segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Alguns problemas no concurso do IEFP

Problemas que poderiam ter sido evitados, mas que durante o dia de hoje me foram chegando à caixa de correio eletrónico e ao telemóvel:

a) colegas contratados que não podiam ser "considerados" para este concurso (e consequente para a entrevista) porque não apresentavam, neste momento, "disponibilidade total". Perante a hipótese (colocada por quem foi à entrevista) de rescindir contrato com a escola, a resposta é um claro e inequívoco "nem pensar";

b) colegas que (enquanto formadores e sem colocação em qualquer escola) julgavam poder manter a 1.ª prioridade em termos de concurso externo no âmbito do diploma que rege os concursos de professores, por terem concluído (erradamente) que o  IEFP é considerado um "estabelecimento ou instituição de ensino dependente ou sob a tutela de outros ministérios que tenham protocolo com o Ministério da Educação e Ciência". 

Nota (atualização): embora a informação anterior careça de confirmação escrita, fiquem descansados que poderão manter na mesma a 1.ª prioridade, mas só se estiverem na situação de terem "prestado funções docentes em pelo menos 365 dias nos últimos seis anos escolares".

Bem sei que o desespero e a desorientação são grandes, mas convém não irem ao engano e quando tomarem decisões, fazerem-nas na posse de todos os elementos.   

3 comentários:

  1. Ricardo, então o IEFP deixou de dar 1ª prioridade?
    É que até aqui dava! Eu estive alguns anos sem concorrer pois estive num Centro do IEFP e quando voltei a concorrer, fi-lo em 1ª prioridade.

    Pode confirmar-me este facto?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Esta informação foi dada por alguém da DREN a uma amiga minha... Informação dada de forma oral, sem confirmação escrito. Como tal, o melhor mesmo é tentar obter esse esclarecimento de forma escrita.

    Reconheço que também tenho dúvidas nisso, mas com aquilo que me disseram hoje, parece que será mesmo assim. Se não for, retificarei o post o mais breve possível.

    ResponderEliminar
  3. IEFP dá prioridade Ricardo,ainda no último concurso a tive. Cursos de aprendizagem sempre deram prioridade.

    ResponderEliminar