terça-feira, 23 de abril de 2013

Concurso nacional de docentes 2013/2014: Esclarecimentos - parte 2

Existem duas ou três questões que entretanto encontrei nos comentários, e para as quais não sei mesmo a resposta. Terei de estudar mais um pouco (algo que só lá mesmo para 5.ª feira terei tempo) e falar com alguns amigos (nomeadamente com o Nuno Coelho).

Hoje ainda terei de fazer fichas de avaliação para as minhas turmas, como tal, deverá ser o último conjunto de esclarecimentos que coloco. Amanhã ou 5.ª feira, seguem mais.

Vamos a mais 3 questões e respetivas respostas:

5 - " Xana disse... Tenho uma grande dúvida, sou professora do quadro da região Autónoma dos Açores e pretendo mudar para o quadro do continente. Eu tenho que concorrer para uma vaga positiva? Uma vez que não sou vinculada no continente, concorro a escolas, concelhos e a QZPS para conseguir colocação? Um muito obrigada a quem me conseguir esclarecer. Xana"

Resposta: Pode concorrer a qualquer escola ou agrupamento de escolas, independentemente de possuirem vagas positivas, negativas ou zero. E isto serve para todos os colegas... Quadros ou contratados... Das ilhas ou do continente.

6 - "Ana disse... Ricardo, o ano passado não fui avaliada mas na última avaliação realizada tive muito bom, ora de acordo com o Decreto-Lei nº 132-2012 artigo 11º 1 C) tenho direito à bonoficação, tal como aliás me aconteceu no concurso extraordinário, certo? Obrigada".

Resposta: Obviamente que sim. Terá direito à tal bonificação, assim como os restantes colegas contratados que obtiveram "Muito Bom" ou "Bom".

7 - "Patrícia disse... Boa tarde, sou professora de QA sem componente letiva nos últimos dois anos tendo sido colocada em DACL/Mobilidade a 31 de agosto. Para este ano meu agrupamento colocou 5 vagas negativas (eu e mais 4 colegas) não tendo possibilidade de regresso. Concorro ou não? Em que situação/prioridade? Terei de esperar pela mobilidade interna em julho/agosto? Li a documentação mas, sinceramente, as dúvidas continuam... se me poderem esclarecer eu agradeço. Obrigada. Boa sorte a todos".

Resposta: A "ida" ao concurso interno será meramente opcional... Se concorreres agora, serás integrada na 2.ª prioridade (de acordo com o que expliquei aqui). Poderás mudar de escola/agrupamento de escolas... ou não (com um número de vagas tão reduzido, será extremamente difícil). No que concerne à mobilidade interna, e não sendo possível à escola/agrupamento de escolas atribuir pelo menos seis horas letivas, terás de ir a concurso por mobilidade interna, e na situação em causa, na 1.ª prioridade.

31 comentários:

  1. Boa tarde Ricardo,

    agradeço o esclarecimento. Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Após ler a resposta que foi dada à Patricia fiquei com dúvidas. Neste ano lectivo, 2012/13, fiquei sem componente lectiva na escola a cujo quadro de agrupamento pertenço. Concorri à mobilidade interna e não fiquei colocada. Posteriormente tive colocação em reserva de recrutamento. Quero concorrer a este concurso, a pergunta que coloco é a seguinte Ricardo: em que prioridade concorro? (estava convencida que seria em 1ª mas...)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Alguém me sabe dizer se este concurso é a primeira fase? Haverá depois outra fase? Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Alguém me sabe dizer se este concurso é a primeira fase? Haverá depois outra fase? Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Tenho uma dúvida : depois de ler a documentação, fiquei com a impressão de que os colocados em oferta de escola em TEIP, dentro das condições indicadas, poderão renovar. É assim a leitura correta ?
    E, se for o caso, essa indicação é dada quando aos candidatos ?
    Muito Obrigada.
    Maria Marques

    ResponderEliminar
  6. Olá Ricardo.

