quarta-feira, 6 de junho de 2012

Poucos, mas bons

No meio da tristeza e angústia que o dia de ontem me trouxe, hoje tive direito a uns bons 30 minutos de discussão relativa ao despacho de organização do próximo ano letivo. "Coisa" curiosa, quando essa mesma discussão ocorreu em plena sala de professores...

Conversa proveitosa, com opiniões algo divergentes da minha, mas com uma mesma conclusão: corte profundo e inequívoco ao nível dos horários disponíveis.

Embora tenha adquirido nestes últimos 3 anos uma postura mais séria em ambiente profissional (de certo modo como defesa necessária para evitar discutir aquilo que publico no blogue - pelo menos com alguns colegas), tenho de admitir aos que me lêem e que estiveram comigo hoje na sala de professores, que sai da mesma com um sorriso (que disfarcei, obviamente). Não um sorriso pelo que foi discutido, mas pela facto da discussão em si ter existido.

12 comentários:

  1. Na minha também foi tema de conversa. Aliás, tenho a opinião que a maioria dos professores não está assim tal mal informada.

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  2. Na verdade foi discutido em quase todas as escola, com exceção das do 1.ºciclo, uma vez que o impacto aí até foi positivo (o despacho assume a importância de haver um docente do 1.º ciclo como adjunto, o que beneficiaria as escolas do 1.º ciclo em apoio educativo). Basicamente, do lado negativo, está o corte das horas para os projetos, para o desporto escolar e acima de tudo o aumento da carga horária. Do lado positivo o facto de haver um sinal que uma parte da gestão ficará a cargo dos coordenadores de departamento (poderão ter, em alguns casos, mais redução que alguns adjuntos) e que o sub diretor e adjuntos terão, nos 2.º e 3.º ciclos, de dar aulas (no 1.º farão apoio educativo a dificuldades de aprendizagem). Este sinal da importância da atividade letiva agradou à generalidade dos professores.

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  3. Ainda há gente preocupada e sensata nos blogues

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  4. Vai ser a sangria total nos horários! Já nem falo dos colegas contratados pois na minha escola e noutras da zona, corre-se o sério risco de não existirem turmas suficientes para os professores do quadro... eu incluído! Ando muito preocupado! Querem nos levar à loucura, só pode...

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  5. SMBC
    Já não falo dos contratados? Porquê? não existem? São descartáveis? E que tal deixarmos de olhar só para os nossos umbiguinhos? Se nos unissemos (quadros e contratados) talvez o Mec não tivesse alternativa senão a de voltar atrás...

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  6. Temos, TODOS, de fazer alguma coisa para impedir o maior despedimento coletivo da história, em Portugal!

    Todos somos pessoas, todos somos professores, todos precisamos do nosso salário para viver e alimentar as nossas famílias.
    Temos de impor como lomite ao horário de trabalho com alunos 1000 minutos. Temos de exigir turmas com 20 alunos.

    Temos de dizer, claramente que todos temos de caber, todos temos de ter o nosso lugar, e oque HOUVER para distribuir terá que se para distribuir por todos.

    Terá, que usar-se a seguinte lógica (dado que a situação é de emergÊncia, todos percebemos isso), a todo o professor seja contratado, seja quadro é assegurado um vencimento mínimo de 1000 Euros mensais. Só depois de asseguarado esse mínimo para todos é que se distribui o que sobrar de acordo com o tempo de serviço de cada um, com o limite de 2000 Euros, ou seja teríamos professores a ganhar no mínimo 1000 Euros e no máximo 2000 Euros, isto durante um período de 3 anos, até a situação nornalizar.

    Ou seja temos que ser todos solidários, não podemos deixar cair ninguém e olhar lá do alto da lista e dizer, a mim não chega! Isso seria egoísmo do pior que a alma iria destruir, pois ninguém poderá dormir tranquilo sabendo que o seu colega perdeu o emprego, por uma questão de ter nascido 10 anos depois, ou 5 anos depois!

    Vamos, por uma vez, ser solidários e fazer ver que assim não pode ser.

    Não vamos aceitar este despdimento coletivo e esta destruição da escola.

    Mesmo quem não é profesor é pai, e tem que ajudar nesta luta, pois os nosso filhos vão enfrentar condições terríveis na escola!


    LC

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  7. Ricardo, porque nos parece que "quem luta por vezes perde mas, certamente, quem não luta perde sempre" temos uma petição online com que pretendemos mostrar que de facto nos podemos unir quando a situação é critica...o tempo é neste momento nosso inimigo pois temos poucos dias para causar impacto. Assim, peço.te que leias a nossa petição e que, se te identificas com ela a divulgues aqui no teu blog. http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N25548

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  8. Para todos os colegas que estejam interessados vamos fazer um encontro de professores no dia 14 de Junho, no Largo de Camões,em Lisboa. O link para mais informações encontra-se em: https://www.facebook.com/#!/events/347189665351850/

    Agradecemos, um vez mais, a divulgação que julgares pertinente.

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  9. Na minha escola não se ouviu uma palavra sobre o despacho, nem mesmo em pequenos grupos, NADA. A maioria nem tinha ideia de já ter saido, muito menos das suas consequências. Esta passividade dos colegas é assustadora.

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  10. EDUCAÇÃO FISICA DEIXA DE CONTAR PARA MÉDIA NO ENSINO SECÚNDÁRIO! REDUÇÃO DAS HORAS SEMANAIS NO 3º CICLO E NO SECÚNDÁRIO! REDUÇÃO DAS HORAS DE DEPORTO ESCOLAR!CIDADÃOS OBESOS E DOENTES SEM CAPACIDADE MONETÁRIA DE PAGAR TREINADORES PESSOAIS AO CONTRÁRIO DOS RICOS! RETROCESSO CIVILIZACIONAL E OS SEGUROS DE SAÚDE E HOSPITAIS PRIVADOS A ENCHER OS BOLSOS! VERGONHA - DEEM-LHES MAIS MATEMÁTICA...

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  11. alguém me pode explicar qual o resultado PRÁTICO de uma petição?

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  12. Calar não será o caminho, as nossas opiniões divergem, ainda bem é sinal que temos uma opinião e podemos dizê-la. VIVA A LIBERDADE. FALEM

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