sábado, 1 de setembro de 2012

Vinculação Extraordinária confirmada?


   As primeiras colocações de professores contratados deste ano lectivo deram a conhecer um número muito inferior de colocados em relação aos anos anteriores, como infelizmente se previa. Com o conhecimento destes números o MEC reafirmou que iria fazer uma vinculação extraordinária já este ano. Penso que depois disto não haverá grandes dúvidas quanto à sua realização, espera-se novidades quanto à forma como esta vai acontecer.

  Acreditamos que as colocações deste concurso para contratação não sirvam para a vinculação dos docentes. Seria uma enorme injustiça, dado que todos sabemos que a manifestação de preferências seria completamente diferente (mais alargada), por parte dos candidatos ao concurso, caso soubessem de antemão que estas dariam acesso à vinculação.

  Quantos aos números serão vinculados 8 mil como se anunciou recentemente? Esperemos que sim pois este número andará muito perto da quantidade de docentes com 10 ou mais anos de serviço.

  Qual o peso desta vinculação no orçamento de estado? Muito provavelmente zero pois os docentes contratados que integrarão a carreira deverão estar congelados no índice 151 durante os próximos anos. Daqui que se possa pensar quanto à exequibilidade desta medida e que esta poderá abranger o número de professores acima estimado e assim corrigir a injustiça dos docentes que se encontram há muitos e muitos anos a contrato.

79 comentários:

  1. Estás a falar dos números ou da Vinculação?
    Achas que não a vão fazer depois do que afirmaram?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!

    Por favor gostava que me esclarecessem esta duvida: fiquei colocada com um horário de 9h, se aceitar este horário mas posteriormente encontrar um um horário completo, posso desistir deste, sem penalização no próximo ano letivo?

    Obrigado!

    Lurdes

    ResponderEliminar
  3. O Guinote começa logo a coçar-se quando ouve falar na vinculação de contratados.

    ResponderEliminar
  4. A vinculação extaordinária de contratados só seria justa se houvesse concurso nacional para tal. De outra maneira podem acontecer muitas injustiças...
    Agora, como fazer um concurso nacional a meio de um ano letivo??

    ResponderEliminar
  5. FIM DAS RENOVAÇÕES!!! INJUSTIÇA!

    ResponderEliminar

  6. A questão da vinculação , deve ser analisada devidamente, julgo que todos têm consciência do efeito das ultrapassagens injustas devido às renovaçãoes "injustas"... (informem-se sobre o assunto!)
    Outra questão está relacionada ao procedimento, isto é! Existe outro concurso durante o ano ? São apuradas as pessoas perante as listas deste concurso ? Quais as condições necessárias ? A questão das preferências, são necessárias novamente ?!?

    ResponderEliminar
  7. Para já acho essa estória da vinculação muito pouco verosímil, mas se é para vincular quem entrou na contratação inicial com horários completos, incluindo os reconduzidos é uma injustiça tremenda. Fomos obrigados a concorrer a 2 QZP para horários completos. Eu concorri a mais e também a horários incompletos e tive o azar de ficar num horário minúsculo, PORQUE OS HORÁRIOS COMPLETOS DISPONÍVEIS PARA ONDE EU CONCORRI FORAM PARA OS RECONDUZIDOS QUE ESTÃO ATRÁS DE MIM MUITOS LUGARES e agora estes vão vincular????????
    Não há quem fale nos azarados com muitos anos de serviço que ficaram com horários vergonhosos, perdendo o direito ao subsídio de desemprego e a uma melhor colocação na bolsa SÓ POR QUEREREM TRABALHO... E AGORA VÃO SER PRETERIDOS???

    ResponderEliminar
  8. anónimo das 9h01,
    eram essas injustiças a que eu me referia há pouco. E há mais outras tantas que poderiam ser enumeradas...
    Não consigo perceber em que é que o MEC está a pensar quando lança ideias destas sem mais nenhuma explicação. Terá a ver com o facto de já se andar a falar que não irá decorrer mais nenhum concurso nacional para entrada de quadros, e assim sendo esse seria extraordinário para 8000 contratados entrarem?

    ResponderEliminar
  9. Há uns anos a vaga onde estava terminou em Janeiro. Foi o 1ano das ofertas de escola. Durante alguns meses enviei candidaturas por correio e gastei muito dinheiro para registar todas as cartas. Durante essa altura foram colocados muitos colegas que tinham um número muito superior na lista... Claro que perdi o lugar que tinha na lista e muitas ficaram à minha frente! Este ano renovei o contrato!! Injusto??? Sim, muitas situações são injustas! O problema nao é dos colegas que precisam de trabalhar... O problema é do sistema!

    ResponderEliminar
  10. O que me dizem em relação a estas inúmeras situações? http://www.arlindovsky.net/2012/09/mobilidade-interna-1a-e-2a-prioridade%E2%80%8Bs/#comment-20617

    ResponderEliminar
  11. Isso era a cereja no topo do bolo da estupidez. Vinculem quem quiserem, mas 1º façam um concurso nacional.

    ResponderEliminar
  12. Concurso nacional com Apuramento Real de vagas. Não vamos estragar o unico concurso minimamente justo...

    ResponderEliminar
  13. Espero que essa vinculação seja feita de forma transparente. Que não usem o critério da recondução. Este é muito injusto. Sou das primeiras da lista e não fui colocada, porque não tive a sorte de, na escola onde estive, fazerem reconduções. Tenho 22 anos de serviço. Sinto-me descartável.