    Estou :(
    Estou colocada no âmbito do ensino do português no estrangeiro.
    Na aplicação "situação do candidato" não consta nada que se referia à situação dos professores a lecionar no estrangeiro.
    O que fazer?
    É a primeira x que tal acontece.
    Por favor se me puder ajudar agradecia.
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Também tinha essa dúvida, mas agora levanta-se outra:

    Sou professor de QA sem componente letiva e fui colocado em DACL este ano letivo.
    Se concorrer agora ao concurso será na 2ª prioridade: até aqui tudo bem.
    Mas caso não fique colocado nesta fase, poderei concorrer depois à Mobilidade Interna na 1a prioridade (por não me ser possível atribuir pelo menos 6h)?? Ou ficarem depois com horário zero e terei de ir para reserva de recrutamento?
    Quando saem os resultados do concurso que está a decorrer agora, será que sai antes de as escolas indicarem aos professores (de QE) se têm horário ou não?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, Ricardo! Sigo atentamente este vosso, nosso blogue. Muitos parabéns e muito obrigada.
    A minha dúvida prende-se com as novas agregações e os códigos a utilizar na manifestação de preferências. Ouvi o Mário Nogueira a dizer que era indiferente mas se temos números mínimos e máximos a respeitar não me parece que seja assim. Que leitura fazem a este respeito? Telma Felix

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, não consegui esclarecer a minha dúvida depois de ler o aviso de abertura pelo que vou colocar uma questão.
    Peço desculpa se, apesar de óbvia, não estou a "ver a resposta". A minha dúvida é: Sendo professora de QA para que possa concorrer na fase do preenchimento das necessidades temporárias (mais ou menos o antigo DAR)tenho de concorrer agora, mesmo que não mude de QA, para ficar a concurso ou posso concorrer apenas nessa altura?

    Obrigada desde já pela vossa preciosa ajuda.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Ricardo. obrigada por este teu blogue que tanta ajuda me dá. Queria que me esclarecesses uma dúvida s.f.f.: sou do QZP2 e quero tenta mudar para o QZP1. Concorro atrás de todos dos QZP1 ou de acordo com a lista de graduação?
    Obrigada e bem haja!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite...

    Tenho uma pequena dúvida, desta vez, no concurso, não se pode escolher os tipos de horários e os tipos de contratos? Ou isso irá surgir numa outra fase? Já estive à procura, mas não encontro nenhuma resposta em relação a isso. Peço desculpa pelo incomodo...

    Obrigada e bem haja!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,
    Sou docente do quadro da RA Açores e gostaria de saber se posso concorrer ao concurso de mobilidade interna?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Olá Ricardo.

    Estou :(
    Estou colocada no âmbito do ensino do português no estrangeiro.
    Na aplicação "situação do candidato" não consta qualquer opção que se refira, ou se enquadre, à situação dos professores a lecionar no estrangeiro.
    O que fazer?
    É a primeira x que tal acontece.
    Por favor se me puder ajudar agradecia.
    Lia

    ResponderEliminar
  14. Atenção: Para se poder concorrer a MI - 2.ª prioridades (antigo DAR) é necessário concorrer ao concurso interno (esta fase).

    ResponderEliminar
  15. Bom dia
    Uma questão... Para concorrermos a Escolas TEIP teremos de inserir os respetivos códigos de AE, certo? Ao concorrermos, por exemplo, a um concelho isso não é sinónimo que estaremos a concorrer para as escolas TEIP desse lugar!!?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Bom dia! Também sou professora do quadro com horário zero e fiquei colocada na mobilidade interna numa escola que este ano abre uma vaga, concorri e coloquei essa escola como 1º prioridade. A clausula dos 4 anos aplica-se tb à mobilidade interna? Será que por estar este ano nesta escola que abre uma vaga no meu grupo terei prioridade sobre os outros candidatos? Obrigada.
    Alexandra Figueiredo. Tinha um numero minimo de escolas para escolher ou não? Só escolhi 6 escolas e dois concelhos

    ResponderEliminar
  17. Olá again!
    Já me orientei, sou candidata ao Concurso Interno e 2ª Perioridade. Achei este doc.
    http://www.sindep.pt/Documentos/CN%20CI_CE%20ABR2013%20V1.pdf
    que me acendeu a luzinha...
    Obrigada
    Catarina Raimundo

    ResponderEliminar
  18. Quanto a concorrer a uma vaga negativa penso que é absolutamente inútil. Se um professor mudar de quadro e o seu lugar de quadro inicial estiver assinalado como negativo, quando ele sair o lugar fecha.... Então para que concorrer a um lugar de quadro negativo?

