terça-feira, 17 de julho de 2012

Conselho para quem tem dúvidas no concurso de mobilidade

Hoje tive um dia repleto de telefonemas, que por motivos de trabalho apenas pude "retribuir" nas pausas do trabalho e quando cheguei a casa... Consegui responder (espero que de forma correta) a muitas das dúvidas que me colocaram, no entanto, outras (duas das quais já coloquei aqui) não consigo responder não só porque são demasiado específicas ou então não encontram resposta nos diversos documentos que até ontem consegui ler.

Assim, quando não sei responder à questão, a indicação que dou é sempre a mesma: é melhor telefonar para a linha informativa ou então colocar a dúvida na aplicação da candidatura (selecionando a opção e-concurso, escolhendo qual o assunto da dúvida e redigindo a mesma com um máximo de 500 caracteres).

Conselho útil: Se puderem, telefonem próximo da hora de abertura da linha informativa (9.30h). Por aquilo que já tive oportunidade de constatar (não só porque já tive alguém próximo que assim fez) o atendimento é bastante eficaz. Para além disso, e sempre que possível, solicitem esse mesmo esclarecimento na aplicação e-concurso... "Palavras, leva-as o vento".

29 comentários:

  1. Olá boa noite! Desde segunda que tento confirmar os meus dados nos itens identificação e situação e não passa do estado"a verificar". Já experimentei browsers diferentes, pc diferente e nada. Liguei para a linha de apoio e enviei pela plataforma o problema e nada de respostas. Preciso de ajuda com urgência.

    ResponderEliminar
  2. Olá boa noite! Desde segunda que tento confirmar os meus dados nos itens identificação e situação e não passa do estado"a verificar". Já experimentei browsers diferentes, pc diferente e nada. Liguei para a linha de apoio e enviei pela plataforma o problema e nada de respostas. Preciso de ajuda com urgência.

    ResponderEliminar
  3. Hoje liguei para o CAT. Esperei, esperei e esperei durante 3h43 min. Fui atendido e obtive uma boa noticia. Estando eu em DAR, O CONCELHO DE VINCULAÇÃO para o qual tenho de concorrer é o concelho da escola de destacamento. O SPN já tinha avançado com esta informação hoje de manhã. Ainda assim, coloquei a pergunta no econcurso, na plataforma de candidatura.... mas, entretanto, desapareceu o icone do econcurso... Aguardo uma resposta por escrito.

    ResponderEliminar
  4. Já agora agradecia que o Sr(a) Anónimo me explicasse melhor. Eu além de concorrer a DACL também estou a concorrer a DAR. Que vinculação é essa que fala?
    Também do econcurso não obtive resposta, a minha pergunta foi colocada logo às 10h e durante todo o dia não obtive nem uma única letrinha de resposta.

    ResponderEliminar
  5. Na aplicação do concurso não encontro o icon "econcurso" para colocar dúvidas. Exatamente onde está? Obrigada a quem consiga ajudar.

    ResponderEliminar
  6. Para Ana Franco.
    Estava em DAR e fiquei sem componente lectiva logo terei de concorrer a DACL. Como no nº3, do art 29º do dec lei 132 fala no Concelho de Vinculação a que estamos obrigados a concorrer, a minha dúvida residia a que concelho de vinculação se referia, ou seja, o concelho da escola onde somos efetivos ou o concelho da escola onde estamos colocados. A resposta positiva que recebi do SPN e, posteriormente, do CAT da DGAE foi que se refere ao concelho da escola onde estamos colocados.

    ResponderEliminar
  7. Tb n consigo encontrar o e-concurso na aplicação .. Onde está?

    ResponderEliminar
  8. Para Anónimo que ligou ontem para o CAT:
    Foi-lhe perguntado expressamente se estava, de momento, colocado em DAR?
    Ou seja, entende-se por "Concelho de vinculação" o concelho da escola onde estamos de momento colocados, quer esse destamento tenha sido por DAR ou por DACL?