    ResponderEliminar
  14. TREMENDA INJUSTIÇA SE VINCULAREM QUEM FICOU COLOCADO DIA 31 COM RENOVAÇÕES, MUITO À FRENTE DOS QUE NÃO CONSEGUIRAM HORÁRIO. NÃO ME LEMBRO DE UM ANO TÃO NEGRO A NÍVEL DE COLOCAÇÕES! ALGUÉM SABE O K SE PASSOU, PARA QUE HAJA ESCOLAS AINDA COM VAGAS POR OCUPAR?
    SE O MINISTRO VINCULAR AGORA QUEM ENTROU DIA 1 DE SETEMBRO POR RENOVAÇÃO E MAIS UNS POUCOS DA LISTA E NÃO POR GRADUAÇÕES, MEU DEUS, O PAÍS ESTÁ PERDIDO.

    ResponderEliminar
  15. Isso n faz qualquer sentido.. não stressem.. n será assim k o people ficará vinculado ..
    Pedro_Norte (chat)

    ResponderEliminar
  16. ANÓNIMO DAS 10:48 p.m.

    Se tiver informações de como será, diga, pf.
    Agora, os desgraçados que não conseguiram colocação apesar de estarem em bom lugar na lista ordenada, o k não se compreende, a não ser k os alunos se tivessem evaporado das escolas, se um dos critérios for a colocação dia 1 de setembro... imagine a injustiça tenebrosa!!

    ResponderEliminar
  17. Os qzps deviam ser obrigados a concorrer a nivel nacional. E se não tivessem horario, aí sim, poderiam ser considerados DACL. Caso contrário, aproveitam a legislação para passar a frente de outros colocados bem graduados. GRADUAÇÃO em 1º Lugar. Professor do QE com 15 anos de serviço, 7 distritos no lombo, 9 escolas e mais de 450000kms de estrada...

    ResponderEliminar
  18. «Quantos aos números serão vinculados 8 mil como se anunciou recentemente? »

    Ninguém anunciou isso!!! Essa foi apenas a interpretação, mal fundamentada, do jornalista do DN... Veja a noticia aqui;

    http://www.arlindovsky.net/wp-content/uploads/2012/08/contexto.jpg

    Como vê, da boca dos responsáveis não saiu nada de novo...

    ResponderEliminar
  19. Não concordo que se vincule sem ser por concurso aberto a todos, mas também estar 20 anos a dar aulas e ficar de fora só tem 2 razões, ou não sabe concorrer, ou não quer sair de perto de casa.
    Tambem me parece injusto que quem não queira fazer esforço como muitos fazem virem agora colher os louros.
    Enfim nada é justo

    ResponderEliminar
  20. Sobre os números ninguém sabe, mas como disse ter 8 mil vinculados ao preço de contratados vai dar ao mesmo. Será que os ganhos políticos-partidários farão a diferença?
    além destes os ganhos para a escola pública, evidentemente.

    ResponderEliminar
  21. Educadora QZP, 22 anos de serviço,3 distritos no lombo, 11 JI, Já nem quantos mil Kms de estrada, mais cerca de 43000 Km "aéreos" Lisboa/Madeira, porque razão quer o colega que eu seja obrigada a concorrer a nível Nacional? Se é para passar a QA, já o fiz, há 2 anos, quando abriram concurso e não fiquei colocada. Um dos GRANDES problemas que existe no ensino é a dificuldade que as pessoas têm para lidar com as siglas. Se acha bem que os QZP concorram a nível nacional, eu tenho outra ideia, todos os professores deveriam passar pelas escolas da Madeiras para aprenderem a ver as pessoas, como pessoas e não como siglas. Lá não se faz qualquer distinção entre contratado, ou outra designação.
    Poderá questionar-me se eu considero o ensino na Madeira tão bom, porque é que não fiquei lá.
    E a minha resposta será que, com muita pena minha, tive que regressar ao Continente, por razões familiares (doença dos meus pais já idosos).
    O que acho que está completamente errado é a recondução dos contratos, não pelos colegas, que têm todo o direito a ter uma colocação, mas pela injustiça de que há professores com mais graduação que não conseguiram colocação. Como alguém já escreveu atrás a culpa não é dos colegas, mas do sistema.

    ResponderEliminar

  22. Sou contra as reconduções.

    Considero que há condições para a vinculação de 2000 a 2500 professores contratados.
    Essa vinculação extraordinária deve ser feita obrigatoriamente este ano, para professores que ficaram colocados em horário completo, de acordo com a graduação, independentemente de terem sido reconduzidos ou colocados em contratação inicial.
    A vinculação deve ser a uma zona.

    Neste caso, apenas serão ultrapassados os professores que, podendo ter ficado colocados, não quiseram ou não puderam alargar a área geográfica do seu concurso. Parece-me justo.

