terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um (espécie) de reflexão final...

Não me agradam muito as reflexões de final de ano, no entanto, não me importo de dar para este "peditório". Tenho a certeza absoluta que em questões de balanço profissional ou de temas relacionados com a classe onde me insiro, pouco ou nada terei de positivo a concluir. Não irei perder tempo com temas depressivos no último dia de 2013.

O que sim vos posso dizer é que foi um dos anos mais importantes da minha vida, se não o mais importante. Passei para o patamar da parentalidade e não obstante de andar a cair de sono, o sentimento primordial que me acompanha diariamente é a felicidade. Também aprendi a relativizar problemas e (felizmente) dou bem menos importância às picardias e confusões que por vezes surgem nas salas de professores. Quanto aos alunos, bem... esses... nunca foram um problema para mim, bem pelo contrário.

Relativamente ao blogue "Professores Lusos", esse sim foi o que perdeu mais com a minha mudança de estatuto pessoal. O ritmo de atualizações, o número de posts e mesmo as respostas a comentários e mensagens de correio eletrónico foram seriamente prejudicadas... É um facto. 

Mas também é um facto que poderão contar comigo em 2014. Bem... Pelo menos, assim espero. Nunca se sabe o que o destino nos reserva.

Quanto aqueles que me acompanharam em mais um ano de "Professores Lusos": um enorme obrigado pela companhia, pelos comentários, pelas visitas (mesmo que ocasionais), pela vossa persistência e sobretudo, pela fidelidade. São todos estes factores que não me deixam abandonar este projeto de vida. Sim... porque mesmo que eu não o queira assumir, este blogue é uma parte importante da minha vida.

12 comentários:

  1. Ricardo,

    Um muito obrigado pelo teu trabalho aqui no blog. Mesmo estando colocado mais longe de casa (eu fui ver ao DR, LOL) continuaste a apoiar-nos muito.
    Sendo professora do topo da carreira (estou no 9º escalão e aí permanecerei até me reformar, não tenho qualquer ilusão!) continuo a apoiar a luta dos mais jovens, porque somos todos professores.
    Concordo contigo que o problema não são os alunos, mas sim os colegas na sala dos professores. Sou profª há 33 anos e nunca vi tanta competição e cinismo como agora. É certo que o maior problema vem sempre do setor feminino que muito gosta de transformar a sala de professores em passerelle.... (Agora é o momento em que todas me vão cair em cima, mas eu aguento, não há problema!)

    Também acho que um filho muda tudo na vida. Eu tenho uma que está na faculdade e, mesmo sendo em Medicina, vejo com alguma apreensão o seu futuro. Nunca nos deixamos de preocupar com eles, tendo 2 anos ou 22.
    Finalmente, um grande abraço para ti e muitas felicidades para 2014.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo,
    Como eu partilho este teu novo contexto.
    Um Feliz 2014.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelo trabalho que tem tido para manter o blog.
    Como frequentador assíduo dos "Professores lusos" espero sinceramente que continue. Mantenha o nível dos seus comentários (oportunos e lúcidos) que têm feito a diferença em relação a outros bloguistas.
    Um abraço e Bom Ano para toda a família.
    Helder Correia

    ResponderEliminar


  4. Parabéns ao Ricardo e ao seu Partido Comunista,pelo mal que têm feito À nossa classe.

    Espero que sejas mais isento em 2014 para bem de todos nós

    ResponderEliminar
  5. Ricardo espero que tenhas um ano de 2014 cheio de coisas boas.

    Parabéns pela parentalidade é o maior tesouro.

    Quanto ao comentário do adrelanina, assim como comentários semelhantes, já chateiam, avaliar pessoas pelo género, religião, partido ou clube desportivo. Adrenalina: és idiota!

    O Ricardo é bom colega tenho a certeza, embora não o conheça pessoalmente.

    ResponderEliminar
  6. Um bom ano e votos de que continue o excelente trabalho de divulgação e esclarecimento.

    ResponderEliminar
  7. Ricardo,
    Obrigada por tudo!
    Bom ano novo!

    ResponderEliminar
  8. É a primeira vez que venho comentar.
    Quando venho ao blog apenas leio os posts. Já há muito que deixei de ler os comentários porque me irritam os "insultos" constantes uns aos outros. Por isso, admiro imenso a tua paciência e vontade em continuar este blog!

    Parabéns pelo excelente trabalho!!

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, um sincero obrigada pelo seu profissionalismo e dedicação
    Também são os meus filhos que iluminam os meus dias. Por eles, faço 200 km diários pois sem eles não aguentaria a maldade de alguns nem a injustiça deste concurso. Para si, desejo uma vida preenchida de sorrisos.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por continuares com o blog, apesar de o tempo escassear (e possivelmente também a paciência para aturar certas pessoas...).
    Bom 2014!

    ResponderEliminar
  11. Um Bom ano de 2014, Ricardo...!

    ResponderEliminar