terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Se tiverem tempo...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA FAZ BALANÇO DE 2012 

Comentário: O link é do Portal do Governo e remete para uma página onde constam as principais "medidas implementadas ou tomadas pelo Ministério da Educação e Ciência durante o ano de 2012". 

Destaco (até para memória futura) aquelas que maior impacto negativo tiveram na nossa classe docente:

- "Revisão da Estrutura Curricular: Redução da dispersão curricular, reforço das disciplinas estruturantes e da autonomia dos estabelecimentos de ensino através da oferta de disciplinas de escola e da possibilidade de criação de ofertas complementares";

- "Despacho de Organização do Ano Letivo:  Este diploma dotou as escolas de maior autonomia e flexibilidade na organização das atividades letivas, aumentando a eficiência na distribuição do serviço e incentivando a progressão dos resultados escolares. Introduziram-se, em particular, incentivos à melhoria do ensino através da alocação de tempos letivos e não letivos do trabalho de professores às escolas para acompanhamento especial dos alunos e melhoria dos resultados". 

- "Reordenamento da Rede Escolar:  Os novos agrupamentos permitem reforçar o projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas através da articulação dos diversos níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Possibilitam que os alunos realizem todo o seu percurso escolar sob o mesmo projeto educativo".

E para terminar, a "falácia":

- "Vinculação Extraordinária:  Concurso que visa a entrada na carreira de professores contratados para colmatar necessidades persistentes e reais do sistema educativo, detetadas através da persistência de horários completos e anuais, por grupo de recrutamento e área geográfica, verificados desde 2009". 

3 comentários:

  1. Esse reordenamento não chegou ao Sul. Os adeptos dos Agrupamentos de reduzida dimensão terão muito por onde escolher no próximo concurso pois, cá pelo Sul, não há Megas para ninguém. Dizem que o PS se entrincheirou nas Escolas e que não há quem lhes dê a volta.

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  2. Entram 600. Saem 50.000.
    País de loucos...

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  3. Alguém conhece o estudo do governo que permite concluir que as realidades reais e persistentes do sistema de ensino desde 2009 são 600 vagas?
    Ainda não consegui encontrar fundamentação para este número! Pela transparência de processos e para que os actos correspondam aos factos é indispensável que o MEC apresente o algoritmo que utilizou!

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