    ResponderEliminar
  23. Voltamos ao mesmo, para o bem e para o mal, a graduação deveria ser a única formula de colocação de professores.
    Relativamente à Madeira , esse exemplo de democracia, conheço bem como se faziam as colocações. Tenho colegas que foram para lá sem trabalho e depois de muito esfregar a D. Manuela da Secretaria Regional (penso que era este o nome)lá ficaram a durante 3 anos (tempo suficiente para vir para o continente e conseguir lugar). Se foi fácil? Certamente não. Mas que acontecia, acontecia. Agora não sei como é. Graduação sem siglas, é o meu lema.
    A colega não reconduções, mas eu tb não dacls aproveitadores,

    ResponderEliminar
  24. Não acredito, mais pó para os olhos, aínda são gozados por um prato de lentilhas. Porquê 10anos, os de ... 7,8,9 não são professores? ou tb têm que levar mais pancada para um dia fazer parte do quadro. Não acredito!!! se existem colegas com horário zero aínda vão integrar mais professores, só se estes servirem de encosto aos colegas de horário zero para estes não caírem de tedio. São gozados porque acreditam em tudo!!! por isso a nossa classe está como está sem dignidade, sem respeito, vendem-se por um prato de lentilhas, miseraveis, as coisas devem ser feitas com regras, devem ser defendido os direitos da classe e não pequenas migalhas para calar!!! a classe é subsrviênte porque quer, porque perdeu o respeito por si próprio a dignidade. Vejam o exemplo dos médicos, dos pilotos, dos juizes, esses defendem, têm dignidade, mas a classe dos professores é mendiga, vergonhosa, sem dignidade...

    ResponderEliminar
  25. No contexto atual não acredito que tal aconteça. Recentemente assisti a uma conversa num grupo de convivas em que observei o sucesso da propaganda psicológica baseada no preceito do “eles” e “nós”, em que “eles” é o Estado e “nós” o setor privado. Concluí que deve existir um vasto conjunto da população cujos rendimentos são obtidos no setor económico privado, que está convencida que uma solução importante da salvação económica do país é a reestruturação do Estado através da redução significativa dos recursos humanos. Estas pessoas consideram que são o número excessivo de trabalhadores públicos e respetivos salários que contribuem para a tributação fiscal pesada. Confesso que assisti passivamente aos argumentos apresentados, porque a convicção psicológica e ideológica estava tão enraizada, que era inútil comentar para obrigar a refletir sobre como se sabe se é excessivo e que despesas é que pesam mais. É aflitivo verificar que essas pessoas não têm noção das consequências sociais gravosas se o tal ‘monstro’ do Estado deixar de existir: como viveriam os doentes, os velhos, as crianças e desempregados…
    Dessa discussão, apenas reforcei a convicção da efemeridade da função pública, porque os próprios utentes consideram-na um encargo oneroso e inútil; neste contexto é impossível exercer o trabalho com produtividade, quando um conjunto significativo da sociedade que usufruiria desse trabalho o rejeita como benéfico. Compreendo Quixote na sua luta contra os moinhos de vento…

    ResponderEliminar
  26. Faço minhas as palavras da colega Maria P:
    "O que acho que está completamente errado é a recondução dos contratos, não pelos colegas, que têm todo o direito a ter uma colocação, mas pela injustiça de que há professores com mais graduação que não conseguiram colocação. Como alguém já escreveu atrás a culpa não é dos colegas, mas do sistema."

    ResponderEliminar
  27. Não é este ano que temos exames de acesso à carreira?

    ResponderEliminar
  28. Não se esqueçam que certamente haverá outros fatores que terão peso numa possível vinculação extraordinária, como por exemplo, as formações que cada docente foi obtendo (refiro-me entre outras a graus obtidos e pós-graduações). Também não concordo que se vinculem só os docentes com mais de dez anos de serviço... seria injusto para os que têm nove, oito e etc.

    ResponderEliminar
  29. Devia haver concurso nacional, tanto para QZps como para contratados.

    ResponderEliminar
  30. Depois de ler todos os comentários fiquei chocada com os argumentos dos colegas. Concordo que as reconduções são uma enorme injustiça, mas, até hoje ainda não senti que me tivessem prejudicado a nível de concurso, porque tenho ficado sempre colocada em horário completo apesar destas existirem (a maior parte das vezes longe de casa). A perspetiva da sua existência tem-me estoirado os nervos, porque tenho sempre o receio de não haver horário para mim. Nunca fui reconduzida, por querer a aproximação à residência. Este ano que passou fiquei perto de casa, mas devido à restruturação curricular não tive horário para recondução. Concorri e fiquei colocada perto de casa noutra escola. Isto depois de uma vida errante em que em 20 anos de contratos apenas fiquei perto de casa metade deles, não gozo casa, marido nem filhos, porque tenho de trabalhar onde exista horário. Estou na 1ª página da lista graduada, quase no início. Acho que mereço a vinculação ,não acham? Tenho lutado muito, ficando longe de casa para me manter nesta luta. Mereço uma recompensa: vincular ao Estado. Agora o problema é que eu não acredito nesta vinculação ainda este ano. Seria justo, mas para mim, deveria ocorrer a partir das listas de graduação. Os mais graduados ficavam automaticamente vinculados, independentemente, de terem ficado colocados ou não neste concurso, uma vez que muitos não ficaram devido às reconduções.

    ResponderEliminar
  31. Vinculação de docentes sob o critério de terem mais de 10 anos de serviço? Não é justo para os que têm 9, 8.... Devem vincular quem faz falta ao sistema, tenha os 10 anos ou 2 anos. Contratado é contratado, ou agora existem contratados de 1ª e contratados de 2ª?

    ResponderEliminar
  32. A vinculação de professores contratados deve ser feita aquando do concurso geral de vinculação no próximo ano.
    Vinculações extraordinárias não passam de vinculações injustas a querer agradar a alguns para dar a imagem de condescendência...