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, antes de mais parabens pelo site. Gostaria de tirar uma duvida: estou destacado ha 4 anos numa escola, pertencendo a outro QE a cerca de 300km. Tenho que concorrer neste concurso? Apenas se na minha escola atual me for dito que não ha vaga para mim? Se na minha escola onde sou QE me disseram que tenho horario 0? Agradeço a ajuda uma vez que estou muito baralhado

    ResponderEliminar
  20. Olá, boa tarde.
    Já li o aviso de abertura mas não fiquei completamente esclarecida relativamente à entrega de documentação. Os QA/QE têm de voltar a entregar registo criminal, certificado de licenciatura e comprovativo de estágio pedagógico? Se sim, isso é feito via upload ou diretamente na escola, com a declaração de oposição. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  21. Para Inês: Nesta fase não vamos escolher os tipos e horários dos contratos porque agora é a candidatura para as necessidades permanentes (2013/2014 a 2016/2017). Só mais à frente é que iremos concorrer para as necessidades temporárias referentes ao próximo ano letivo e aí sim escolheremos os tipos e horários dos contratos. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde,
    tenho como formação inicial bacharelato, posteriormente fiz um complemento de formação que me confere o grau de licenciatura, no concurso externo deverei concorrer com que grau, já li o manual e não se refere a esta situação.
    Será que finalmente foi alterada ?

    ResponderEliminar
  23. Agradecia um esclarecimento: o que representam estas Instituições públicas que relevam para efeitos de 1.ª prioridade? Sendo eu opositora ao concurso interno como QZP tenho prioridade se me candidatar a estas instituições?
    Muito grata e as minhas felicitações pelo excelente serviço público aqui prestado, Paula Cristina

    ResponderEliminar
  24. Obrigado Ana...

    Bom feriado e fim de semana que entra depois de amanhã.

    ResponderEliminar
  25. Agradecia um esclarecimento...vou concorrer como QZP Guarda 1101º prioridade ...mas tenho o 260 posso concorrer a QA - 3º prioridade ...e dp regressar ao 1º ciclo s depois não existir vaga ?????Omisso este concurso...eles falam tanto em consenso ...pensava que iriam aplicar emtodas as situações ...ASC

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde, este é o segundo ano que estou a concorrer, e como tal ainda tenho algumas dúvidas, esta prende-se pela Situação Profissional do Candidato ou tipo de candidato, não sabendo qual a opção que terei de inserir, já que nunca fiquei colocado.

    Obrigado pela ajuda,

    Alvite

    ResponderEliminar
  27. Boa noite, pertenço ao grupo 100. já estive no público num período de 335 dias, nos últimos três anos estive numa ipss. Concorro em 1ª prioridade no concurso externo? Obrigado

    ResponderEliminar
  28. Boa noite,
    tenho uma duvida sobre o grupo 350 - espanhol, tenho o DELE Nível C2, sou de QZP 1.º ciclo com a variante português/francês alguém me confirma se posso concorrer com base no n.º 3.4 parte II do Despacho n.º 5409-A 2013.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  29. boa tarde.

    sou prof do QA sem componente lectiva este ano lectivo que esta a decorrer. estou a trabalhar noutro agrupamento. o meu agrupamento que estou "afeta" nao quer dizer se estou ou nao horario zero. se concorrer e colocar horario zero e o agrupamento nao validar como correto vou ficar penalizada?

    obrigada

    Ana Maria Braga

    ResponderEliminar
  30. Eu também tenho imensas dúvidas, e que me choca é perceber que existem muitos outros colegas na mesma situação! Pelo concurso nacional que temos acho que o impossivel é nao ter duvidas! Desculpem a franqueza mas estes concursos nacionais roçam o ridiculo! (apenas um desabafo)
    Obrigado Ricardo por toda a ajuda prestada
    Cumprimentos

    ResponderEliminar