terça-feira, 3 de julho de 2012

Aviso à navegação

Já não é de ontem... Nem da semana passada... Acho que é algo que costumo fazer desde que criei este espaço virtual. Quem costuma vir ao "ProfsLusos" sabe que um dos principais conselhos que costumo colocar sob a forma de posts, reside no apelo à leitura dos diversos normativos legais que de alguma forma regulamentam a nossa vida profissional (e por consequência, a pessoal).

 Este ano, mais do que nunca é extremamente importante que leiam os diversos normativos legais. Já sei que as interpretações poderão ser dúbias (algo que considero propositado por parte do poder central), mas antes de elaborarem uma interpretação é importante que leiam tudo de "fio a pavio"... Até mesmo (e às vezes são bastante importantes) as normas finais e transitórias devem ser lidas.

Como generalista que sou, não posso (por falta de tempo) estar a estudar aquilo que não me diz diretamente respeito. Faço-o de forma ocasional e sempre que tenho vários colegas com uma mesma dúvida (e que não resulte de nítido e absoluto comodismo de quem a coloca... Para esses a resposta costuma ser - cada vez mais - o silêncio). 

No entanto, ultimamente tenho recebido diversos emails com questões acerca de situações muito específicas... Tão específicas que reconheço não ter tempo para as estudar e dar uma resposta esclarecedora. Muitas delas, acredito que nem mesmo quem produziu a legislação as saiba responder.

Nota: Muitos dos emails que tenho recebido vão frequentemente para o spam e acabam por passar despercebidos. Só hoje me apercebi que tinha na caixa de spam uma boa dezena de emails válidos. Amanhã vou ver se ainda vale a pena responder.

3 comentários:

  1. Junta-te ao clube...
    É que por vezes espera-se que saibamos a alínea que os gabinetes jurídicos dos sindicatos não descobriram e... afinal somos professores no activo, com as mesmas obrigações de todos...

    Faz-se o que se pode, mas... é muito arriscado...

    ResponderEliminar
  2. Para Paulo G.: Há dias em que tenho dúvidas acerca da minha ocupação profissional. Pode parecer exagero, mas é a mais pura das realidades.

    Tenho até colegas que fazem o pedido de esclarecimento de uma forma tão formal, mas tão formal, que fico em dúvidas se o email não veio parar à minha caixa de correio por engano.

    E é como dizes... Não se pode arriscar.

    ResponderEliminar
  3. EXTREMAMENTE IMPORTANTE DEVIDO AO MOMENTO DE DESCALABRO TOTAL ACTUAL:

    http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=35970

    ResponderEliminar