segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Plataforma CUT

 
Comentário: A notícia cujo link coloco acima é de 14 de novembro e remete para uma plataforma de professores recentemente criada com o objetivo de promover um concurso único de colocação, mas admito que é a primeira vez que leio sobre tal "associação". Não sei o que esta plataforma poderá fazer que já não tenha sido tentado pela FENPROF, no entanto, fico a aguardar com alguma expectativa pelas ações que serão desenvolvidas.

Se estiverem interessados em saber  mais, deixo-vos com o link para a página de Facebook desta plataforma.

2 comentários:

  1. Esta associação, supostamente de professores, serve essencialmente de plataforma para um conjunto de "pessoas". Nasce como um movimento d~e contestação à BCE mas, a certa altura, os "chefes" da mesma começam a levá-la com uma agenda própria. Convencem alguns professores (apesar de achar estranha, a pressa, paguei a cota anual) que é urgente constituir uma associação uma vez que é preciso falar com o governo, organizar eventos, etc... Como se vê, daí decorreu, apenas, esta apresentação.

    Nasce com várias ilegalidades... A 1ª reunião geral é convocada sem o tempo mínimo previsto na lei (primeira altura de grande discussão, tendo os "chefes" feito birra e mantiveram a mesma). Depois, a ata (ou um resumo dela) é apresentada tardiamente, não cumprindo a ordem de trabalhos e não explicitando quais os órgãos de sociais, estatuto, regulamento interno.

    Eu, e mais alguns colegas, requeremos os documentos (desde o dia 7 de novembro). Sem resposta, começaram por limitar as publicações que fiz no facebook da página deles... tendo reiterado o pedido, excluíram as minhas mensagens e bloquearam-me a possibilidade de participar na associação... Entretanto, continuam todos sem saberem se são sócios (não há nada que quem pagou tenha que lhe confira esse estatuto), não sabem quais os estatutos, qual o regulamento, quem dá a cara, quantos sócios há...
    A agenda deles não implica grandes passos. Conseguiram "patrocinadores" (que pensavam que seriam sócios) e constituíram a associação... Não acham estranho eles não divulgarem as suas ações em fóruns de professores? Certamente não lhes interessa...Basta esconderem-se atrás dos supostos 3500 likes!


    O que escrevi acima é factual!

    Apenas coloco esta mensagem para alertar os colegas. Fica à vossa consideração apoiar ou não. Mas saibam, por exemplo, que o líder desta associação até é a favor critérios como a PACC (apesar de tentar fugir ao assunto), entre outras.

    ResponderEliminar
  2. Uma associação de professores que não respeita princípios básicos como o direito à opiniào, silenciando vozes dissonantes das dos seus dirigentes. Marcam reuniões sem cumprir prazos legais na divulgação da convocatória. Agem com pouca transparência, recusando o diálogo com os seus pares. Denunciei várias ilegalidades e atropelos na página oficial da CUT e fui saneada. O principal objetivo, dizem, é lutar por um concurso único e justo para todos, mas o que sabem de justiça e de democracia?

    ResponderEliminar