quinta-feira, 4 de setembro de 2014

E à medida que os dias passam...

...começo a convencer-me que afinal já não será tão irreal que as listas de colocação sejam publicitadas apenas para a semana. É que se torna algo inconcebível compreender o atraso da publicitação das mesmas, sem tentar racionalizar com o prazo final para aceitar a rescisão por mútuo acordo, e com o facto de terem obrigado os colegas contratados a submeter-se à confusão da Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

Por mais que não queira, eis algumas das questões que me atravessam a mente sempre que penso nas "famigeradas" listas de colocação:

a) Se não for para aproveitar os horários libertados pelos colegas das rescisões, qual o motivo para não publicitarem as listas de colocação? 

b) Será que as escolas ainda estão a introduzir horários, e como tal, ainda poderão ser atribuídos nesta  primeira "fornada"? 

c) De acordo com os normativos legais em vigor já não será possível retirar docentes sem componente letiva do concurso de mobilidade interna (por terem surgido pelo menos 6 horas, por exemplo). Será que os colegas ainda podem ser retirados da plataforma, e como tal o MEC está aguardar por mais algumas "remoções"?

d) Se as listas de colocação forem publicitadas ainda esta semana, qual o motivo para o MEC estar a sujeitar os professores ao castigo da BCE? É que quem ficasse colocado, já não concorreria à malfadada bolsa.

e) Será que a capacidade de processamento dos dados e preferências colocados na plataforma SIGRHE é tão reduzida que não consegue fazer o que era suposto fazer em menos de 12 dias?

Enfim... Ficam os desabafos e a tentativa de compreender aquilo que já há algum tempo deixou de fazer sentido.

11 comentários:

  1. Olá Ricardo!
    Após leitura do seu post não concordo com a parte de que as escolas estão a lançar horários ou a retirar QZP. A plataforma já foi fechada para as escolas na semana passada após a validação das candidaturas da mobilidade interna!!
    Na minha modesta opinião isto é mesmo pura tortura aos docentes da mobilidade e mais ainda aos contratados!!!
    Mas se pensarmos que se as listas saírem amanhã ao fim da tarde e os contratados só se apresentarem na segunda os seus ordenados já não serão processados este mês e isto também é capaz de servir algum interesse do governo!!!

    ResponderEliminar
  2. Para Ana: Colega, muito do que escrevi será mais no sentido irónico que literal. No entanto, não me tinha lembrado da questão do processamento dos vencimentos, que faz todo o sentido. Infelizmente por mais que tentemos, não conseguimos alcançar as reais intenções deste (des)Governo.

    ResponderEliminar
  3. são uns porcos....na minha casa tudo doente.isto acaba com muita gente.

    ResponderEliminar
  4. Para Ricardo: Pois Ricardo eu até entendo as suas suposições... Quem vai adivinhar o que vai na cabeça daquele ministro... A verdade é que quando se é uma professora contratada ao fim de 14 anos nisto a angustia já é enorme...
    Mas sinceramente espero estar certa e isto amanhã sair... Logo recebo em Outubro, é mau mas se conseguir a renovação já é óptimo!!! Ainda mais porque sou uma das contempladas com a vinculação semi-automática, que apesar de concordar com a injustiça da mesma em relação a outros candidatos melhor graduados, não me posso dar ao luxo de abrir mão dela e conseguir uma situação um pouco mais segura...
    Obrigada pelos esclarecimentos e trabalho desenvolvido no blog!!

    ResponderEliminar
  5. Creio que o Ricardo tem razão, ou seja: com as rescisões entram nos seus lugares prof do quadro e não contratados, pelo exposto faço as seguintes contas. 1000 horários que se libertam para a malta dos quadros são menos para os contratados. Tudo isto serve para poupar cerca de 10 m por ano. Doutra forma já tinham saído as listas.

    ResponderEliminar
  6. Ricardo, em relação à alínea c), soube agorinha que alguns diretores receberam agora (há cerca de uma hora) um email a dizer que poderiam tirar gente da plataforma até, PASME-SE, às 22h (DE HOJE!)
    Viva a incompetência levada ao extremo!

    ResponderEliminar
  7. Para Ricardo e Joana: Vai ao encontro do meu pensamento, as listas saem amanhã ao fim da tarde!!

    ResponderEliminar
  8. Eu suspeito que podem sair só mesmo para a semana ou mesmo só dia 16. É que neste caso ninguém contratado fica com horário anual e automaticamente fica fora de uma próxima vinculação😥

    ResponderEliminar
  9. Para Ana: também estou na mesma situação e também tenho esperança de ter renovação, mas como não é uma certeza, agora estou na dúvida se na BCE coloco só horários anuais ou também temporários. Não sei porquê, mas estou com receio que a primeira BCE saia antes da contratação inicial e ao colocar horários temporários fique logo num horário assim, é que depois não podemos rejeitar...por outro lado, uma vez que no concurso normal só coloquei a opção de anuais, tenho receio que não colocando temporários, depois acabe por não conseguir qualquer colocação. Gostava de saber a sua opinião, uma vez que está numa situação semelhante à minha (vinculação semi-automática). Começo a pensar que talvez o colega Manuel Gonçalves tenha razão...

    ResponderEliminar
  10. Estando a candidatura à BCE submitida é "normal" que a impressão do recibo ainda não esteja disponível quase 24 horas depois?

    A mensagem que surge é a seguinte: "A sua Candidatura foi submetida. O Recibo encontra-se a ser gerado, para impressão do mesmo, deverá aceder mais tarde. Obrigado."

    ResponderEliminar
  11. Para Cristina: Na minha escola à dois horários para renovação e eu sou a que tenho maior graduação por isso tenho mesmo esperança de ficar, uma vez que após me ter informado sei que não há horários 0 na minha zona e que os que entraram em CE têm outras opções primeiro em escolas onde também existem horários!! Eu não coloquei temporários em lado nenhum, arrisquei colocar horários mais pequenos em várias localidades e fiz um concurso mais alargado em termos geográficos, para zonas onde geralmente aparecem sempre horários.
    Tem de tomar uma decisão baseando-se na sua realidade. Boa sorte

    ResponderEliminar