quinta-feira, 18 de abril de 2013

Organograma para o Concurso Interno/Concurso Externo 2013/2017

O Sindicato Independente de Professores e Educadores publicitou na sua página um organograma que me parece útil para quem se encontra um pouco desligado da orgânica dos concursos ou para aqueles que concorrem pela primeira vez a um concurso desta tipologia. 

 Cliquem na imagem para fazer download do documento.

27 comentários:

  1. Muito esclarecedor! Vamos lá ver é se a legislação não muda entretanto...

    ResponderEliminar
  2. E eu continuo sem perceber porque a Reserva de Recrutamento termina a 31 de Dezembro... diz-me a experiência que facilita a colocação dos amigos e conhecidos! Muito injusto ao que me parece.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente percebi algo dos concursos (visto que sou uma caloira nestas por estes lados). Só não percebi um pequeno ponto (se me pudessem esclarecer agradecia imenso): quem vai concorrer pela primeira vez, ou seja não tem escola, pode concorrer ao mesmo tempo que todos os outros, ou só depois? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concorre ao mesmo tempo no concurso externo mas em segunda prioridade.

      Eliminar
  4. Por acaso também tenho essa dúvida. Eu também vou concorrer pela primeira vez este ano, mas depois de ler o organograma fiquei com a mesma dúvida: não percebi bem se podemos concorrer ao Concurso Externo ou, como ainda não temos escola, só podemos concorrer à Contratação Inicial, ou seja, aos restos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o sem escola a que se refere é depois dos resultados. a contratação inicial, onde eu ando há 12 anos no grupo230 acontece para todos os que não entraram nos quadros. a questão que se põe é que começam a faltar lugares para os docentes de quadro, depois colocam os contratados de 1a prioridade e só depois os de segunda. não será facil... boa sorte de qualquer maneira.

      Eliminar
  5. Mais uma vez os QZP concorrem à frente e ocupam os lugares de colegas mais graduados QE/QA que queiram concorrer a destacamento por aproximação à residência!... Eles concorrem na 1ª perioridade e a horários de 6h, que depois lhes completam ou não, o que é indiferente porque ganham o mesmo, nós concorremos na 2ª perioridade a horários de 22h!... Eles ficam a dar aulas á porta de casa, nós percorremos diáriamente centenas de kms e contribuímos para engordar o estado com as despesas em transp+ortes que somos obrigados a ter para trabalhar!... Isto continua a ser uma pouca vergonha, é a porcaria de gente que temos a dirigir este país de corruptos!...

    ResponderEliminar
  6. No aviso de abertura aparece o calendário, para sabermos quando vão sair os primeiros resultados do concurso interno?

    ResponderEliminar
  7. Rafael: Tens de concorrer ao Concurso Externo (mesmo sem escola) para poderes concorrer à Contratação Inicial.

    ResponderEliminar
  8. Susana: Por norma, e desta vez por certo não será diferente, não indicam a data da publicação dos resultados.

    ResponderEliminar
  9. Colega anónimo, um pouco mais de cuidado com a ortografia. Só lhe fica bem... Além disso não contribua para guerras internas entre professores. Só está a fazer o jogo deste e de outros governos. Boa sorte no concurso

    ResponderEliminar
  10. Esta resposta é para o colega anónimo do dia 18 de Abril às 11.20, é verdade colega, temos estado perplexos, tenho 20 anos de serviço e cada vez que vou a casa percorro 420 Km, é claro que tenho à porta da minha casa colegas com menos 10 anos de serviço, na verdade isto custa mesmo um bocado, ando desmotivadíssima cansadíssima e sem um tostão no bolso...eu como muitos outros nem uma alimentação regrada conseguimos ter, não seria mais lógico na 2º fase concorrermos pela lista graduada??? só penso quem serão os QZP´s que tanto peso tem para que isto nos esteja a acontecer???, esta atrocidade só pode ser para fazer jeito a alguém!!! para o que havíamos de estar guardados, pois na verdade eles também largam o seu QZP e estão à nossa frente e bem alojados em casa!!!Isto não pode continuar assim! colega não desista!

    aSSINADO: A CAROCHINHA OU melhor, a Tramadinha da Silva

    ResponderEliminar
  11. Bom dia.

