segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tal como muitos..

...também eu aguardo por alguma mudança positiva na "saúde" da educação em Portugal. E já nem me refiro a uma qualquer alteração na cor política de quem irá deter o poder a partir das próximas eleições legislativas. Independentemente de quem ocupe o poleiro dificilmente teremos a reposição da autoridade do professor, o regresso da gestão equilibrada dos alunos (nomeadamente em termos de qualidade e de quantidade por turma) ou mesmo da necessária e imprescindível estabilidade normativa e curricular.

Sinceramente... Não tenho qualquer esperança no poder político. Mas ainda não a perdi, no que concerne à nossa classe. Não, totalmente. Mas admito que a tenho vindo a perder e embora ainda esteja bem longe de uma posição confortável de indiferença, estou mais demasiado perto para me sentir bem comigo próprio.

Mas afinal do que estou à espera? Do que estaremos à espera?

Provavelmente de algum novo messias sindical... Eventualmente de alguma mudança no mundo sindical... Uma ordem também poderia ser interessante, mas os interesses sindicais instalados aparentam barrar qualquer tentativa séria de a formar, sabendo à partida que não se sobrepõem e que essa é uma realidade existente em outras classes.

Então o que fazer? Esperar mais?

Não sei... Mas se alguém tiver uma boa ideia que se se chegue à frente. Pode ser que seja o início de algo que todos possamos abraçar e que nos volte a mobilizar de forma positiva.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Messias sindical. .... adorei. ...mas espera. ...sentado

    ResponderEliminar
  3. Acho que ainda vamos a tempo de reivindicar pelas CAES e pelas DREs.
    Também não seria mau se as inspeções não estivessem tão localizadas em Lisboa e pudessem voltar ao antigo sistema Distrital....Enfim,,,, Agradeçam ao Sócras e à Lurdinhas.

    ResponderEliminar
  4. O desânimo é tão grande, que deixei de acreditar numa possibilidade de mudança. Quando parece que vamos para melhor, o caos instala-se... acabamos de perceber os normativos... e eis que surge a revogação da revogação e...enfim!!! E lendo o que cada partido propõe na área da educação, penso que não se aproveita grande coisa. Antigamente diziam cá em casa que eu fazia da educação o meu "cavalo de batalha". Agora desisti! Não tenho ideias de salvação...

    ResponderEliminar
  5. http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT78369

    Ricardo: esta é a minha petição contra tudo o que tenho sofrido nos últimos anos!

    ResponderEliminar