segunda-feira, 5 de março de 2012

Proposta de alteração para as prioridades no concurso externo


Comentário: O colega Nuno Domingues é dos poucos professores contratados que dinamiza um blogue direcionado para os problemas na educação. Não deixa de ser curioso que num ambiente onde os colegas contratados são os mais "sacrificados" e os que se encontram em situação de maior precariedade, sejam aqueles que menos intervenção blogosférica têm.

Adiante.

O Nuno faz uma pequena reflexão fundamentada e consequente proposta de alteração, para a redação do artigo relativo à 1ª prioridade do concurso externo. É uma leitura que aconselho vivamente... principalmente aos colegas contratados.

Atualização: Também no blogue do Arlindo é possível encontrar uma análise similar para o mesmo "problema". Para acederem ao post em questão, cliquem aqui.

19 comentários:

  1. Gostei do que no blog se disse:
    "Desconheço qualquer argumento que legitime que o reajustamento, provocado pela revisão curricular, no ensino privado com contrato de associação, seja pago pelos professores do ensino público. Os professores do ensino particular, decorrente da sua opção, deverão suportar o reajustamento do particular, assim como os do público suportarão o reajustamento do público, agora não reivindiquem que também sejam os professores do público a pagarem o reajustamento do privado". e subscrevo inteiramente.
    Um bem haja

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  2. Não concordo quando o colega diz que estas novas regras devem ser aplicadas em 2014/2015.É para beneficiar alguém.Não será?
    Dulce

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  3. Caro Ricardo, reconheço a sua estranheza pelo facto dos professores contratados não se manifestarem publicamente no que diz respeito a um assunto que os afecta a mim especialmente, mas devo dizer como podemos combater com esse gigante que são os professores ja instalados no sistema que deveriam ser os primeiros a colaborar com os demais.
    Será desculpa, não acredito mas nós somos um meros peões neste enorme e complexo jogo de interesses que tem como finalidade eliminar os professores contratados, aqueles com os quais colaboram todos os dias nas escolas por esse pais fora.
    Sei que tenho feito tudo para que os meus alunos sejam o menos prejudicados. Mas com este poder institucionalizado, não temos qualquer poder ( a todos os níveis ).
    Aqueles que nos deviam representar, os sindicatos, pouco ou nada fazem, senão olhar para o seu umbigo e esperar que nada lhes aconteça.
    E como o velho ditado diz "cada um puxa a brasa à sua sardinha".
    Tenho pena e lamento que nada seja feito para que isto se modifique.
    Quanto a si, desde já o muito obrigado, por nos ter sempre ajudado e esclarecido em todos os momentos nesta batalha sem fim.
    Se descobrir uma solução milagrosa para podermos tentar solucionar o problema, ideias?, venham elas! Será que nesta altura ideias são o mais necessário? É altura de agir!
    Sou a primeira a colaborar.
    Força! Coragem é o que todos precisamos, mas está dificil!

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  4. Algo de que nunca se fala...
    Pertenço, juntamente com mais 30 docentes, ao grupo340 - Alemão, em QZP, e temos sido nos dois últimos concursos severamente prejudicados face ao número residual de horários nas necessidades temporárias no 340 e à INEXISTÊNCIA de horários para vinculação no nosso grupo.

    E até agora, como é do vosso conhecimento, não nos era possível concorrer a outro grupo de recrutamento nas necessidades temporárias/transitórias. Assim sugiro que no articulado do diploma possa surgir o seguinte, no ponto relativo à mobilidade interna:

    Artigo 28º Mobilidade Interna

    1- (...)

    d)2ª Prioridade -Docentes de carreira do QZP não colocados no concurso interno e que pretendam concorrer a horário por transição de grupo de recrutamento e sejam portadores de habilitação profissional adequada e de acordo com o preenchimento da componente letiva a que aqueles estão obrigados nos termos dos artigos 77º e 79º do ECD;

    Julgo que esta opção constituiria uma medida que permitiria rectificar uma injustiça que tem prejudicado os docentes do 340 - Alemão e 320 - Francês, para além de ser uma medida que, para mais, visaria uma melhor gestão dos recursos humanos existentes.

    El Greco

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  5. Lá está, existe tantos problemas na colocação de professores e ninguém fala, a enfrenta, mas sim discusse tudo mas não se faz as coisas como deve ser. Assim sim, fazer as coisas como deve ser e não andar a remendar.
    Por isto é que os professores contratados são prejudicados...

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  6. Ainda a proposta de serem necessários dois horários anuais não inferiores a 12 horas nos últimos 6 anos.
    Reparem a injustiça que se pode criar: um docente que seja colocado num horário anual de 12 horas a 1 de Setembro e cujo contrato termine a 31 de Agosto tem X dias de serviço. Um docente que seja colocado num horário de 18, 20 ou 22 horas a 1 de Outubro e cujo contrato termine a 30 de Junho, segundo as novas regras propostas pelo Ministério, num horário destinado a aumento de turmas, logo necessidade efectiva e não substituição, tem X dias de serviço!
    Qual dos candidatos tem mais tempo de serviço? Penso que seja o segundo, mas também será este candidato que, se tiver muito azar, irá concorrer na 2ª prioridade, por não ter conseguido horário anual! Dá que pensar!!!!!!!!!!
    Quanto às renovações são uma falácia! No 1º ano em que foram permitidas verificou-se a alteração das regras a meio do jogo, como costumo dizer! Primeiro, só quem tivesse ficado a 1 de Setembro, com horário completo, poderia renovar! Mais tarde, por determinação superior, todos os colegas que completaram o seu horário até 31 de Dezembro puderam renovar! É aqui que se deve colocar o cerne da questão. A partir daí, muitos candidatos menos graduados, que beneficiaram da alteração de condições para renovar, renovaram, ultrapassando colegas que tinham maior graduação. E isso reflectiu-se nos anos seguintes e ir-se-á reflectir no próximo ano lectivo! Não sou contra as renovações, mas existem princípios éticos que devem ser respeitados e que não o foram!
    Outra situação diz respeito ao facto das escolas, para renovarem o horário de alguns colegas, terem recuperado horas de outos ciclos, como por exemplo: 1 docente de História profissionalizado no 3º ciclo vê o seu horário renovado por lhe terem sido agregadas horas do 2º ciclo e vice-versa! Será justo, quando existem colegas que, inclusive, após muito esforço, obtiveram qualificação profissional para os dois ciclos?!

