segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aviso aos colegas contratados...

Colegas, leiam com calma o manual de instruções para a manifestação de preferências... Leiam o Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho.... Vejam com atenção os códigos das escolas/agrupamentos, concelhos e Quadros de Zona Pedagógica (aqui e acolá)... Passem uma vista de olhos pela aplicação informática (aqui) e vejam como funciona (não se preocupem que não conseguem submeter "sem querer").

Experimentem  a aplicação... Testem códigos, preferências e possibilidades, se tiverem dúvidas no que concerne ao funcionamento.

Na medida do possível (e do pretendido) tentem ser bastante abrangentes a nível geográfico, mas também ao nível dos intervalos e da duração. Este é um concurso em que definitivamente será perigoso arriscarem. Bem sei que muitos acham que estou a exagerar, mas a cada ano que passa constato que o número de colegas que visita este blogue e que ficou no desemprego é maior.

Para submeterem a candidatura terão de introduzir de novo a palavra-chave, como tal, não tenham receio de experimentar. Se colocarem algo que não é "permitido", a aplicação informática irá dar-vos conta disso mesmo.

Fica o conselho: Antes de quarta-feira não submetam nada. Podem sair novidades e depois da candidatura submetida é complicado voltar atrás...

61 comentários:

  1. Bom dia,
    Fiquei com uma questão:
    - É obrigatória que a ordem de manifestação de preferências seja 1º as Escolas; 2º os Concelhos e 3º os QZPs, ou é possível intercalar?

    Obrigada pelas preciosas informações Ricardo e colegas, vamos com calma que tudo se consegue.
    Ana Rita.

    ResponderEliminar
  2. A desorientação por parte do MEC continua. Remeto para http://www.spn.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ricardo, agradeço, por favor que esclareça as seguintes dúvidas.

    - Será obrigatório concorrer a QZP, Concelhos e Escolas???? No manual diz isso….., ou será mais um erro de linguagem???

    - Experimentei hoje colocar 23 QZP no intervalo 1 e em seguida os mesmos no intervalo 2 e a aplicação não o permite!!! Será erro???? Ou mesmo assim????

    - A questão da renovação aparece a toda a gente!! Mas afinal quem pode ou não renovar??? Antes, só podiam os que fossem colocados A 31 DE AGOSTO!!!!

    Muito obrigado!!

    ResponderEliminar
  4. Para Ana Rita: Penso que sim... O que não pode acontecer é a colocação de horários mais pequenos e depois de completos.

    ResponderEliminar
  5. Para Rui: Os mínimos têm de ser cumpridos, não se tratando de qualquer erro de linguagem. A existir erro é no normativo legal considerado, mas isso é outro tema que provavelmente vai dar confusão.

    Quanto àquilo que já colocou, estou mais em crer que ao não ter colocado os outros mínimos (códigos de escola e concelhos) a aplicação não o permitiu. Terá de colocar os outros mínimos...

    Independentemente da questão da renovação aparecer a todos, já sabemos que nem todos poderão renovar por não cumprirem os requisitos.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Ricardo.
    E boa sorte a todos os colegas.
    Ana Rita.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Ricardo. So mais uma duvida, para renovar, ja deixou de ser requisito, ser colocado a 31 de Agosto???

    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Para o ano vou pro RSIjulho 23, 2012 12:10 da tarde

    tal como já disse isto dos minimos é uma estupidez e falta de respeito.
    se eu me quiser candidatar ao intervalo 3 vou ter de concorrer a 2 qzp OBRIGATÓRIAMENTE a 10 concelhos OBRIGATÓRIAMENTE e a 25 Agrupamentos OBRIGATÓRIAMENTE. Estamos a falar de horários de 8 a 14 horas. Se assim é acho que mais vale não concorrer a este tipo de intervalo. Tentem ver o exemplo de um colega do Algarve terá de se candidatar obrig ao Alentejo se quiser candidatar a este intervalo.
    Já para não falar que este ano temos de andar a ver duas listas para sabermos a onde candidatar. Tal como o Ricardo diz "aqui" e"acolá".
    FALTA DE RESPEITO.

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, sou contratada e estou com uma dúvida, aparentemente estúpida. Nós, contratados, temos de colocar um mínimo de 25 agrupamentos de escolas, 10 concelhos e 2 de zona pedagógica? Eu, por exemplo, nunca colocava códigos de escola, apenas concelhos...

    ResponderEliminar
  10. Sim, Cristina.

    Têm de colocar, no mínimo, 2 códigos DIFERENTES de QZP´s, 10 códigos DIFERENTES de concelhos e 25 códigos DIFERENTES de escolas/agrupamentos. Não interessa os intervalos e a duração, os mínimos são estes!!!

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Ricardo.. Desculpa, mas é a primeira vez em que há mínimos, daí a minha dúvida.. Cheguei a pensar que não seria para nós contratados...