    No caso de um professor que foi colocado numa escola de um qzp diferente do seu em mobilidade interna em 2012/2013 e tempo horário para o próximo ano é obrigado a concorrer?

    ResponderEliminar
  12. No caso de um professor que foi colocado numa escola de um qzp diferente do seu em mobilidade interna em 2012/2013 e tendo horário para o próximo ano é obrigado a concorrer?

    ResponderEliminar
  13. Algum colega me sabe dizer como está o panorama do 240?

    ResponderEliminar
  14. olá, bom dia,

    eu sou uma educadora licenciada há três anos e nunca fiquei colocada. neste concurso posso concorrer aos dois ou apenas ao externo? se alguem me puder esclarecer agredeço imenso.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia, sou professora de QA a muitos kms de casa e no cronograma apresentado não fala nos destacamentos por aproximação à residência. Alguém me poderá informar se neste concurso já não vai existir essa possibilidade? Obrigada.

    ResponderEliminar
  16. Sónia: No cronograma fala no destacamento para aproximação à residência, só que, desde o ano passado, já não tem esse nome! Agora é Mobilidade Interna em 2a prioridade...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo das 11.20

    Como anteriormente refere um colega, não faça guerra interna!
    Não se esqueça que um QZP que entra na 1º prioridade da mobilidade interna, não tem escola, enquanto os QA/QE têm a sua escola. O que dizem os contratados como eu, apenas queríamos um horário, pois fazemos igual a um quadro e ganhamos bem menos.

    ResponderEliminar


  18. Sónia, tens sempre a possibilidade de concorreres para as camaras Municipais para a recolha de lixo ou limpar as retretes

    ResponderEliminar
  19. Relativamente à graduação dos professores contratados do grupo 910, qual é a classificação/nota que vai prevalecer? Porque o artigo 11º do Decreto-lei é claro dizendo que "para os docentes de carreira..." conta a nota da especialização.Ora, sendo contratada, não estou incluída neste grupo de docentes, certo?

    ResponderEliminar
  20. Alguém me pode esclarecer?...
    No concurso, que vai agora abrir, haverá já dois quadros para manifestação de preferências (contratados): concurso externo e contratação inicial?

    ResponderEliminar
  21. Sandra Oliveira, concorres apenas ao concurso externo. Uma vez que (suponho eu) nunca trabalhaste numa escola pública ou com contrato de associação, concorres em segunda prioridade.

    ResponderEliminar
  22. Estou na mesma situação da Sónia,sou professora do QA,mas pretendo mudar de agrupamento.Com todas estas alterações,e com o número escasso de vagas,tenho poucas hipóteses de o conseguir,apesar de ter muitos anos de serviço,será que perco o meu lugar? que passo à mobilidade especial?...espero que não me aconselhem a concorrer à Câmara...para trabalhar nas lixeiras...pois sou profª e não o faria tão bem como os trabalhadores que o fazem tão dignamente! Obrigada

    ResponderEliminar
  23. Boa noite! Gostaria de esclarecer a seguinte questão em relação às prioridades. Antes, quem concorresse (concurso externo) apenas ficava em 1ª prioridade desde que tivesse 365 dias de serviço após a profissionalização. Pelo que entendo, atualmente, e tendo em conta o DL 132/2012 tem que se ter 365 dias de serviço nos últimos 6 anos letivos, independentemente de serem antes ou após a profissionalização. Eu tenho mais de 700 dias de serviço, mas todos eles antes da profissionalização. Este ano concorrerei pela primeira vez como profissionalizada. Alguém me poderá indicar se concorro em 1ª prioridade?

    ResponderEliminar