segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Oh My God...

Ser professor em Portugal é mais stressante que viver nos EUA 

Comentário: Partindo do princípio que a população dos EUA é das que mais pontua em nível de stress, não consigo deixar de ficar preocupado... Mas a preocupação não equivale a surpresa. 

O burnout docente há muito que passou a fazer do vocabulário comum dos professores. Para tal, muito têm contribuído os governantes portugueses, com as suas sistemáticas e cíclicas experiências ao nível das reformas educativas. Muda a cor política, muda o rumo da educação... É garantido!

6 comentários:

  1. "bota" stressante nisso, Ricardo. Agora imagina o que é dar aulas em 2 escolas ou mais...

    ResponderEliminar
  2. Com estudos que se baseiam em inquéritos realizados a 26 professores de uma escola de Lisboa (que grande amostra!!!) e mais uns quantos docentes de outras dez escolas a nível nacional (temos mais de 1000 escolas) está tudo dito sobre a cientificidade dos estudos...
    E este tipo de inquéritos tem muito que se lhe diga: é que a percepção que os professores têm do seu trabalho costuma sempre ser pior do que a realidade. E se os professores inquiridos forem sindicalizados na Fenprof, aí é que o stress é tido como estratosférico!!!

    ResponderEliminar
  3. Não entendo.
    Está tudo igual ao tempo do Socas e
    Lurdinhas, com a diferença de caminhar para pior.

    ResponderEliminar
  4. Pois é! Stress qundo não somos colocados e stress quando somos colocados. O meu marido chama-me sempre à atenção para isto: "primeiro é porque estás em casa, depois é porque conseguiste trabalho,... Não há quem te entenda!"
    Para mim não foi fácil ser colocada na última RR, por um mês, a uma hora e meia de casa, a sair sempre às 18:10h e com uma filha pequena numa escola perto de casa à minha espera. Temos de ser fortes e aguentar.
    Ando nisto há 14 anos, mas isto também já é normal.
    Bom trabalho para todos e boa sorte para os que aguardam colocação.

    ResponderEliminar
  5. Se a amostra do estudo é pequena é outra coisa, mas no terreno o que se vê cada vez mais ( e este ano acho que está pior), são professores cansados, desmotivados e com elevadas cargas de stress... tal deve-se ao elevado nº de horas passado na escola, elevado número de turmas e à burocracia e mau comportamento dos alunos, que são cada vez mais desinteressados e estão cada vez mais desmotivados e com muitas falhas de formação!
    Saliento ainda que eu este ano tenho cinco turmas, com cinco disciplinas diferentes, uma delas da área da Química e da Higiene e Segurança no Trabalho, quando eu sou professor de Biologia.

    ResponderEliminar

  6. Gosto tanto de ler comentários de pessoas que "palpitam" sobre assuntos que não dominam!!! É tão fácil criticar sem se conhecer a realidade, caro Pedro. Haja paciência!

    ResponderEliminar