    ResponderEliminar
  12. Outra dúvida - os códigos das escolas de hotelaria... Só vale a pena concorrer se for dos grupos que estão lá mencionados, correto?

    ResponderEliminar
  13. Gostaria de saber se, mesmo sabendo que não haverá horário para renovação, posso colocar na aplicação que quero renovar, uma vez que reuno as condições necessárias? Isto à espera de um milagre, obviamente.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia!
    Algum colega sabe me responder se podemos, nas preferências, colocar códigos de agrupamentos TEIP? Esta manifestação de preferências está a dar comigo em doida! Ter que colocar, obrigatóriamente, dois códigos de QZP... os QZPs são tão grandes! Enfim... boa sorte para todos os colegas.

    ResponderEliminar
  15. Outra dúvida pertinente, uma vez que nunca concorri para horários temporários. Se existir um horário numa escola para um professor em Junta Médica (incompleto), só poderei ficar colocado nele se concorrer a horário temporário, uma vez que este está condicionado pela hipótese do regresso do docente a qualquer momento. Este horário só surgirá depois das colocações dos concursos? Agradeço que me ajude a compreender este mecanismo, porque sempre concorri a horários completos e anuais.

    ResponderEliminar
  16. Olá Ricardo!

    Se nos equivocarmos na introdução dos códigos (nº mínimos/máximos ou qlq coisa do género...) a aplicação informa? Sabes alguma coisa sobre isto? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  17. Mas o aviso de abertura não refere que este concurso se reja pelo DL 132/2012!!! Desse modo como nos podemos limitar a estes mínimos de códigos, se nos DL anteriores (referidos no aviso de abertura) eles não são referidos? Não podemos...
    Ou sou eu que estou a ler isto mal?

    ResponderEliminar
  18. Bom dia. Uma dúvida:Basta colocar por exemplo concelhos pertencentes a dois qzp´s ou temos que colocar dois códigos de qzp´s e assim obrigam-nos a concorrer a todos os concelhos desse qzp? Obrigado a quem ajudar e boa sorte.

    ResponderEliminar
  19. Relativamente a penalizações por não aceitação, existem este ano?
    Agradecida.
    Flor

    ResponderEliminar
  20. Tenho a mesma dúvida que a Silvia... Obrigada.

    ResponderEliminar
  21. Afinal.... há gente muito otimista e só concorrem para "casa" e isto parece que não tá nada mal, o N. Rato parece que não é assim tão mau. Tolos, preocupados com os minimos???? Até com os máximos ides ficar no desemprego.

    ResponderEliminar
  22. Este ano já podemos novamente colocar um código de uma escola, hor compl, anual, e voltar a colocar esse mesmo código, hor compl, anual e temporário?

    É que experimentei e deu. Nos últimos anos isso não foi possível...

    ResponderEliminar
  23. Para Cristina: Acho que sim... Se não houver necessidade, podes estar a desperdiçar códigos.

    ResponderEliminar
  24. Para Eunice Reis: leia o artigo 32.º do atual normativo dos concursos. Encontrará a resposta à questão.

    ResponderEliminar
  25. Para Catarina: Sim, a aplicação não permitirá "avançar" perante um erro do candidato nas preferências.

    ResponderEliminar
  26. Para Ana Vicente: Essa foi a interpretação que eu dei há umas boas semanas atrás. Pelos vistos o MEC assim não o entendeu. Por aquilo que sei os sindicatos já se estão a mexer nesse sentido.

    No entanto, o manual de instruções é absolutamente claro.

    ResponderEliminar
  27. Para Silva: Tem mesmo de colocar os mínimos. Não basta aquilo que referiu. Leia o que escrevo nos posts. Já tinha referido um exemplo parecido.

    ResponderEliminar
  28. Como sempre, não respondo a anónimos...

    ResponderEliminar
  29. para os qzp vou só concorrer a horarios completos para ter a certeza que não vou ficar colocada. está fora de questão ir para o fim do mundo com horarios tipo 3.

    ResponderEliminar
  30. Ricardo, se repetirmos o mesmo código, por exemplo de um concelho para horário anual e depois para anual e temporário conta como 1 ou 2 concelhos? É muito importante clarificar esta questão e ninguém responde com certeza... Obrigada.

    ResponderEliminar
  31. Para Ana: Se colocas o mesmo código de concelho porque haveria de contar dois? A minha interpretação é que apenas contará como um código de concelho.

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde,

    Segundo entendi nós podemos concorrer a 100 agrupamentos, 50 concelhos e 23 qzp.... no total são 173 preferências....para cada preferência temos 3 tipos de horários e duas durações (6 opções)... Isto no total se quiser concorrer a tudo são 1038.. a plataforma deixa fazer isto tudo... Porque segundo o que têm dito ela legalmente tem que me deixar fazer isto?

