quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Professores do ensino superior com possibilidade de aumento remuneratório?!

Professores do superior poderão ter aumentos em 2013 

Comentário: De acordo com o que se pode ler na versão papel, "os professores do ensino superior vão ficar a salvo dos congelamentos decretados para a função pública e, no próximo ano, a progressão na carreira destes docentes voltará a ser acompanhada dos respectivos aumentos salariais. A excepção está prevista num documento que o Governo ontem enviou aos sindicatos e deverá ser incluída no Orçamento do Estado (OE) para 2013".

Mas não se fica por aqui, pois segundo o mesmo artigo, "a proibição de valorizações remuneratórias “não é aplicável” aos professores universitários e do ensino politécnico que obtenham os graus ou títulos necessários “para transitar para uma categoria de professor auxiliar, professor adjunto e professor coordenador”. A regra aplica-se também aos assistentes de investigação, que podem passar para a carreira de investigador auxiliar. Num caso e noutro, a progressão só terá efeitos salariais a partir de 1 de Janeiro de 2013 em diante, mesmo que esses graus tenham sido obtidos antes".

Nem sei muito bem o que escrever acerca deste tema... É que tenho cá em casa uma doutorada, e nem por isso se vê valorizada na sua remuneração (ou em outra coisa qualquer). Muito pelo contrário. Para mim, se querem utilizar a justificação da obtenção de graus académicos superiores enquanto possibilidade de valorização remuneratória, então que a façam para todo os "funcionários" do MEC. 

Mas nem mesmo assim... 

Não me parece justo o congelamento/corte de um lado e possibilidade de acréscimo no outro... Mesmo que eventualmente residual. 

11 comentários:

  1. Não se percebe o argumento que justifica esta discriminação na função pública! Seria bom que Nuno Crato viesse justificar esta opção...

    ResponderEliminar
  2. Uma vergonha reveladora da fragilidade do Governo!

    ResponderEliminar
  3. É para os amigos óbviamente.

    Os docentes das universidades já ganham pouco e saem tarde.

    ResponderEliminar
  4. E claro tmabém faz sentido desviar mais dinheiro para as privadas, afinal é mais uma tábua de salvação para as veras pereiras.

    Andem a dormir sim, qualquer dia se não tiverem o cartão do clube, não tem emprego em nenhum lado.

    Quem conseguir entender e ver que o faça.

    ResponderEliminar
  5. E venham dizer que somos todos professores...hãm-hãm...nota-se! Faria se não fossemos...
    É preciso ter em linha de conta quem dá aulas no superior "né" ?!...está tudo explicado...

    ResponderEliminar
  6. Já que estão a perder alunos, cursos a encerrar (por falta de alunos) então são compensados (talvez pelo fato dos alunos terem emigrado). Está certo!!!

    ResponderEliminar
  7. Não esqueçamos que muitos professores do Ensino Superior são políticos, ex-membros de Governos, deputados e/ou, porventura, também membros da maçonaria.
    "Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não tem arte!"
    Este é o verdadeiro lema do actual Governo, símbolo de equidade e justiça.

    ResponderEliminar
  8. No concelho onde resido, nesta 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público foram colocados 86 alunos nas três escolas do respetivo Instituto Politécnico.

    Das 479 vagas existentes sobraram 393, tendo havido cinco cursos que não registaram qualquer entrada, conforme divulga o jornal regional.

    E são alguns dos profissionais que aqui trabalham, muitos familiares entre si, desde a própria presidência, passando por professores, administrativos, até aos simples assistentes operacionais, repito: são professores deste Ensino Superior público que verão as respectivas carreiras descongeladas em 2013 e, provavelmente, o seu salário aumentar, enquanto se vão entretendo com meia-dúzia de alunos cada um, para justificar a existência da instituição?

    Para que serve uma instituição de Ensino Superior destas, com toda a traquitana e custos que envolve, quando nem um quinto das vagas que possui consegue preencher anualmente, de há vários anos a esta parte?

    ResponderEliminar
  9. Não esqueçamos que muitos professores do Ensino Superior são políticos, ex-membros de Governos, deputados e/ou, porventura, também membros da maçonaria.

    SIMBOLO DA EQUIDADE , FRATERNIDADE E JUSTIÇA.

    EXACTAMENTE.

    O povo devia perceber o que está por detrás disto.

    Já coloquei em posts anteriores a questão, porque é que não cortaram nos docentes para o ensino supeior?

    Então lá não existe a realidade do país, ó que merdissima ,

    querem lá ver suas exas. com pequenos atrasos, que precisamos cada vez mais de licenciados ...para o desemprego.

    Lá já não se poe a questão dos cortes, afinal como em outros setores da sociedade onde há interesses, os cortes é só para os infièis do povo.



    SUAS SERPENTES, SEUS HIPÓCRITAS QUE ANDAM ENCOSTADOS AOS SERVIÇOS PUBLICOS PARA SUBSIDIAR RELIGIÕES E CLUBES de corrupção. Tomaram a democracia de assalto á conta dos tolos do povo que deixam TUDOOOO!!!

    ResponderEliminar
  10. CORTES PARA TODOS?
    DOIS PAÍSES , DUAS REALIDADES.
    AFINAL ONDE ESTAMOS?

    Bem, se os sindicatos aprovarem isto é o descalabro.

    Está-me cá a parecer que temos também sindicatos e sindicalistas a mais. A crise E OS CORTES vai ser para todos, ou continuará a ser só para alguns?
    Parece que estamos em DOIS PAíSES DIFERENTES.

    Fodsss já chega.Basta de tanta mer...


    Então temos licenciados e até mestrados e eventulamente doutores a "dar aulitas" no secundário e são tratados como lixo humano só para se poupar umas moedas, sem direito a carreira, sem direito a nada,deslocações forçadas, ordenados miseráveis e agora aumentos para os professores universitários? (Tive um aluno que dizia, eu ganho mais que o sr.professor e eu respondia-lhe com a miséria de governos que temos não é de admirar esta falta de respeito e ele questionava, com os seus estudos o que é que faz aqui, deixe esta porcaria).

    HÁ AQUI QUALQUER COISA QUE NÃO BATE BEM, neste pais dual.

    ResponderEliminar
  11. A uns manda-se para o desemprego, a outros aumenta-se o ordenado??

    Portugal, the best Circus of Europe, and watch the best clowns.

    Free ticketS and AN amazing night GUARANTEE with the RICH CLOWN and the POOR CLOWN. TO children and adults.

    EMIGRANTS HAVE A FREE SPECIAL DRINK.

    ResponderEliminar