terça-feira, 28 de agosto de 2012

Contratação de escola e listas de colocação (concurso nacional)

Como muitos de vocês saberão estão a decorrer as contratações de escola relativas para os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e para os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas com Contrato de Autonomia. A aplicação foi disponibilizada a estes dois tipos de escolas no dia 14 de agosto de 2012, e tem causado alguma confusão aos menos "experientes" nas lides concursais.

Muitos se perguntam: Se concorrer a um (ou mais) horários de contratação de escola e entretanto for selecionado, o que acontece se também ficar colocado nas listas de 31 de agosto (concurso nacional)?

Bem, se lerem a nota informativa disponibilizada pela DGAE, a resposta parece-me algo clara: "Desta forma, estes Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, deverão efetuar todos os procedimentos necessários, até à fase da seleção dos candidatos, permitindo que a aceitação, por parte dos mesmos, possa ocorrer a partir de 1 de setembro de 2012".

Assim, não existe qualquer dúvida de que os professores saberão primeiro a sua colocação a nível nacional e só posteriormente os resultados do concurso à contratação de escola. Não se esqueçam também que muitos dos horários agora colocados a contratação de escola poderão ser ocupados pelos colegas dos quadros que aguardam os resultados da mobilidade interna.

2 comentários:

  1. No Alentejo não há um único horário a concurso... faltam 3 dias para sairem as listas de colocação. Não estou a ver como será possível realizar os devidos procedimentos de concurso e selecção dos candidatos, de forma a que os mesmos, saídas as listas, possam aceitar o que quer que seja, a partir de 1 de Setembro.

    ResponderEliminar
  2. Se ficar colocada em 31 de agosto, no concurso nacional, e tb em oferta de escola, será que posso desistir do concurso nacional sem penalização?

    ResponderEliminar