    ResponderEliminar
  9. O conselho é bom, só não funciona.
    Fiz uma pergunta ontem às 10h no e-concurso e ainda não obtive nenhuma resposta.
    Além de que o próprio e-concurso agora desapareceu da aplicação.
    O tempo a passar e ... nada.

    ResponderEliminar
  10. Para Elisabete:
    DAR. Na candidatura, campo 2.2.3.1, coloquei código da escola onde estou colocado. Campo 2.2.3.2 código da escola onde sou efectivo. Campo 2.2.8 (concelho da escola de provimento/colocação)apareceu automaticamente o concelho da escola onde estou colocado (destacado). Assim, liguei para o CAT e informaram-me que é a esse código que sou obrigado a manifestar preferências por considerarem o concelho de vinculação. Para o caso dos colegas que estavam destacados por DACL não sei se é a mesma leitura...

    ResponderEliminar
  11. Afinal não tenho que ir a DACL. Mas como mais vale prevenir do que remediar entrei na aplicação para ver o que estava no ponto 4.1.
    Confirma-se o (Não)
    Mas depois, pensei: - Será que devia ter colocado o código do novo agrupamento ( Escola de Provimento) em vez do código do outro agrupamento a que pertencia?
    Fui tentar alterar e o resultado foi surpreendente! Eu conseguia alterar o ponto 4.1 (Sim/Não) quando à partida esse era um campo que só a escola poderia preencher até às 18h do dia 13/07/2012. É muito estranho!
    Saí sem gravar. Mas eu tinha o (Não. E quem tem o (Sim)?

    ResponderEliminar
  12. Para a experiencia:
    A aplicação foi alterada agora há pouco devido a esse problema. Já podemos concorrer. Esta alteração deve ser para evitar processos disciplinares aos srs. diretores que se esqueceram de indicar os docentes em ICL... digo eu.

    ResponderEliminar
  13. Esse campo foi tornado editável pelo candidato há poucos minutos. Apesar de terem avisado os docentes, algumas escolas não os tinham indicado nessa aplicação pelo que o candidato estava impossibilitado de prosseguir com a sua candidatura... Resolveram desse modo o impasse.

    ResponderEliminar
  14. Novamente para Anónimo que ligou ontem para o CAT:

    Quando receber essa informação por escrito, importa-se de partilhar? É que, infelizmente, acabo de receber informação contraditória... também do CAT... :(

    ResponderEliminar
  15. Fuentede e Elisabete

    Agora percebo, mas... não me deixa nada segura! Então agora a responsabilidade sobre a indicação da ICL passa a ser da única e esclusiva responsabilidade do docente.
    Não está correto e pode acarretar consequências que nós nem conseguimos imaginar. Penso que isto devia ser contestado. O MEC e os diretores que assumam esta embrulhada toda.

    ResponderEliminar
  16. Para a experiência:
    Tem toda a razão. Da primeira vez que liguei para o Cat disseram-me que a culpa era do diretor e que este ia ser responsabilizado. No mesmo dia, de tarde, outra pessoa do Cat tentou que eu esquecesse a escola onde estava colocada e colocasse nos dois campos a escola de vinculação. Disse mais... que se eu não concorresse seria exonerada!
    Enfim, depois decidiram alterar a aplicação para os diretores não terem dissabores. Melhor assim!

    ResponderEliminar
  17. Fuentede

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Ah! No poste acima era exclusiva em vez de (esclusiva) - até corei quando li o que tinha escrito.

    ResponderEliminar
  18. Para fuentede:
    Eu recebi exatamente o mesmo conselho do CAT hoje à tarde (colocar o mesmo código), sugestão que eu recusei de imediato visto que a aplicação assumia o código do concelho da minha escola de origem, situação que não me interessa... Pelo menos enquanto não esclarecer qual o meu "concelho de vinculação"...