    ResponderEliminar
  33. Olá Ricardo:
    vou tentar ser clara, no meio desta confusão toda. Normalmente só costumo concorrer a meio da semana, nunca aquelas mentes mudem de ares... gosto de fazer primeiro uma tabela e organizar-me e só depois começar a colocar códigos.
    1- eu coloco 10 concelhos no intervalo 1 e volto a colocar os mesmos 10 concelhos no intervalo 2. Conta como 20 concelhos, como tem sido anteriormente? mas não sou obrigada a colocar o intervalo 3, certo?
    2- eu coloco 2 qzp com intervalo 1 e a aplicação não obriga a mais intervalos, certo? é que nunca vi um manual de instruções tão vago e disperso.
    3- sou obrigada a colocar as 25 escolas seguidas no intervalo 1, 10 concelhos seguidos no mesmo intervalo, os 2 qzp no mesmo intervalo... e só depois desta listagem toda posso colocar outras opções em 1? no ano anterior fazia "espiral": x escolas no 1 e 2; voltava à opção 1 mas para escolas mais distantes e assim sucessivamente, mas respeitando os intervalos do maior para o mais pequeno. Grata, Ricardo, pela atenção, paciência e dedicação a esta causa! Leonor

    ResponderEliminar
  34. Sou só eu que não consigo manifestar as minhas preferências? Quando clico em "novo", aparece-me uma mensagem com o código de erro 7c1074f6-d4cd-11e1-adc7-0050569d5a46 (PRD34. Agora, nem abre, o site.

    Começa bem, isto...

    ResponderEliminar
  35. Acho que a aplicação está "em baixo".
    Se calhar já estão a corrigir alguma coisa...

    ResponderEliminar
  36. Sofis,
    Não és a única! Eu nem consegui ainda experimentar!

    ResponderEliminar
  37. Ricardo, nós, contratados, podemos concorrer a escolas TEIP? Onde estão os códigos?
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde,
    Os professores que foram colocados por contratação de escola no ano letivo 2011/2012 numa escola Teip (com as regras antigas) podem ser reconduzidos para o ano letivo 2012/2013? Ou, só depois de se começar a implementar as novas regras de contratação de escola é que vai ser possível a recondução desses contratados?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde!
    Tenho já alguns códigos colocados para testar, mas ao tentar editar, para alterar a posição de preferência ou alterar um determinado campo, não estou a conseguir. Ficam as opções bloqueadas e apenas me é permitido gravar/voltar ou cancelar...
    Estou a usar o Chrome. Alguém consegue editar? Obrigado

    ResponderEliminar
  40. "O mal só vence quando os Homens de Bem nada fazem."
    Está na hora de (con)correr atrás da cenoura... no entanto é importante continuar e sempre a lembrar-lhes que não somos burros e que, mesmo o mais dócil e trabalhador burro, um dia prega um coice a quem o permanentemente maltrata... Para quando o "Coice" dos 180 mil???!!!...

    ResponderEliminar
  41. Estou com o mesmo problema que o Ricardo P. - como alterar a posição da preferência ou, pelo menos, substituir uma escola por outra quando já inseri vários códigos a seguir? a aplicação só me permite eliminar e como consequência os códigos que estão a seguir "sobem" de posição ocupando o lugar vazio. Obrigada.

    ResponderEliminar
  42. Para Eunica Reis: «Os QZP são tão grandes»...colega, para seu bem, alargue bastante a sua candidatura. 2 QZP é uma coisa mínima! Mas anda tudo a dormir ou quê???

    ResponderEliminar
  43. Eunice, peço desculpa.

    ResponderEliminar
  44. Já dizia o Ricardo «Na medida do possível (e do pretendido) tentem ser bastante abrangentes a nível geográfico». Isto é um bom conselho

    ResponderEliminar
  45. Conselhos para abrir os olhos sobre as dificuldades de colocação são bem vindos. Especialmente porque muitas pessoas andaram tempo de mais distraídas da real situação que se estava a passar. Mas depois cada um em consciência e de acordo com os seus problemas e situações pessoais faz o a sua opção pessoal. E sim, para muitas pessoas, 2 qzp's são uma área geográfica muito grande. A nossa profissão é importante na realização pessoal mas não é a única coisa importante.
    É favor não vir para aqui insultar as pessoas.

    ResponderEliminar
  46. Olá Ricardo. Neste momento creio que estamos perante o governo mais desleal de sempre que pratica todo o tipo de ilegalidades à custa da bela e gorda austeridade...até quando??

    Sendo assim, gostaria, se possível, que me esclarecesses sobre a seguinte dúvida:

    - Os mínimos de que fala o decreto-lei 132/2012 referem-se a cada intervalo de horários ou à totalidade das preferências manifestadas?

    por exemplo:

    - Se quiser candidatar-me aos 3 intervalos de horário e, no intervalo 1, colocar os 2 QZPs, terei que continuar a colocar os 2 QZPs nos intervalos seguintes?