    ResponderEliminar
  33. Pois é colega, acontece que se a vinculação se fizer no próximo concurso a nível nacional, haverá mais injustiças, porque os colegas das escolas privadas vão-nos passar à frente, porque têm mais tempo de serviço que alguns de nós. Nas minhas contas, passam-me à frente, pelo menos 11 que este ano estão em 2º prioridade e no próximo ano já podem concorrer na 1ª. Façam as vossas contas nos vossos grupos de recrutamento e vejam se será mais justo. A fazer vinculação, que seja este ano a partir da graduação!!

    ResponderEliminar
  34. Ao ler a argumentação, já está instalada a guerra civil social entre trabalhadores públicos do quadro e contratados, entre trabalhadores públicos e privados, entre trabalhadores e desempregados, entre trabalhadores e reformados, entre quem está saudável e quem está doente...
    Incrível como o método de propaganda das elites governamentais teve sucesso...

    ResponderEliminar
  35. Colegas, isto de vinculação extraordinária de contratados neste ano, quando nem todos concorrem nas mesmas condições, ou seja, quando alguns são reconduzidos e outros não (muitas vezes por simplesmente terem o azar de terem estado numa determinada escola onde desapareceram horários), pode gerar uma iniquidade enorme se não for acautelado que a vinculação ocorra segundo os critérios mais justos e objectivos, ou seja, a GRADUAÇÃO. Sou, evidentemente, 100% a favor da efectivação dos contratados, aliás, sou um dos que sofrem há mais de 10 anos com o facto de ser um mero contratado. Mas, como normalmente e logicamente o momento para efectivar é sempre aquando dos concursos nacionais para todos, pois só nessa altura é que todos concorrem em igualdade de condições, há que tomar precauções para evitar injustiças caso ocorra ainda este ano. Bem sabemos que para o governo do Relvas igualdade de condições não é para respeitar, mas esta iniquidade deve ser denunciada, pode gerar enormes injustiças. A vinculação é necessária como o pão para a boca, mas os professores contratados não devem querer obtê-la à custa de uma luta fraticida, com desigualdades e injustiças tremendas, como se os professores fossem inimigos uns dos outros e estivessem dispostos s pisar na cabeça dos colegas que tiveram o azar de ficar numa escola em que o horário desapareceu. Os colegas estão tão centrados na questão de acreditarem ou não da possibilidade de vinculação que NEM REPARAM NA INIQUIDADE que uma vinculação com base nas colocações-reconduções e não na lista graduada, neste ano, quando nem todos concorrem nas mesmas condições, geraria! Se fosse para haver vinculação agora e não no próximo ano deveria haver este ano um concurso geral igual para todos, o que não se verifica. A haver vinculação este ano, há que exigir que seja usado como critério EXCLUSIVAMENTE A GRADUAÇÃO e não o horário que eventualmente o docente tem ou não este ano (já que este último critério é meramente circunstancial).

    ResponderEliminar
  36. Caro anónimo da 1:09,

    O que está a sugerir no seu comentário leva a que, para o ano, praticamente nenhum dos contratados colocados este ano obtenha colocação.
    O MEC e a associação dos privados agradecem muito colaborações como a sua.

    Por favor, deixem casos individuais e centrem-se na vinculação extraordinária.

    ResponderEliminar
  37. Luis M.

    Algumas opiniões aqui lavradas só ajudam a reforçar a ideia que muitos têm sobre os professores. Esquecem-se que o sitio é publico e que muitos vêm aqui ler alguma da verborreia.

    Algumas coisas aqui ditas sobre os concursos e uma suposta vinculação são de completa ignorância. Só para assinalar um exemplo: só há recondução de contratados se nenhum professor de quadro tiver interesse na vaga.

    Depois como é obvio, uma vinculação só pode ser por concurso nacional e com respeito pela graduação, pois nem professores nem sindicatos estão pelos ajustes de que fosse de outra forma, sob pena de acabar tudo nos tribunais.

    Mas a minha convicção é que tudo isso é para calar tolos, até porque o ministro das finanças não está pelos ajustes.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo da 1.09:
    EXATAMENTE.

    ResponderEliminar
  39. ao Ricardo das 11:24

    Sou do QZP 11, grupo 400, com 20 anos completos de serviço. Qual é o seu problema?

    ResponderEliminar
  40. Acreditem, eu depois de ler o artigo do Álvaro Vasconcelos, começo a acreditar que é possível fazer a vinculação este ano. E porquê? Todos os contratados concorreram este ano. A lista de graduação está atualizada. Como tenho ouvido dizer nos meios de comunicação social é para contratados com mais de 10 anos de contratos. Isso é fácil de ver nas listas de graduação. Não deve contar quem foi ou não colocado, mas os professores que prefazem estes anos requeridos para a vinculação. Não sei porque é necessário complicar tanto as coisas. Eram vinculados este ano e no próximo ano concorriam em pé de igualdade com os colegas do quadro para terem um horário, perto ou longe de casa. Isto não feriria as susceptibilidades de ninguém. Depois, fico a pensar, todos ou quase todos os docentes com mais de 10 anos de serviço acabarão por ser colocados até ao final de Dezembro, logo penso que todos beneficiariam da vinculação este ano.

    ResponderEliminar
  41. Então e o professor que tem nove anos e 364 dias?

