quarta-feira, 21 de novembro de 2012

E continua...

(Correio da Manhã, 21-11-2012)

Comentário: Hoje foi um dia complicado para as escolas "particulares"... Foram imensas as notícias nos meios de comunicação social que abordaram a questão do "peso orçamental" do financialmento das escolas "particulares" com contratos de associação. 

E os números parecem claros: só nos nos 2.º e 3.º ciclos, e nas escolas com contrato de associação, o custo é de aproximadamente 85 200 euros. Já nas escolas públicas esse valor desce para 70 500 euros.

Espero (sentado confortavelmente) que Nuno Crato resista ao lobby "particular" e faça aquilo que é justo, no entanto, e por experiências anteriores até nem me admira nada que ocorra um aumento do financiamento ou outro mecanismo qualquer compensatório.

7 comentários:

  1. É bom não esquecer que nesses custos do privado estão os salários justos dos professores. É que o Estado obriga essas escolas à lei geral (3 contratos a prazo e depois torna-se efetivo) o que quer dizer que não há contratados com 5, 6, 7... anos de serviço... fizesse a escola pública o mesmo e as contas eram outras.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me estranho esse valor e custa-me a acreditar que um aluno no privado custe mais que no público mas como já vimos serem apresentados muitos números.... mas é um facto o privado não pode ter um professor no indice 151 20 anos, tem de pagar caducidade do contrato e tantas mais outras exigências legais.E tal como o Ricardo não acredito que o financiamento do privado venha a ser cortado.

    ResponderEliminar
  3. Salários justos ?
    Das pessoas que conheço e trabalham no privado, recebem por recibos verdes. Portanto, ganham menos que eu.

    Contratos efetivos ?
    Serviram de pouco este ano. Foram despedidos milhares (basta estar atento às listas), para se continuarem com as mordomias do topo da pirâmide. Curioso, foram despedidos mesmo apesar de os colégios privados serem constantemente usados como exemplo de gestão racionalizada de recursos humanos. Pelos vistos tinham pessoal a mais. Caricato, no mínimo.

    Relativamente ao financiamento, fala-se tanto na baixa da natalidade, mas ainda não vi ninguém que a refere a defender o encerramento de alguns estabelecimentos privados. Se há menos alunos (e há quem o defenda até à exaustão), não faz sentido manter empresas privadas à custa do estado, quando existem escolas públicas com capacidade para os alojar.

    ResponderEliminar
  4. Vendo isto de outro ângulo:
    Tenho alguns alunos que só dão cabo da cabeça a qualquer um, chegam a fazernos passar um pequeno inferno... e andam estes a gastar 4000 euros, por ano, dos nossos bolsos.

    ResponderEliminar