    Muito Agradecido.

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde!

    Estive a ler o manual de instruções e no que concerne à renovação da contratação nenhuma das condições exigidas refere a necessidade de ter obtido colocação a 31 de Agosto. Concluo que essa premissa deixou de ser uma condição para efeitos de renovação. Estarei a fazer a interpretação correta? Obrigada!

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde.
    Quero apenas felicitar o Ricardo pelo magnífico trabalho que faz neste blog ao responder e esclarecer tantos colegas num momento tão doloroso para todos nós.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  49. Olá Ricardo, as minhas dúvidas são as mesmas que apresenta o RS :(

    ResponderEliminar
  50. Acabei de testar com o Internet Explorer e continua a não permitir editar. Desta forma, um erro de preenchimento a meio, detetado várias opções depois, só eliminando tudo até ao local do erro... :/
    Alguém pode confirmar se o erro não é só meu sff?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  51. Caros colegas, se fizerem como recomenda o Ricardo "leiam com calma o manual de instruções para a manifestação de preferências... Leiam o Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho," etc., evitamos muitas das questões que aqui se colocam. Eu sei que querem gozar as férias, mas a preguiça de ler a legislação pode tornar-se num verdadeiro 'massacre'desnecessário para ele. Não levem a mal...Obrigado!

    ResponderEliminar
  52. Para Ricardo P. Não funciona bem com o internet explorer! Aliás, diz no site. Pelo menos dizia anteriormente que poderia não funcionar bem. Eu estou a utilizar o firefox. Tenho uma dúvida. Concorri a 10 concelhos para o 1.º grupo. Tb estou obrigado a um mínimo de 10 concelhos para o 2.º grupo a que vou cncorrer? Obrigado. Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
  53. Colegas, é completamente impossível responder ainda hoje a TODAS as questões que vocês me colocam... Depois de jantar irei tentar responder a mais algumas, mas sozinho não consigo.

    No entanto, e como ainda faltam vários dias para o fim desta fase, julgo que a seu tempo todas (ou quase) as questões poderão ser de alguma forma respondidas.

    ResponderEliminar
  54. Para Carlos Oliveira: acabei de testar com o Firefox actualizado e continuo com o mesmo problema. (já testei com os 3 browsers. Só falta o opera e o safari!) Não me é possível editar nenhuma das opções que coloquei! Clicando em editar, como referi, só é possível clicar em "Guardar e fechar" ou "Cancelar"... Estranho é, visto que não consigo fazer nada ali, ou seja, nem guardo nem cancelo. Entretanto se sair, a única opção permitida é eliminar! Será bug?

    ResponderEliminar
  55. De: Alda Rocha
    Boa tarde, Ricardo:
    Parabéns pelo seu ótimo trabalho.
    Agradeço que me esclareça:
    Concorri à mobilidade interna e agora foi-me dito que tenho horário na escola em que estou destacada. Apesar de ter sido enviada documentação aos agrupamentos no sentido de poderem ser retirados docentes da plataforma, até ao dia 26, hoje ainda não foi possível.O que poderá vir a acontecer? Receio que em agosto as condições específicas passem à frente. Obrigada. Boa sorte aos colegas contradados.
    Alda Rocha

    ResponderEliminar
  56. Olá Ricardo, tudo bem?
    Sou uma seguidora assídua do teu blog, e também gostaria de ver esclarecida uma dúvida!
    Já experimentei a aplicação, mas quero saber se ao colocarmos 1º os qzp, 2º os concelhos e em 3º as escolas, significam que poderemos ser colocadas na opção de QZP? Fiz-me entender? É que até eu própria estou confusa...
    Obrigada desde já
    Rute

    ResponderEliminar
  57. Para ProfContratada...
    Pois é colega, 2 QZPs parece realmente pouco para uns, mas muito para outros. É verdade que esta situação é mt complicada para todos nós, mas cada um tem a "sua complicação".

    ResponderEliminar
  58. Para olga c
    ; )
    Agradeço o apoio. É verdade, o nosso trabalho é a melhor coisa do mundo e realiza-nos muito, mas nós somos feitos de várias essenciais e todas elas têm o seu valor! Se podermos ter um pouquinho de tudo... melhor!

    ResponderEliminar
  59. Se de fato este concurso encontra-se regido pelo DL 132/2012, então porque não vale tudo o que lá vem pasmado?

    Veja-se, p.ex., a forma utilizada para efeitos de 1ª prioridade no concurso externo (ter trabalhado num dos 2 últimos anos). Esta forma não é a que consta deste DL.

    Porquê?

    Ricardo Gonçalves

    ResponderEliminar