    ResponderEliminar
  42. Chefe de Serviços de Administração Escolar aposentada - Pela larga experiência que tenho de concursos de pessoal docente e com duas filhas professoras, tendo uma delas c/ 16 anos de serviço e não foi pela 1ª vez colocada. Qto à vinculação de professores contratados e colocados na 1ª colocação, não concordo, pq há profs q/não ficaram nessa 1ª colocação e têm mto mais tempo de serviço. Por isso acho q/ a forma mais justa e legal é vincularem pelo concurso externo, que se realizará em 2013/14. Tb não concordo c/as reconduções, pq reconduzem alguns profs com menos tempo de serviço de tantos que ficam sem colocação e têm mais anos de serviço (maior graduação profissional). Mesmo assim acho q/ esta coisa das vinculações dos profs qdo o ano letivo já começou,é um «tapa olhos» do sr Dr Crato. Felicidades e boa sorte para todos vós profs por quem sempre tive e tenho ainda mta estima e consideração.

    ResponderEliminar
  43. 10 anos? nao entendi! de tempo de serviço? ou de contrato?
    então...
    a) dois professores...um com 10 anos de horário completo ( logo 10 anos de temppo de serviço) e outro com 10 anos mas de horários imcompletos (logo menos de 10..)entra o 1º?

    b) dois professores...um com 10 anos(do que quer que seja) com formações daquelas básicas que a escola teima em oferecer...e outro com menos de 10 anos, mas com mestrado ou doutoramento(pagas!!!)...entra o 1º?

    c)dois professores...com igual tempo de serviço ou contrato de 10 ou outro numero qq...um com mestrado de bolonha outro com mestrado pré-bolonha...entra qual?

    parece.me que nao entra ninguem...
    :)

    ResponderEliminar
  44. compreendo o stress mas n posso deixar de achar piada a alguns dos comentários sobre este assunto.. Acham possível k se encontre uma regra k vá ser justa para todos?? O País das maravilhas n existe!!! 10 anos de serviço (eu n os tenho) parece-me um bom começo.. seria excelente se assim acontecesse!!
    Pedro_Norte (chat)

    ResponderEliminar
  45. ah..agora querem que a formaçao adquirida ao longo da carreira conte...
    muito bem...sr.endinheirado
    como era possivel com o meu misero ordenado pagar formação?
    quem a foi adquirindo foram os mesmos os bafejados...
    a maioria dos profs tem no curriculo certificados que ajudaram outros a
    encher o bolso de euros e contas para pagar a prestaçoes
    não inventem,tempo serviço estado(escola publica)e graduação
    mesmo assim há as injustiças adquiridas con as reconduçoes e a maneira de contabilizar serviço igual de forma diferente
    podia dizer mais,mas por agora basta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. falam todos em injustiça, voltam-se uns contra os outros -outra vez- mas esquecem de onde começa a verdadeira injustiça. Todos os trabalhadores com mais de 3 anos' no mesmo local' repetidamente a exercer as mesmas funcoes deve ser integrado. Assim, é justo, assim é o que determina a lei e os interesses pessoais/corporativos.

      Eliminar
    2. falam todos em injustiça, voltam-se uns contra os outros -outra vez- mas esquecem de onde começa a verdadeira injustiça. Todos os trabalhadores com mais de 3 anos' no mesmo local' repetidamente a exercer as mesmas funcoes deve ser integrado. Assim, é justo, assim é o que determina a lei e os interesses pessoais/corporativos.

      Eliminar

  46. Desculpem-me o dasabafo:

    Estes comentários ultrapassam o umbiguismo (nada a ver consigo, Paula! ;)

    Revelam BURRICE pura!

    Deixem-se de tratas e de armar em vítimas, porque se não houver vinculação este ano, para o ano nenhum dos contratados que aqui mede razões às pilinhas terá lugar.

    Enfermeiros, são 750 vinculados, quando se começou a falar em 1000

    Apontem aí para começar a negociação em 2500 e pode ser que se safem metade, repartidos pelas listas, de acordo com as necessidades e em função da graduação.

    ResponderEliminar
  47. Boa Noite!
    Preciso que alguém me dê uma resposta se puder. Não fui colocada nesta primeira lista e gostava de saber se posso desistir da reserva de recrutamento? No caso de não poder desistir, serei penalizada se por ventura ficar colocada nestas próximas listas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  48. A pior coisa deste Concurso (além do pessoal que ficou no desemprego, como é óbvio) foi o facto do MEC permitir as renovações de Contrato. Isto tem que acabar!

    ResponderEliminar
  49. Ao anónimo das 05.03,

    Caro anónimo, se tivesse algum problema não recorreria a si, mas sim a um colega do grupo 500.
    Respire fundo...

    ResponderEliminar
  50. Como sempre somos uma classe de fracos em que cada um só olha para o seu quintal. Se a lei refere que após 3 contratos tem de haver entrada para os quadros porque e que não e isso que e defendido mas sim os 10 anos. Se alguém for capaz de me explicar agradecia.

    ResponderEliminar
  51. Concordo com João Carlos Narciso. As reconduções são uma grande injustiça.
    Afinal para que fazem listas?
    Os sindicatos provaram mais uma vez aquilo que os move. Os interesses negociados passam por deixar passar aquilo que só prejudique os contratados.
    Estou quase no topo da lista, concorri a nível nacional e não fiquei colocada porque fui ultrapassada pelas reconduções. É imoral!

