quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Mais algumas informações concursais

No sítio do SINDEP (aqui) é possível encontrar um documento com algumas informações relevantes (pelo menos numa primeira leitura... à segunda, apenas fica a ideia de relevância, mas não a sua presença) sobre o concurso interno extraordinário - e de outros procedimentos concursais - obtidos numa reunião com o MEC a 17 de fevereiro.

Deste modo, transcrevo algumas dessas informações, se bem que admita que a primeira me suscite algumas dúvidas (pelo menos, na forma como foi redigida):

(1) "Quanto à questão de sabermos se em sede de mobilidade interna, os QA e QZP se irão manter até aos quatro anos, fomos informados que é um concurso extraordinário devendo todos os interessados concorrer, tendo assim a possibilidade de obter uma colocação mais vantajosa. E daqui a dois anos haverá o concurso ordinário".

(2) "Relativamente à obrigatoriedade dos QA e QZP serem opositores ao concurso interno na ausência de componente letiva, responderam que sim. A norma (nº2 do artº 22 do DL nº 83-A/2014) aplica-se a ambos".

(3) "Levantámos a questão da provável ausência de vagas, devido ao critério do apuramento das mesmas, ao que nos responderam que as reduções contempladas no Despacho do Lançamento do Ano Letivo foram consideradas, acrescentando a Senhora Diretora Geral que a Direção de Turma também foi considerada e que na sua opinião havendo ou não vaga na escola os docentes devem concorrer". 

(4) "Perante a questão por nós levantada sobre alguns casos em que o tempo de serviço não foi contado a 01 de setembro nos anos de 2013/2014, o que provoca uma interrupção na contagem dos 5 anos completos, sucessivos e anuais, embora referindo que não era a mesma equipa da DGAE, responderam-nos que foram dadas orientações precisas às escolas no sentido de que todos os horários pedidos até 12 de setembro inclusive retroagiam a 01 de setembro. No entanto, reforçámos que nas escolas TEIP estes horários só foram colocados a concurso a 16 de setembro, pelo que nestes casos a contagem deve ser sempre a 01 de setembro".

4 comentários:

  1. E afinal quanto à questão de se saber se os qzp concorrem obrigatoriamente a todas as escolas em sede de concurso interno (1º fase)?

    ResponderEliminar
  2. Manuel
    Sou QZP efetivo há 16 anos. a minha colocação terminaria em 2017, pois tenho tido sempre horário. Pelo que li da nota do Sindep,só concorro em 2017?

    ResponderEliminar
  3. 2013-2014 "responderam-nos que foram dadas orientações precisas às escolas no sentido de que todos os horários pedidos até 12 de setembro inclusive retroagiam a 01 de setembro" as escolas receberam informação relacionada com este ano letivo 14-15. em relação ao ano 13-14 nao receberam nada. confirmei hoje com a escola.

    ResponderEliminar
  4. Afinal o que é um horário zero?
    Ainda não vi respostas concretas em relação a isto...
    É quem é QA ou QZP que ainda não conseguiu colocação em DACL até hoje? Como é que eu QA, sem horário no último concurso,mas colocada em DACL, sei se sou ou não sou um horário zero (a minha escola não me sabe dizer neste momento se em setembro terá 6 horas ou não para mim)! Isto está tudo muito confuso. Não entendo isto:
    ..."fomos informados que é um concurso extraordinário devendo todos os interessados concorrer, tendo assim a possibilidade de obter uma colocação mais vantajosa. E daqui a dois anos haverá o concurso ordinário". Interessados???? Então só concorrem os interessados????

    ResponderEliminar