terça-feira, 28 de julho de 2015

Informações relevantes - Mobilidade interna 2015/2016 (parte 3)

Dando continuidade ao que iniciei aqui (e continuei acolá) seguem-se mais dois esclarecimentos retirados da nota informativa (divulgada ali), que serão do conhecimento geral, mas que não custa recordar:

a) Os candidatos a Mobilidade Interna (MI) podem exprimir as suas preferências, num máximo de 160;

b) Sem prejuízo das preferências manifestadas nos termos da alínea a), quando a candidatura dos docentes de carreira dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas a quem não é possível atribuir, pelo menos, seis horas de componente letiva, não esgote a totalidade dos agrupamentos/escolas do concelho de vinculação, considera-se que manifestam igual preferência por todos os restantes, fazendo-se a colocação por ordem crescente do código de agrupamento/escola;

Nota: Se o lugar de origem dos colegas referidos em b) se situar nas áreas dos concelhos de Lisboa ou Porto ou na área dos concelhos de Amadora, Odivelas, Vila Franca de Xira, Loures, Cascais, Sintra, Oeiras, Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete - no caso de Lisboa - e, relativamente ao Porto, os de Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia.

c) Os docentes de quadro de zona pedagógica (QZP), cuja candidatura não esgote a totalidade dos agrupamentos/escolas do âmbito geográfico da zona pedagógica a que se encontram vinculados, manifestam igual preferência por todos os restantes agrupamentos ou escolas não agrupadas dessa mesma zona pedagógica, fazendo-se a colocação por ordem crescente do código de agrupamento/escola.

No que concerne a esta última tipologia (onde me insiro), volto a esclarecer (a par do que faço todos os anos) que os colegas QZP não têm de manifestar preferências relativas ao seu QZP no início da sua manifestação de preferências, nem sequer no meio. No entanto, algures na sua manifestação de preferências (pode ser mesmo no final) têm de garantir que de alguma forma o fazem (seja incluindo códigos de escolas/agrupamentos, concelhos ou o código do vosso QZP) sob pena de se aplicar aquilo que consta na alínea c). E sim... Podem intercalar códigos de escolas/agrupamentos e concelhos do vosso QZP com códigos (seja de escolas/agrupamentos e concelhos) de outros QZP.

31 comentários:

  1. Sou QZP, na candidatura no ponto 4.1.1. devo colocar não ou que não tenho 6 horas de componente letiva. obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Colega, coloquei-me a mesma dúvida. na minha opinião, este ponto não se aplica aos qzp. Já tentei ligar para o CAT, mas o número desliga-se automaticamente.

    ResponderEliminar
  3. Só faz sentido colocar sim mas também gostaria de confirmar essa resposta antes de concorrer.

    ResponderEliminar
  4. Tentei das duas maneiras (sim e não) e pelo que percebi, para os QZP o sistema só está a aceitar o "sim". Se colocarmos "não", dá erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, aconteceu-me o mesmo, se colocarmos "não" o sistema não nos permite sequer que continuemos. Mas é um facto, não é muito claro...

      Eliminar
  5. Já confirmei com a dgae.É sim, apesar de eu achar pouco claro, mas na página 36 do manual percebe-se que é sim.

    ResponderEliminar
  6. No que diz respeito à declaração de oposição ao concurso, a obrigatoriedade da sua entrega é só para o concurso interno ou também existe no caso do concurso de mobilidade interna que agora começa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa, uma vez que já entrgou uma vez.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Não entreguei vez nenhuma, porque não concorri ao concurso interno.

      Eliminar
    4. Sendo assim, tem. É fácil: imprima-a na pág da DGAE e entregue na sua escola.

      Eliminar
    5. A questão é se a entrega da declaração de oposição é obrigatória no concurso de mobilidade interna para quem concorre em 1ª prioridade por o seu nome ter sido indicado na lista de IACL. Pode dar-se o caso de ser obrigatória apenas para quem concorre em 2ª prioridade, por serem estes os unicos candidatos voluntários.