    ResponderEliminar
  19. Colegas, felizmente no próximo ano tenho componente letiva, mas queria alertá-los para as respostas contraditórias da parte do CAT. Há uns anos atrás também tive necessidade de recorrer a este serviço e fui lá pessoalmente várias vezes. Nem imaginam as situações mais caricatas e preocupantes que os colegas expunham, muitas fruto de informações erradas fornecidas pelo CAT. Enquanto esperávamos e desperavamos na sala de espera, íamos trocando informações e resolvemos pedir que as respostas fossem apresentadas por escrito e identificadas. A chefe não gostou da ideia, mas durante algum tempo, conseguimos essa vitória. Pela minha experiência e pelas dificuldades que tive em alguns concursos anteriores, apercebi-me que parecer "ser normal" nos serviços CAT. DREVT, Sindicatos..., a respostas serem dadas consoante a pessoa que nos atende.
    Como já passei por isso deixo aqui o alerta com os meus votos de felicidades no próximo ano.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite,
    Estou colocado como DAR mas tenho de concorrer. Caso não seja colocado sou obrigado a voltar à escola origem ou continuo na de DAR?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  21. Boa dia,
    Preciso de uma ajuda: no campo 4- situação de mobilidade onde diz "Existindo disponibilidade de horário letivo com um mínimo de 6 horas na escola de origem, manifesta interesse
    em regressar à referida escola?: Sim/Não
    O regresso à escola de origem encontra-se condicionado à confirmação da existência ou não de horário com um mínimo de 6 horas à data da 2ª disponibilização da ICL, significa que se eu colocar “Sim” serei colocada lá se houver as 6 horas ou primeiro passará pela minha lista de preferências?
    Obrigada
    Claudia

    ResponderEliminar
  22. Bom dia, caros colegas.
    Como não concorria desde há 25 anos, enganei-me num item da minha candidatura. Não me apercebi de que se tratavam de horas lectivas e assinalei "22 horas" em vez de 18.
    Informaram-me de que poderia rever essa situação durante o período de reclamações e que a minha escola teria de me informar obrigatoriamente do erro cometido.

    Como é, colegas? Podem dar-me uma certeza quanto a esta informação?

    Muito obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar
  23. Alguém me consegue ajudar...não encontro a declaração de oposição ao concurso de mobilidade interna...?? Será que estou a ver mal?

    ResponderEliminar
  24. Caros colegas,
    por favor publiquem as informações do cat por escrito, pois tenho vindo a receber informações completamente contraditórias. Era bom que pelo menos o CAT tenha uma posição definida

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,
    sou QE até ver sem as ditas 6h00 necessárias; consegui "escolher" 23 escolas mas fiquei na dúvida se há ou não número mínimo obrigatório.Alguém me sabe informar?... agradeço :o)

    ResponderEliminar
  26. Boa noite, como não consigo ser atendido no CAT, não concorro há muito tempo (tenho 30 anos de serviço), sou professor do quadro, licenciado e fiz a antiga profissionalização em serviço 1989/91) tenho as seguintes dúvidas:
    1 - Tipo de habilitação: Qualificação profissional ou habilitação própria?
    2 - data da qualificação profissional: data da publicação em DR, data do despacho do Ministério ou 1 de Setembro de 1991?
    3 - Instituição: é faculdade onde me licenciei ou o Centro de Formação de Professores onde fiz a profissionalização?
    Desde já, obrigado
    jvieira.esphc@gmail.com

    ResponderEliminar
  27. De: A.R.
    Para:Julho 19, 2012 1:20 PM
    Na escola de provimento, onde submeti o meu concurso foi dito que não havia a declaração de oposição ao concurso e que no último concurso também já não houve.
    O recibo impresso é a prova de que somos opositores, visto que a declaração fica na escola.

    ResponderEliminar
  28. Boa noite,

    Sou DCE e também tive de concorrer. Deram-me indicação para colocar uma unica escola, a de provimento, nos campos 2.2.3.1. e 2.2.3.2. Coloquei a escola onde sou efetiva e não aquela onde estou destacada. Alguém procedeu de igual forma? Obrigada.

    Cloé

    ResponderEliminar
  29. Para Jvieira:
    1.qualificação profissional;
    2.data do despacho do ministério;
    3.faculdade onde se licenciou.

    ResponderEliminar