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  7. Concordo plenamente com o que foi dito anteriormente.
    Prejudica todos, e os colegas que estiveram a infelicidade de não ter sido colocados logo de inicio de Setembro, faz deles menos dignos de ter direito à 1º prioridade?, e o caso de colegas que ficam mais tarde inicalmente com 8 ou 10 horas, não terem direito a ficar na 1º prioridade.
    Não está correcto.

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  8. Sem dúvida que somos os mais prejudicados, especialmente contratados como eu, com 11 anos de serviço. A nossa intervenção de nada serve, aliás, é desesperante que após tanta dedicação ao ensino ainda se corra o risco de, no próximo ano lectivo,não ter colocação (reforma curricular, DAR, ensino privado, etc). Tanta legislação, mas nenhum artigo que salvaguarde a nossa posição. Resta-nos a esperança de aos 60 entrar para a carreira, ou talvez não?!

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  9. Boa tarde.
    Essas propostas são despropositadas pois é o aceitar deste clima de impunidade a que se assiste desde MLR, em 2006.
    Temos que dar um murro na mesa e exigir (autoridade que me conferem os meus 6 000 dias de serviço) que das reuniões de «negociação» saiam as seguintes resoluções:
    1. Extinção de Concurso Interno e Externo e criação de um Concurso para todos, salvaguardando o tempo de serviço e a formação;
    2. Extinção de todos os lugares de quadro, passando os professores a ser remunerados segundo o tempo de serviço, não havendo distinções bacocas como há agora para profissionais iguais e com o mesmo tempo de serviço;
    3. Se tal não for acordado, pois então que se vinculem imediatamente todos os professores com mais de 15 anos de serviço.
    Obrigado.

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  10. Ó narciso isso seria o ideal, mas não acha que está a ser utópico demais?

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  11. Que mais há para dizer???????
    Professores com muitos anos de serviço ( 20 anos ) por exemplo serve????
    Concordo plenamente com o colega João Narciso e Meios Computacionais
    ...
    Sem palavras!!!!!!!

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  12. - o tempo de serviço devia contar igual, antes e depois da profissionalização.

    - cada um devia concorrer para onde lhe apetecia

    Inês

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  13. Mais uma vez insisto na necessidade dos colegas se identificarem (nem que seja com uma alcunha) para que seja possível um diálogo direcionado.

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  14. Nem sei bem o que pensar desta alteração da prioridade o que sei é que não me encaixo nele, apesar de todos os anos servir o sistema conforme lhe dá jeito 2007/2008 - 10h durante 6 meses; 2008/2009 - 25h durante 1 mês; 2009/2010 - 25h desde 22 de set até final do ano; 2010-2011 - 18h durante 2 meses; 2011-2012 - 5h desde set até que me queiram... Sirvo para tudo mas não sirvo para a 1ª prioridade :(

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  15. Bom... Esta história das prioridades pode ter uma segunda intenção... Reparem que um prof. que seja colocado a 1 de setembro com 12h n tem direito a subs. parcial de desemprego... e um prof. que entre em qualquer outro dia k n o 1 de set. se tiver um horário inferior a 15 horas já tem direito ao mesmo... será k esta situação tb está a ser levada em conta pelo people k manda nesta brincadeira?? É k assim sendo nos próximos anos alguns profs vao optar por deixar de receber o parcial para conseguirem alcançar a primeira prioridade!!! Será... ou estarei eu a fazer filmes?

    Pedro_norte (Chat)

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  16. Pedro Norte. Isso não é verdade.
    Eu entrei a 1/9 com 12 horas e não tive direito a subsídio parcial de desemprego. Segundo me informaram para ter esse direito tinha que ter ficado desempregada 1º e posteriormente ficar colocada com horário incompleto. Só nessa situação é que teria direito ao subsidio parcial de desemprego.
    Conclusão: se tivesse concorrido só a horários completos tinha ficado na 2ª bolsa e entretanto ia recebendo o subsídio total de desemprego. Assim perdi e continuo a perder dinheiro e pior: estou a perder tempo de serviço.

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  17. INÊS E NARCISO:estou com vocês.Essa também é a minha situação e há mais colegas que são injustiçados há muitos anos com o tempo de serviço que não é contabilizado inegralmente.
    Dulce

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  18. INÊS E NARCISO:estou com vocês.Essa também é a minha situação e há mais colegas que são injustiçados há muitos anos com o tempo de serviço que não é contabilizado inegralmente.
    Dulce

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  19. lista nacional(posicionar os profs)
    tempo serviço(no publico para concorrer a
    concursos no publico)+nota diploma
    justiça para todos.

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