segunda-feira, 23 de julho de 2012

Concurso nacional de docente 2012/2013 - Manifestação de preferências para contratação inicial

Acabou de ser publicitado no sítio da DGAE o manual de candidatura da manifestação de preferências para a contratação inicial. No entanto, e como são necessários outros documentos para quem agora concorre, deixo de seguida a lista com tudo aquilo que poderá ser relevante:



Depois de lerem e analisarem bem estes documentos, podem aceder à aplicação da manifestação de preferências. Façam-no com calma, vejam bem como funciona esta nova aplicação... Embora seja mais segura (em termos de enganos nos códigos), o seu preenchimento leva mais tempo e pode ser mais confusa.


NOTA IMPORTANTE: Os intervalos são os que constam do mais recente normativo legal que rege os concursos de professores. Assim,

-"Os candidatos com as tipologias «Contratados», «Outros» e «LSVLD», que concorrem à Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento, podem escolher até 173 preferências por cada opção de graduação válida. 

As preferências são compostas, obrigatoriamente, por: 

Códigos de agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas (mínimo de 25 e máximo de 100 preferências)
Códigos de concelhos (mínimo de 10 e máximo de 50 preferências)
Códigos de QZP (mínimo 2 e máximo de 23 preferências)

Às preferências manifestadas deverão ser associados os intervalos de horário previstos e a duração previsível do contrato (contratos a celebrar durante o 1.º período letivo, com termo a 31 de agosto; ou contratos a celebrar durante o 1.º período letivo, com termo a 31 de agosto e contratos de duração temporária). 

Os intervalos de horário são os seguintes: 
• Horário completo;
• Horário entre quinze e vinte e uma horas; 
• Horário entre oito e catorze horas."

10 comentários:

  1. Mas afinal o intervalo de horários não era como no ano passado?

    ResponderEliminar
  2. Num ano como este é mesmo para gozar connosco colocar a obrigatoriedade de preferências segundo o novo modelo. Eu concorro em Lisboa e não será difícil colocar os 2 qzp e chegar aos 10 concelhos, mas colegas do Alentejo e Algarve, por exemplo, terem de colocar 2 qzp é desumano. Eu sei que será um ano difícil para obter colocação e que todos teremos de alargar as nossas opções mas, acho que nos esquecemos que os contratados também tem família.

    ResponderEliminar
  3. Mas Olga, se os colegas colocarem o mesmo QZP com intervalos de horário diferentes não conta como 2?

    Guida

    ResponderEliminar
  4. AS: Obrigada pelas informações...também fui confirmar o intervalo de horários. Infelizmente isso traz-me muita angústia e não percebo porque retiraram o intervalo de 18 a 21 horas! O intervalo de 15 a 21 dá muito que pensar (ainda por cima num ano como este, cheio de incertezas!!!!). Como é possível decidir agora algo que condicionará o ano todo. O professor contratado deveria poder alterar as suas preferências em Setembro, consoante as informações que entretanto cheguem. Decidir agora é um tiro no escuro! Sou contratada há 15 anos e nunca me senti tão indecisa nas opções (e costumo ser muito abrangente no meu concurso).

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Tenho uma dúvida que não consigo esclarecer lendo o aviso de abertura. Podemos colocar uma opção como anual e depois voltar a colocar a mesma opção como temporário??? Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Uma dúvida: se eu colocar vários códigos de QZP não necessitarei de cumprir o mínimo de códigos de escolas e concelhos? Ou terei que pôr na mesma 25 escolas e 10 concelhos? Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia
    tambem tive a tua duvida do HMM. Mas ainda acrescento mais uma... Eu sendo do Norte interior, no 3º intervalo de horários sou obrigado a candidatar-me para 25 Agrupamentos? Quer dizer que terei de me candidatar quase até ao Marco ou Penafiel para oito horas? ou será que nos podemos candidatar a escolas de Espanha? (esta ultima parte é a gozar mas por oito horas chegava mais depressa a Espanha). Depois de 13 anos de contrato e ter passado 5 anos entre os Açores e a Madeira pensava que tinha conseguido finalmente ficar pelo menos a 100 KMs de casa. Enganei-me ...

    ResponderEliminar
  8. Este novo concurso (plataforma) é uma verdadeira bosta. é lenta, e confusa. Para que porem as escolas TEIP se não nos podemos candidatar. estou a fazer o concurso à 15 minutos e ainda só consegui colocar 3 escolas. A plataforma esta sempre a "cair". Era mais facil a anterior em que só colocavamos o codigo da escola...

    ResponderEliminar
  9. "O mal só vence quando os Homens de Bem nada fazem."
    Está na hora de (con)correr atrás da cenoura... no entanto é importante continuar e sempre a lembrar-lhes que não somos burros e que, mesmo o mais dócil e trabalhador burro, um dia prega um coice a quem o permanentemente maltrata... Para quando o "Coice" dos 180 mil???!!!...

    ResponderEliminar
  10. não é possivel repetir os concelhos..ao chegar o nr 50 nao deixa por mais concelhos..mesmo que sejam os mesmos mas com intervalos de horario diferentes. isto é normal?

    ResponderEliminar