    ResponderEliminar
  52. Tenho cerca de 20 anos de serviço e, claro está, não fui colocado...
    Esta questão das vinculações, na minha opinião, sendo que já vi "esta jogada" há muitos anos antes, só serve para nos desviarmos da verdadeira realidade de saque e destruição de Portugal e nós, parte da "elite intelectual" perdemos tempo a lutar entre nós pela possibilidade de uma migalha como esmola e em vez de defender o que interssa, que é Portugal, andamos a ver quem consegue ter um umbigo maior!!!
    A solução dos nossos problemas passa por algo maior e mais importante, salvar o nosso País destes, ou os outros iguais do costume, que nos saqueiam... ou será que nhnhum de vós tem familia?!!!...

    ResponderEliminar
  53. Não me parece lógico que aceitemos esta vinculação na forma de vinculação extraordinária. Se o governo se está a sentir pressionado devido à legislação laboral apontar para os 3 anos de contrato seguidos. Era apenas isso que devíamos aceitar. Se nos contentarmos com menos será um tremendo tiro no pé. Ou estamos cada um a pensar no seu umbigo mais uma vez. Uns a pensar nos tais 10 anos, outros na graduação, outros no horário completo renovado. Nenhum de nós é descartável.

    ResponderEliminar
  54. Joana Rebelo Sousa escreveu a verdade!
    “Utilizando argumentos demagógicos, procurando divisões entre pais e professores, colocando professores de uma disciplina contra os de outra disciplina, juntando escolas que distam entre si de muitos quilometros, colocando cada vez mais alunos em cada turma, extinguindo as poucas disciplinas que apelam ao saber-fazer, criando o mito de que existem professores a mais nas escolas, fazendo pairar no ar a ideia de que o rigor e a excelência se alcança apenas com mais exames, etc, etc …. o Senhor Ministro a breve trecho conseguirá uma escola mais pobre e um País sem futuro.
    Se calhar abrir-se-á espaço para as escolas privadas proliferarem e então, nesse dia cada vez mais próximo, só quem tiver dinheiro é que poderá estudar… será que isto já não se passou em Portugal?
    Os portugueses precisam de saber o que se está a passar nas escolas.
    Os portugueses precisam de saber que esta humilhação constante dos professores (na qual alguns por desconhecimento ou má fé colaboram) apenas tem um objectivo: fragilizar a escola pública.”

    ResponderEliminar
  55. Ora... vamos refletir um pouco. Há dez anos atrás todos os professores sabiam que o sistema estava a entupir. Faz-me confusão colegas escreverem aqui que passados 3 anos devem estar vinculados. Eu sinto que estão a gozar comigo. Há 3 anos atrás era BASTANTE visível as dificuldades tremendas para conseguir um horário com facilidade. E quem ingressou na carreira há 3 anos atrás não pode vir agora solicitar os "mesmos direitos" de outros professores que têm mais de 4000 dias de serviço. Sou apologista de um concurso normal, de graduação. Mas por favor... basta a sociedade com o egoísmo dos "MEUS DIREITOS" - sejam apenas democratas e justos.

    ResponderEliminar

  56. http://wehavekaosinthegarden.blogspot.pt/2012/09/engolir-laranja-envenenada.html

    A lista de professores colocados, ontem conhecida, representa uma redução de 40,5 por cento (menos 7.571 docentes) face à de Agosto do ano passado, segundo contas da Fenprof, que classificou estes números como sendo «de uma violência atroz».
    De acordo com o líder da Federação Nacional dos Professores, Mário Nogueira, que falava em conferência de imprensa no Porto, após uma primeira análise dos números, só a renovação de contratos caiu 43,5 por cento (menos 4.471), em relação a 2011. Seguem-se agora colocações via bolsas de recrutamento que, se caírem na mesma proporção, permitem antecipar, na leitura sindical, a exclusão do sistema de 15.000 a 18.000 professores.

    Quando a Sinistra Ministra estava no poder a luta contra o processo de avaliação e a destruição da Escola pública foi encabeçada pelo Mário Nogueira que rapidamente se viu ultrapassado pela união dos professores e de muito movimentos que criaram. Por duas vezes Lisboa foi palco de gigantes manifestações que fizeram com que finalmente se sentisse uma réstia de esperança e de acreditar que ainda havia poder na luta das pessoas para fazerem recuar as politicas do então governo de socretinos. Depois de ver os governos atacarem os direitos dos cidadãos e de as lutas sindicais não o conseguirem impedir finalmente se provava que havendo vontade tudo era possível. A Sinistra Ministra estava derrotada. Inesperadamente, ou talvez não, surge a noticia de que o Mário Nogueira tinha assinado com o governo um Memorando de Entendimento, que se minimizava as medidas da Ministra, lhe possibilitava a continuidade de existência bem como das suas politicas. Assim morreu uma luta que estava ganha e se desmobilizou os professores. Hoje, após a chegada deste governo e deste DemoCrato que ocupa o cargo de Ministro os professores sentem na pele o resultado dessa derrota e dessa desmobilização. Os professores que conseguiram colocação não a querem colocar em risco, os que vão para o desemprego estão sós e sem esperança. E agora Mário Nogueira?

    ResponderEliminar
  57. VINCULAÇÃO????Eu tenho 10 anos de tempo serviço e no ano passado só consegui 3 meses de horário e este ano estou de novo em casa...Quem vai vincular???os reconduzidos com 4 e 5 anos que tiveram a sorte de ter cunha e de ter caído nas boas graças??? que país de M####!

