quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O valor dos hipócritas...

Cada vez mais reconheço o valor dos hipócritas... O (ainda) atual modelo de avaliação do desempenho tem muitos mais defeitos que virtudes, é uma autêntica "porta aberta" a injustiças e um meio por excelência para o conflito entre professores, no entanto, permite-nos conhecer realmente quem nos rodeia. E se com o acréscimo de idade cada vez sofro menos do mal da desilusão, em alguns casos ainda me consegue apanhar de surpresa.

Mas nem tudo é mau. Se a tristeza que advém da desilusão é de alguma forma temporária, a aprendizagem que sempre faço com os hipócritas acaba por ser inevitavelmente útil e durável. Nisso tenho de dar a "mão à palmatória"... São poucas as pessoas que conseguem fazer com que mude de atitude ou comportamento, e que de alguma forma cresça (embora num sentido contrário ao que gostaria) enquanto ser social.

Aos hipócritas, o meu obrigado.

A música que se segue, essa, é mesmo para os verdadeiros colegas, aqueles que respeito e admiro.

Música dos "The Smashing Pumpkins" - (Tema: Thirty-Three).

10 comentários:

  1. Dina Santos

    Obrigada colega Ricardo. Passo a sentir-me mais acompanhad! Compreendo perfeitamente a sua mensagem.

    ResponderEliminar
  2. Benvindo ao clube... Também digo: aos hipócritas o meu obrigado.

    Doi ouvir que reconhecem o nosso trabalho... mas os amigos estão primeiro.

    ResponderEliminar
  3. Noto que o Ricardo escreveu sem "exitação" (vide uns posts mais abaixo).

    Agora a sério, eu sinto, pressinto, qq coisa assim, que a ADD surda e muda deste ano está a ser um cancro a metastizar.

    Em oposição à dos anos transactos, em que foram aneurismas a rebentar que nem balões.

    No final, a maior parte fica ( ficou e ficará) com lesões definitivas ou em cuidados paliativos.

    Uns poucos, com genes raros e resilientes, ficarão. Apenas.

    Jake

    ResponderEliminar
  4. Colega Ricardo como eu o compreendo, pois reclamar da ADD não é um direito, quando nas escolas se vive um clima pidesco. Fui vítima de 10 págs. de resposta de infâmias, em que a coordenadorazeca soltou todas as suas frustações!!!!!!! A seu tempo a infâmia será publicada, há que esperar...

    ResponderEliminar
  5. Seria interessante publicar-se as respostas às reclamações de avaliações injustas. Algumas mostram bem o carácter dos nossos "colegas" avaliadores. E eu agora pergunto: onde está a união????? Ao longo de vários anos de ensino o que noto nas escola é inveja é uma grande falta de solidariedade.
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Concordo! Contestei a minha avaliação porque a ADD alterou a minha nota, sem que a justificação tenha sido feita de forma honesta. Basicamente, a COMISSÃO DE AVALIAÇÃO ALTEROU O eXCELENTE QUE OBTIVE DO MEU RELATOR... PORQUE SIM. Depois, lá veio uma resposta descabida e muito idiota à reclamação que fiz. Imediatamente a seguir, redigi um recurso onde expliquei detalhadamente as razões para a manutenção do Excelente. Para meu espanto... recebi carta da escola para nomear um professor da minha confiança, do meu distrito, de um qualquer grupo de recrutamento, para fazer parte de um júri, do qual fará parte o meu relator, esse professor nomeado por mim e um elemento da Drel. Esta "brincadeira" teve início em Setembro e até hoje a Drel não nomeou ninguém... E a pergunta é: Então, mas o processo de avaliação não tinha que estar concluído até 31 de Dezembro de 2011? Grande Palhaçada! Contestei, por uma questão de honra,porque as razões descritas para me baixarem a nota eram patéticas e estúpidas, e porque trabalhei para a nota que o meu relator me atribuiu! Quero ver até onde isto vai!

    ResponderEliminar
  7. Andamos todos a padecer do mesmo mal Ricardo. Tmbém coloquei um post semelhante há dias no meu blog.
    Nós estamo-nos a tornar bichos!!
    Ao contrário de ti, a hipocrisia, falsidade, maldade, ainda me custa, dói muito! Mesmo quando não é comigo!! Não sei onde pararemos, sou te sincera. Esperava que fosse nesta profissão que terminaria os meus dias, mas agora acho que esta profissão é que terminará comigo..

    Força colega!

    ResponderEliminar
  8. O que pensa o Conselho das Escolas sobre os Contratados, entrevista à Rádio Renascença hoje 18 Fev 2012:

    “A questão da abertura de quadros penso que vai ser fundamental devido à saída de muita gente, será uma forma de estabilizarmos mais os quadros das escolas. Tem uma parte negativa que é a parte dos contratados, mas os contratados não fazem parte do sistema”.

    Quem não acredite por ser demasiado grave, deixo o endereço da entrevista na Renascença:

    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=51256


    Deus Tenha piedade de nós porque estes diabos não têm.

    ResponderEliminar