      Eliminar
  7. Alguém me esclareça o seguinte: quando concorro a um segundo grupo de recrutamento, para o qual tenho habilitações, e opto apenas por 10 escolas, estou a concorrer tb a todas as outras do meu QZP de provimento?

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Sim Valdemar está. O ano passado coloquei a mesma questão à DGAE e disseram que sim. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Perguntei porque segundo alguns colegas inclusive sindicato disseram que não. O melhor é telefonar tb ao CAT. O problema é que a resposta depende sempre de quem está do outro lado da linha... :-(

      Eliminar
  10. Estou com problemas em manifestar as preferências com as escolas. Quando acabo a graduação prof. e quero entrar na manifestação de preferências, aparece um quadro a dizer que tenho que voltar á graduação . Já fiz várias vezes e continua o mesmo. Devo estar a fazer algo mal! Alguém me ajuda por favor. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente ainda não terá ido ao fim da página confirmar o preenchimento... Julgo que será isso.

      Eliminar
    2. Comigo passa-se o mesmo, Ricardo. Confirmei o preenchimento, aparece lá escrito "Finalizado", mas não consigo passar para a manifestação de preferências. Diz que tenho de fazer uma coisa que já está feita (tratar da graduação). Já saí, voltei a entrar e até já mudei de um Mac para um PC, mas... nada! Abraço!

      Eliminar
  11. Tenho o mesmo problema que a colega Maria Piedade, não deixa avançar para preferências, tenho tudo finalizado, agradecia ajuda

    ResponderEliminar
  12. O mesmo se passou comigo. O melhor é sair da aplicação e quando entrar novamente ir diretamente para as preferências. Comigo resultou. Boa Sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema. Nas graduações aparece como "Finalizado" (porque realmente preenchi tudo e finalizei), mas também não me está a deixar ir para as preferências. Já saí e voltei a entrar, já experimentei num mac e num pc e... nada! Agradecia ajuda, por favor.

      Eliminar
  13. Boas.
    Agradecia esclarecimento.
    Sendo Docente QZP 6, ainda há a obrigatoriedade de concorrer a pelo menos um agrupamento de um outro QZP que não esse? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não colega... Essa obrigatoriedade não existe.

      Eliminar
    2. Bem haja Ricardo pela pronta resposta.

      Eliminar
  14. Bom dia.
    Gostaria de ver esclarecida a seguinte situação:
    Um docente QE indicado como não tendo 6 horas de componente letiva na escola de provimento, que pertencente ao concelho de Gondomar é obrigado a concorrer a todas as escolas desse conselho? Caso contrário, considera-se que manifesta igual preferência por todos os restantes agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas desse mesmo concelho, correto?
    É obrigado também a concorrer aos do Porto, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Retifico.
    Bom dia.
    Gostaria de ver esclarecida a seguinte situação:
    Um docente QE indicado como não tendo 6 horas de componente letiva na escola de provimento, que pertencente ao concelho de Gondomar é obrigado a concorrer a todas as escolas desse concelho? Caso contrário, considera-se que manifesta igual preferência por todos os restantes agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas desse mesmo concelho, correto?
    É obrigado também a concorrer aos do Porto, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  16. Obrigada aos colegas que partilharam as dicas de como se passava da gradução às preferências. Já submeti, ufa agora descansar a cabeça e férias que desejo a todos os colegas que como eu mudaram de QA no concurso e tinham vagam fantásma ao fim de 24 de serviço. Tanta incompetência deste Crato e &.

    ResponderEliminar
  17. Documento para Declaração de oposição ao concurso de Mobilidade Interna:

    http://www.spn.pt/Media/Default/Info/10000/700/30/4/declaracaooposicao2015.pdf

    ResponderEliminar
  18. Desculpem mas sou de QE que quer fazer aproximação à residência, logo 2ª prioridade.
    No ponto 5 (graduação), na Ordem de manifestação de graduação é "A"?
    E logo a seguir, Ordem da graduação 2ª prioridade é "1"?
    É que isto é novo e o manual não esclarece.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar