quinta-feira, 10 de maio de 2012

"Muitos contratados lançados no desemprego"


(DN, 09.05.2012)

11 comentários:

  1. Não tenham dúvidas... os DACL vão ter pouco impacto, agora, os DAR é que vão ocupar muitas vagas que estão agora preenchidas por contratados. E as vagas que ficam livres, fecham por causa do aumento de turmas, a nova matriz curricular... Vai ficar muito feio, muitos ainda nao tem noção porque muitas vezes só olhamos para o nosso umbigo e não queremos ver a realidade. É triste mas somos uma classe desunida e pouco preocupada com o nosso estatuto

    ResponderEliminar
  2. Já o ano passado eram 30000 desempregados...claro que vão existir muitos Prof. que não vão ter contrato, mais concretamente com medias inferiores a 22 dependendo dos grupos e para onde concorrem. temos assistido nos últimos 2 anos a uma redução de cerca de 6000 contratados este ano vão ser 10000, se entraram 28000 até à BR 3 é só fazer as contas. claro que existem grupos que muito dificilmente vão ter horário completo dia 1 de Setembro.

    ResponderEliminar
  3. Outro dia deixei aqui este comentário.
    Relativamente à afirmação de que " centenas de professores contratados terão como rumo certo o desemprego e os do quadro terão de se mobilizar para outras escolas" estas afirmações são feitas com base em que cálculos ? É certo que vai haver mega agrupamentos, mais alunos por turma, reforma curricular, especialmente no 2º ciclo e nas disciplinas de EVT e ET. Mas os cerca de 7 colegas que se estão a reformar por dia, também devem entrar nas contas. Por isso, e para clarificar um pouco as coisas, era de toda a utilidade apresentar essas contas. Obrigada.
    Afinal não se sabe. Mas o MEC tem previsto um corte de 100 milhões na educação. Esses valores são os dos 3000 professores do quadro, que se aposentam ( 35000 X 3000 ). O que vai acontecer é que não vão contratar nenhum professor para substituir os que se aposentam.

    ResponderEliminar
  4. Quem é esta ? Mais uma «iluminada» ? Aparece de vez em quando cada um e cada uma ...

    ResponderEliminar
  5. "Medo..." diz a ELi
    Só nao tem medo que nao tem aquele buraquinho ao fundo das costas.
    Nao brinques com coisas sérias

    ResponderEliminar
  6. ninguem se governa com medo...o que querem que façam os pequeninos perante tamanha classe de vigaristas legalizados????
    muitos...já se foram... por favor...quero viver.

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa pela minha ignorância mas quem são os DACL e os DAR????

    ResponderEliminar
  8. DACL - Destacamento por Ausência da Componente Letiva
    DAR - Destacamento por Aproximação à Residência

    É professor(a)???

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente não há volta a dar. Haverá uma enorme redução de horários fruto de tudo aquilo que já se sabe. Contudo, como alguém diz e com muita razão, os colegas que se vão aposentando ajudarão a equilibrar a fatura.
    Depois, as realidades são muito diversas entre os diferentes Grupos. Há Grupos que irão sofrer mais do outros. Nesta altura é difícil de fazer esta contabilização.
    Possivelmente, quem irá sofrer em primeiro lugar serão aqueles colegas menos graduados e que costumam apanhar horários incompletos.
    Com as fusões, estes tenderão a desaparecer - em vez de dois contratados com 16 e 12 horas, teremos apenas um para horário completo.
    É tudo muito incerto. Teremos de esperar para ver no que vai dar.

    ResponderEliminar
  10. Há mas um problema: a duração dos tempos letivos. Já se pensa, em alguns sítios, em passar de 45 min para 60 min. Assim, uma disciplina com 3 tempos semanais de 45 min passa a ter 2 tempos de 60 min. Um horário completo passa a ter mais turmas, mais horas... mas o mesmo número de tempos letivos. Juntando isto aos tera-agrupamentos, acho que não vão sobrar horários para os contratados, como eu.

    ResponderEliminar