segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"Os 'porquês' do horário-zero"

Já há algum tempo que não transcrevo artigos da imprensa escrita de forma integral, no entanto, e pela sua relevância deixo-vos de seguida com algo que achei bastante relevante e que furtei daqui.

"A duas semanas do regresso às aulas, muitos docentes não sabem o que lhes reserva o novo ano lectivo. Muitos são os que vão ficar sem turmas atribuídas, ou seja, com o chamado horário-zero. Mas, afinal, quais vão ser as implicações? 

Quantos professores vão ficar sem turmas para dar aulas? 
Segundo o Ministério da Educação e Ciência (MEC) são 5.733 os docentes em Destacamento por Ausência da Componente Lectiva (DACL) – ou seja, sem turmas atribuídas e, por isso, com o chamado horário-zero. A Fenprof diz, contudo, que poderão ser 10 mil, já que os que estão em destacamento por condições específicas (como doença) só foram destacados muito tarde e as escolas podem não ter serviço para lhes dar. Os números reais serão conhecidos a 31 de Agosto, quando saírem os resultados do concurso. 

Por que acontece isso? 
A revisão curricular (que eliminou disciplinas), a criação de mega-agrupamentos de escolas e o facto de os horários serem ao minuto (tendo em conta que um tempo lectivo tem 45 minutos, um horário completo passou de 22 para 24 horas lectivas semanais) são apontados como explicação. A diminuição de alunos é outro dos factores. 

Sem turmas, o que vão fazer? 
Os que não ficarem colocados em concurso voltarão à escola onde estão efectivos, onde lhes será atribuído trabalho de apoio, sem diminuição do vencimento. 

Há menos alunos? 
Segundo o MEC, nos últimos três anos saíram do sistema cerca de 200 mil alunos, o que equivale a sete mil turmas no básico e secundário. 

Quantos professores existem? 
Em 2011, havia menos de 140 mil professores (38% dos quais com contrato) e em 2010 eram 150 mil (sabendo-se que entre 2006 e 2009 reformaram-se 5.200). No final de Julho, estavam desempregados 10.221."

13 comentários:

  1. o número 5733 continua a fazer-me confusão... o nº 10 mil então...
    estão em concurso 5.733 prof´s mas muitos ainda podem ser colocados com horário, certo?! eu pelo menos estou a contar com isso, o que faz com que eu deixe de ser um horário zero após a colocação. Está-se a fazer passar a ideia de que muitos prof´s vão estar nas escola (a receber) sem terem trabalho...
    o nº 10 mil parece-me excessivo, faz-me lembrar os números das manif´s o 800 para uns e 8.000 para outros

    ResponderEliminar
  2. Pescadora de águas turvasagosto 27, 2012 11:54 da tarde

    Ricardo, os diretores repescaram muitos professores. Para isso só tinha de dar uma explicação do tipo: coadjuvar, ajudar na biblioteca, apoiar os alunos com dificuldades... há gente que foi repescada sem haver uma única hora e algumas ficaram assim mesmo antes da repescagem.

    ResponderEliminar
  3. em relação 2º comentário, na minha escola e na reunião da drec com os diretores de Leiria e Coimbra não foram essas as indicações dadas. Tinha que existir 6 horas letivas ou nada feito (nem as DT contavam). E isto foi-me transmitido por 2 pessoas que assistiram à reunião. A diretora da escola onde eu estou (estava) disse-me que tentou (usou as "medidas") e não teve autorização. Estamos 4 a concurso de DACL num total de 37 que tinham concorrido

    ResponderEliminar
  4. Ola bom dia.
    As listas estão prontas.
    Estão a ser feitas as verificações.
    É uma razia completa relativamente aos contratados.
    Colocados perto de 10 mil contratados.

    ResponderEliminar
  5. ANÓNIMO DAS 6.46 a.m.

    "É uma razia completa relativamente aos contratados."

    Já agora, sabe quais são os grupos mais penalizados?
    E não compreendo uma coisa: qual a intenção de nos mandar concorrer a 2 QZP? Para alargar o leque de colocações? Mas se não ha as vagas? Para nos iludir ou para realmente conseguirmos 1 horariozinho, mesmo longe?
    Grato pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  6. E não compreendo uma coisa: qual a intenção de nos mandar concorrer a 2 QZP?

