quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A BCE 2015 inicial amanhã...

Bolsa de contratação de escola arranca esta quarta-feira

Comentário: Amanhã terá início uma nova Bolsa de Contratação de Escola, que só mesmo em condições muitos excecionais não dará uma brinca similar à do ano letivo passado... Nunca tive de me sujeitar a este mecanismo de recrutamento e o mais perto que estive de perceber este concurso foi do lado de quem seleciona os candidatos. É uma tarefa ingrata, mas em nada comparável àquela de quem se candidata.

Embora a vida não seja linear, admito que se estivesse no início de carreira e me deparasse com o nível de complexidade de um concurso como o da Bolsa de Contratação de Escola, talvez tentasse mudar de profissão. 

Por mais voltas que alguns queiram dar, o critério menos injusto de seleção será mesmo o da graduação profissional.


4 comentários:

  1. Caríssimos Professores,
    apresento-me congratulando o trabalho levado a cabo neste simpático e claro espaço.
    Venho com uma ou outra dúvida e venho também assombrado e algo desmotivado com o que encontrei neste processo de recrutamento que é altamente burocrático e, parece-me, desorganizado. Sou um recém licenciado e mestrado no ramo educativo que 'dá' acesso ao grupo 410. Por ser um critério deste concurso a detenção de um ano de experiência (parece que o estágio não conta!) nem sequer tentei candidatar-me, apesar de ter dados de acesso à página do Sigrhe. É possível no decorrer desta bolsa de contratação de escola, a que se refere este post, efectuar candidaturas? Como funcionaria para mim e quais as formas de procedimento que me aconselham? Só mais uma coisa, é necessário dirigir-me a alguma escola secundária para efectuar algum tipo de registo?

    Fico desde já grato pela vossa paciência, imagino que, tal como eu, se encontrem desmotivados com tamanha especialização burocrática, desmedida e sem efeitos positivos à vista. Ainda assim, confesso-me no meio de uma verdadeira salgalhada!
    Com os votos de um excelente inicio de ano lectivo, abraços.

    Luís Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As candidaturas da BCE já se realizaram, portanto está fora deste concurso. mas pode concorrer às CE (contratações de escolas) através da sua conta.

      Eliminar
  2. A graduação profissional é de facto o critério mais justo. Todavia, essa forma de graduação, onde apenas se tem em conta a nota de curso e o tempo de serviço, parece-me desatualizada!

    ResponderEliminar
  3. Dora,
    estou muito agradecido pela sua atenção. Peço um esclarecimento em relação a este ponto de ajuda que aparece num manual respeitante à plataforma SIGRHE:
    "Antes de aceder ao separador QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL deve inserir o código do Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de validação."

    Poderá isto dizer respeito a uma das minhas dúvidas iniciais? 'Só mais uma coisa, é necessário dirigir-me a alguma escola secundária para efectuar algum tipo de registo?'

    Obrigado novamente!
    Com cordialidade,
    Luís Mendes

    ResponderEliminar