    Algarve

    ResponderEliminar
  58. Ricardo disse...
    Os qzps deviam ser obrigados a concorrer a nivel nacional. E se não tivessem horario, aí sim, poderiam ser considerados DACL. Caso contrário, aproveitam a legislação para passar a frente de outros colocados bem graduados. GRADUAÇÃO em 1º Lugar. Professor do QE com 15 anos de serviço, 7 distritos no lombo, 9 escolas e mais de 450000kms de estrada...

    Não podia estar mais de acordo. Era o que faltava um contratado com 10 anos de serviço ficar efetivo numa escola perto da minha casa e eu com 18 anos de serviço estar efetivo a 120 Km de casa e sem poder concorrer a essa vaga uma vez que é só para profs contratados e eu sendo do quadro de escola não poderia aceder a essa vaga. Em Fevereiro de 2013 deverá abrir concurso nacional ( indo de encontro ao previsto uma vez que o quadriénio irá terminar este ano letivo) para efetivar e onde possam concorrer todos os pofessores independentemente de serem contratados ou do quadro e onde prevaleça a graduação. Caso contrário os tribunais existem para repôr a verdade quando esta é atrocidada.

    ResponderEliminar
  59. Sr. Jorge Marques.
    Quando falo de vinculação com 3 anos de serviço, refiro-me a uma obrigatoriedade legal que acontece no privado e tem sido ignorada no público. Não estou a chegar a brasa à minha sardinha que já tenho 10 anos de serviço. Acho é que se trata de uma forma de justiça. Por que temos de ser diferentes?
    E quem está a puxar por esta história dos 10 anos que se ponha a pau, porque ainda ninguém explicou como funciona. Serão 10 anos seguidos em horários anuais completos? Será o somatório do tempo de serviço total? Contará o tempo antes da profissionalização?

    ResponderEliminar
  60. Boa!!!

    Não esquecer...que esses 10 anos devem ser feitos em escola pública!!! É que há MUITOS que aparecem nas listas com imensos anos de serviço....e 90% desses anos foram feitos em escolas privadas!!! Estes não podem ter o privilégio de uma eventual vinculação em detrimento de outros que possam até ter apenas 6/7/8 e mais anos de serviço na escola pública. Pelos comentários que vi na transversal...ninguém falou nisto...e acho importante salvaguardar essa situação!!!!!
    Sou professora há 8 anos...tenho 7 anos de serviço e também não estou colocada!!!!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  61. A vinculação extraordinária e automática, já a partir de amanhã... só pode ser efetuada se filtrarem ao máximo as escolhas. Assim:
    . Professores com pelo menos 12 contratos completos e anuais consecutivos em escolas do MEC.

    Só assim será possível.

    ResponderEliminar
  62. Boa tarde,
    Fico abismada com os comentários feitos por alguns colegas!! Por isso é que a classe de professores nunca tem um objectivo único...nem uma luta uniforme!! Vincular quem já esteve a sorte/cunha de estar no mesmo local 3anos seguidos??? Só podem estar a brincar....tenho assistido de tudo neste sistema, e não é "culpa do sistema"...é culpa de quem se aproveita dele para "cunhar" oportunidades únicas!!! Tenho 10anos de serviço e nunca tive a sorte/cunha de ter a tão magnífica RECONDUÇÃO...vou ser penalizada por isso????? FAÇAM AS PROVAS DE INGRESSO AO ENSINO E GRADUAÇÃO....justiça feita!!!

    E ACABEM COM AS MALDITAS RECONDUÇÕES!!!!

    Ass: desempregada e sem cunhas

    ResponderEliminar
  63. Só este ano houve reconduções???
    Tristes....

    ResponderEliminar
  64. SE O MINISTRO VINCULAR AGORA QUEM ENTROU DIA 1 DE SETEMBRO POR RENOVAÇÃO E MAIS UNS POUCOS DA LISTA E NÃO POR GRADUAÇÕES, MEU DEUS, O PAÍS ESTÁ PERDIDO.


    ___ se isso acontecer o movimento de professores contratados VAI TOMAR UMA ACÇÃO BRUSCA COMO NUNCA SE VIU NESTE PAÍS !!______________

    ResponderEliminar
  65. SERIA BONITO, A POLICIA PRIVADA, OU SEGURANÇAS, IREM A CONCURSOS DE POLICIA PÚBLICA.

    MAS NO PROFESSORAdo PODE-SE tudo, ATÉ CORTAR OS DIREITOS ESTIPULADOS NO CÓDIGO DO TRABALHO, OS OURTOS TRABLHADORES TÊM DIREITOS , OS PROFESSORES NÃO.

    ESTA ILEGALIDADE TEM QUE IR PARA OS TRIBUNAIS.tem que haver justiça, já que o estado portugês é o primeiro criminosos, ao não cumprir propositadamente e de má fé a lei.


    TUDO PARA O TRIBUNAL, E SE FOR PRECISO O TRIBUNAL EUROPEU.

    PROFESSORES SÃO TRABALHADORES COMO QUALQUER UM, POR ISSO TAMBÉM TÊM OS DIREITOS QUE ESTÃO CONSAGRADOS NO CÓDIGO DO TRABALHO.


