus posts. Continue a ter motivações para levar por diante este verdadeiro serviço público. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Olá. Gosto muito do blog, da forma clara como expressa as suas opiniões. Desejo que tenham um excelente 2016 e que continuem a ter tempo para nos ajudar a todos!

    ResponderEliminar
  8. Gostei daquela parte da "RTP2" e de facto é um pouco nessa linha... Um blog soft, sem "ruído" e bastante informativo. Um ano maximizado para a equipa!

    ResponderEliminar
  9. Por norma não sou dada a comentários, mas aqui fica: Gosto do estilo "RTP2" e por isso +e que continuo voltando. Um blog, informativo, fiável e consistente na sua abordagem. Um excelente 2016 a toda a equipa!

    ResponderEliminar