    A razão não a posso aqui dizer, mas garanto-lhe que para o ano SERÁ PIOR.

    Se ainda não percebeu mande-me um mail, pois não é conveniente falar aqui, pelo menos para proteção de todos os contratados.

    ResponderEliminar
  7. E não compreendo uma coisa: qual a intenção de nos mandar concorrer a 2 QZP?

    A razão não a posso aqui dizer, mas garanto-lhe que para o ano SERÁ PIOR.

    Se ainda não percebeu mande-me um mail, pois não é conveniente falar aqui, pelo menos para proteção de todos os contratados.

    ResponderEliminar
  8. A acrescentar a estas noticias a "culpar" as estatisticas de natalidade, podemos acrescentar.


    1) MAIOR CARGA LABORAL, IMPEDINDO Q OS PROFS PREPAREM CONVENIENTEMENTE AS SUAS ACTIVIDADES. PASSOU PARA 18 DEPOIS 20, 22 E NO PRÓXIMO ANO LETIVO 23 E MEIA (OS TAIS 1100 MINUTOS)

    2) TURMAS COM 30 ALUNOS, E EXTINÇÃO DAS QUE TÊM UM Nº MENOR, CONTRIBUINDO PARA A CONFUSÃO E PREJUÍZO DOS ALUNOS QUE JÁ FUNCIONAM COMO TURMA.

    E POR FIM, A TAL DESTRUIÇÃO DO ENSINO PÚBLICO. QUEM QUISER EDUCAÇÃO QUE A PAGUE.


    QUEM AINDA NAO REPAROU, ANDA MESMO DISTRAÍDO.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Ricardo. Não consigo compreender os horários de oferta de escola quando há dacls por colocar...será que me podia dar a sua opinião...obrigado.Silvia

    ResponderEliminar
  10. necessidades “transitórias/ residuais”

    Traduzindo: residuais, residuos, LIXO.

    ResponderEliminar
  11. dacls custam dinehiro ao estado, é melhor ocupar esses lugares com lixo, residuos.

    LEIA A LEGISLAÇÃO PERCEBE QUAL É A INTENÇÃO.


    RESIDUOS, PARA DAR UMAS AULINHAS, DEPOIS COMEÇAR A CHATEAR A CABEÇA E CORRER COM ELES.PARA O ANO AINDA VAI SER PIOR.-

    O ENSINO EM PORTUGAL É FAZ DE CONTA, SERVE INTERESSES PARTICULARES E É UM NEGÓCIO.

    ResponderEliminar
  12. Está-se a fazer passar a ideia de que muitos prof´s vão estar nas escola (a receber) sem terem trabalho...


    ahahaha anda tudo a dormir, ainda não leram a legislação? QUANDO ACORDAREM ESTÃO NO OLHO DA RUA.O TRABALHAREM SEM RECEBER É O SUBSIDIO DE DESEMPREGO ANTECIPADO.

    A EDUCAÇÃO É UMA FARSA, APENAS SERVE INTERESSES PARTICULARES, SERVE PARA DESVIAR DINHEIRO E É UM NEGÓCIO.

    PERGUNTEM-ME COMO E EU EXPLICO. E MESMO QUE EXPLICASSE ISSO AQUI, FICAVA TUDO NA MESMA, O POVO É PARVO.

    ResponderEliminar
  13. JÁ VIRAM QUEM ESTÁ NA PARQUE ESCOLAR? SABEM QUE HÁ LÁ "PROFS" A RECEBER DE DOIS LADOS? SABEM QUE HÁ "PROFS" NAS EMPRESAS SUBSIDIÁRIAS? PROFS QUE NAO SAO PROFS MAS QUE VAO RECEBER COMO TAL ...DE REFORMA. ENQUANTO VOÇÊS TRABALHAM TODA A VIDA PARA NADA.

    ANDAM A DORMIR??
    AGINHOS NÃO ABRAM A GUERRA, SERÃO TRATADOS COMO ANORMAIS QUE SÃO.

    ResponderEliminar