segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Apresentação da ANVPC


  Sábado aconteceu, foi o dia da apresentação da Associação Nacional de Professores Contratados - ANVPC . Apesar da coincidência da data, com a manifestação nacional, a sala do Grande Hotel do Porto esteve cheia. A apresentação iniciou-se com a intervenção do presidente César Israel sobre o propósito e as linhas orientadoras da ANVPC. Seguiram-se outras intervenções de alguns dos parceiros da associação e um pequeno debate sobre os seguintes temas considerados primordiais para a ANVPC :

- A vinculação extraordinária, onde queremos estar presentes nas negociações que iniciar-se-ão já no presente mês.
- O ponto da situação da queixa feita às instâncias Europeias sobre o recurso a contracções sucessivas de docentes
- Os concursos de contratação de escola e as graves injustiças que estão a ser cometidas nesta forma de recrutamento docente.
- As medidas artificialmente implementadas este ano lectivo que estão a colocar em causa a qualidade da escola pública e o seu contributo inequívoco para o aumento brutal do desemprego docente.
- A satisfação das necessidades permanentes do sistema educativo com recurso a contratos sucessivos.

Para conseguimos uma mudança de paradigma sobre as condições de exercício da profissão docente dos professores contratados precisamos do apoio de TODOS, contamos com o teu envolvimento nesta causa justa.

Visita a página da associação para mais informações.   anvpc.org

6 comentários:

  1. Até que enfim uma associação direcionada para os tão malogrados contratados. Far-me-ei sócio logo que possa, a ver se pelo menos nós, contratados, nos conseguimos unir e falar em uníssono de uma vez por todas

    ResponderEliminar
  2. Quota mensal: 3 euros?
    Quota anual: 30 euros?

    Quotas para quê se não têm qualquer poder negocial????? Temos direito a advogado??? É isso??? Se não podem negociar, se não são um sindicato, o que vão poder fazer? Para fazer manifestações e aparecer nos jornais não vejo o porquê dos 3 euros mensais.

    Expliquem-me por favor.

    Se multiplicarmos 30 euros pelo número de contratados que existem em Portugal isso vai dar um dinheirinho jeitoso.

    ResponderEliminar
  3. Futuras acções judiciais
    Protocolos que irão cobrir o valor da cota já por si simbólica.
    O poder negocial vai também depender da adesão dos colegas.
    ESTAMOS JUNTOS! ESTAMOS VIVOS !

    ResponderEliminar
  4. Apenas vou proferir a seguinte palavra: Obrigada

    Sabemos (como contratado) que existem alguem que "sabe" transmitir, sentir o que é verdadeiramente um professor contratado desempregado, frustado com turmas com excesso de alunos e tantas outras situações que todos nós já passamos quando sabem que somos o tal contratado.

    ResponderEliminar
  5. @ stressless

    se lhe custa dar 3eur mensais vá então dar 10eur para a fenprof que eles têm feito um excelente trabalho no que toca à reivindicação do pessoal contratado! ou então n dê nem 3 nem 30. dê 0 e fique à espera que alguém vá lutar por si!

    ResponderEliminar
  6. 30 Euros por ano dá 2,5 Euros por mês.
    Acho que é mesmo mesmo um valor simbólico.
    E ainda por cima é uma Associação que parece ser constituída só por professores contratados, e nada melhor que seja assim dessa forma, porque ninguém percebe melhor e defender os seus problemas do que alguém que está por dentro deles.
    Os sindicatos falam de tudo ( é Avaliação, é Estatutos do aluno e da Carreira Docente, é Carreira Contributiva, etc).
    Mas sobre professores contratados todos reconhecem que é o elo mais fraco em termos de luta para os sindicatos.
    Com uma boa equipa de trabalho e com bastantes sócios pode-se fazer mais pressão e ter mais poder negocial perante o Ministério que os sindicatos.

    ResponderEliminar