    O MINISTERIO JÁ ESTÁ A CONTRATAR PROFESSORES DE DIREITO PARA RESOLVER PROCESSOS, APELO A ESSES COLEGAS PARA TEREM UM "BOM SENSO" RELATIVAMENTE A ESSES PROCESSOS DOS COLEGAS.

    ESPERO QUE O ESTADO PORTUGUÊS PAGUE MUITO MAIS EM PROCESSOS E SUBSIDIOS DE DESEEMPREGO DO QUE SE COLOCAR ESSES PROFESSORES A TRABALHAR, PARA VER SE APRENDEM!!!

    ResponderEliminar
  66. «Quantos aos números serão vinculados 8 mil como se anunciou recentemente? »

    ENQUANTO FALAM DESSA MERD DA VINCULOAÇÃO QUE NUNCA VAI CHEGAR ACONTECER E SE CHEGAR É COM PREJUIZO PARA A CARREIRA DOCENTE, DE MANEIRA NENHUMA SE VAI PROCESSAR DE MANEIRA NORMAL,

    ESQUECEM-SE DO PRINCIPAL.


    40% DOS DOCENTES FORAM PARA O DESEMPREGO E SEM PRESPETIVAS DE FUTURO À VISTA.

    OTÁRIOS!!! ESSAS NOTICIAS É PARA DESVIAR AS ATENÇÕES DO PROBLEMA PRINCIPAL QUE É MUITO GRAVE, METERAM METADE DE PROFESSORES NO DESEMPREGO COM AS ESCOLAS E OS ALUNOS A NECESSITAREM DE PROFESSORES.

    ResponderEliminar
  67. MUITOS DOCENTES DESEMPREGADOS TEM QUASE DUAS DÉCADAS DE SERVIÇO, E ISSO ACONTECEU PORQUE ÓBVIAMENTE NÃO CONCORRERAM PARA TODO O PAÍS.

    SERIA INJUSTO, VINCULAR RECONDUÇÕES OU PROFS COM MUITO MENOS ANOS EM DETRIMENTO DESTES MAIS ANTIGOS.







    ResponderEliminar
  68. ANÓNIMO DAS 5:27 p.m.

    Quem lhe disse que não concorreram a todo o país? Lá vem essa conversa de m****!!! Sabe disso? Quantos de nós não concorremos a todo o país há 4 anos para vincular e não se conseguiu? E noutros anos? Já chateia essas afirmações sem conhecimento de causa! Fale por si e deixe os outros!

    ResponderEliminar
  69. E que irá acontecer aos professores de EVT com mais de 10 anos de serviço? Também vinculam depois de lhes terem "implodido" a disciplina? Haverá maior injuntiça que esta....

    ResponderEliminar
  70. Os profs de EVT com mais de 10 anos tb devem querer vinculação... só faltava mais esta.

    ResponderEliminar
  71. Fale por si e deixe os outros!

    E VOÇÊ É PROF CONTRATADO COM DUAS DÉCADAS DE SERVIÇO, CONCORREU PARA O PAIS TODO E ESTÁ DESEMPREGADO?

    ResponderEliminar
  72. Como é possível reconduzir profs contratados quando há inúmeros professores no Quadro de Mobilidade a quem não foi atribuído qualquer horário e a quem poderia interessar as vagas "tomadas" por aqueles profs contratados??? Os profs do Quadro de Mobilidade deveriam ter preferência!!!
    E em que base se procede à recondução?? Deveria ser numa base nacional e numa base de classificação.Considero que estas recondução "cozinhada " na escola é progundamente injusta. E as vinculações deveriam ser feitas na mesma base

    ResponderEliminar
  73. O último anónimo está muito mal informado. Os colegas dos quadros estão sempre à frente das reconduções. As reconduções só acontecem se ninguém do quadro concorrer para lá. Outra questão é a sua justiça num ano como este. Quando muitos colegas deixaram de ter recondução devido à redução do nº de horários e elevado nº de horários zero. A recondução dependeu especialmente da sorte.

    ResponderEliminar
  74. Reconduções ou ofertas são pouco justas, concordo!
    E a graduação??? É justa?? É feita inicialmente a partir da idade e das notas de final de curso!! Idade?? No meu caso, por ser nova e nunca ter chumbado um ano na escola, fiquei das ultimas com a minha media na lista de graduação!!!
    Na altura só pensava, que chumbar compensa para ser professor, segundo a taoooooo justa lista de graduação!!!

    ResponderEliminar
  75. Boa tarde.
    É com muita tristeza que verifico que o desespero gera estas grandes injustiças e comentários tão mesquinhos. Cada caso é um caso. Sou contratada há 14 anos, somo 9 de tempo de serviço. Houve tempos em que concorri para o país inteiro. Nem horário completo, nem incompleto, nem anual, nem temporário... Optei por tirar uma segunda licenciatura, o que me trouxe alguma estabilidade (mas não muita). No ano passado vi alguém que tinha uma graduação inferior à minha ser reconduzido, e eu não... Tive sorte, arranjei um horário completo a 1 de setembro. Vejo pessoas queixarem-se dos colegas a torto e a direito, cada um olha para si. Se são reconduzidos são a favor, se não são, são contra; se completam horário/arranjam colocação num ciclo diferente da sua qualificação profissional são a favor, se forem os outros a arranjar, são contra... Eu sei quem agradece estas "birras"... Estou cansada e só quero um pouco de justiça e dignidade... Será a "morte na praia" novamente? Espero que não.

    ResponderEliminar