segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Concurso de Docentes para os Açores (2012/2013): Aviso de abertura e Formulário de Concurso

Já aqui tinha dado conta do calendário para o concurso de docentes para o arquipélago do Açores. Seguem-se links para elementos essenciais para quem se encontra interessado em rumar para as ilhas.

Calendarização prevista:
Concurso interno de provimento​
Concurso externo de provimento
Concurso interno de afetação​
Oferta de emprego/contrato a termo resolutivo​


Aviso de abertura de concurso




Boa sorte aos que concorrem...

10 comentários:

  1. boa noite Ricardo.
    Hoje da parte da manhã deparei-me com uma lista cheia de vagas igual ao teu doc "lugares do quadro" que posteriormente quando voltei a procurar já não sabia onde tinha visto e no "aviso de abertura de concurso" as vagas estão a 0. A minha duvida é a seguinte: será que as 80 vagas no "lugares dos quadros" são as vagas todas que estão disponiveis para os colegas que já estão a candidatar-se pelo interno e se não forem todas ocupadas passam para o externo?

    ResponderEliminar
  2. Para HD: Não li nem o aviso de abertura nem o regulamento, como tal, não sei dar-te a resposta que pretendes... No entanto, creio que o teu raciocínio será o correto.

    ResponderEliminar
  3. HD
    Esse quadro corresponde ao nº de professores que devem existir em cada escola/agrupamento, nos vários grupos.
    As vagas que aparecem no Aviso são a diferença entre aqueles nº e o nº professores existentes nos quadros.


    Também cá deveria existir uma lista dessas (está prevista no art 24º do DL 20/2006 com a redação dada pelo DL 51/2009. Só uma vez vi uma lista dessas, há uns anos atrás (penso que na altura em que foram criados os agrupamentos)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado aos dois pela informação.

    ResponderEliminar
  5. Disseram-me que se podia concorrer ao concurso externo por 1 ano, no entanto, estive a ler o regulamento do mesmo e só vejo alíneas para candidaturas "não inferiores a 3 anos".
    Gostaria de saber se é possível o concurso externo por 1 ano e qual a alínea da respectiva prioridade. Obrig

    ResponderEliminar
  6. Para Tânia:
    eu já vou a meio do concurso e deixam fazer dois tipos de preferências: 3 anos; 1 ano mas sem poder escolher escolas ou ilhas; 1 ano com seleção de de escolas ou ilhas.
    no que diz respeito ao numero que isso dará na prioridade não sei qual será. tambem depende se foi bolseira, se tem três anos de serviço na ilha no grupo a que é profissionalizado ou se fez estagio numa escola da Região.

    ResponderEliminar
  7. Para HD
    Se escolhermos a opção "1 ano para toda a região sem indicação de preferências" ficamos numa prioridade acima de quem concorre por 1 ano, indicando as preferências? é isso? obg

    ResponderEliminar
  8. Olá, boa noite.
    Eu sou Educadora de Infância e Prof. do 1.º CEB, terminei o curso em 2010 e, como era de esperar, não consegui qualquer colocação no concurso 2011/12.
    Gostava de me candidatar a este concurso mas, para dizer a verdade, não percebo muito bem e tenho medo de colocar qualquer coisa errada.
    Assim sendo, se alguém der uma ajudinha agradeço imeeenso!! =)
    Vejamos, depois de preencher o formulário inicial (com o nome, habilitações, etc, etc) aparece para colocar "A situação a que concorre" e deduzo que aí terei de colocar "Concurso Externo de Provimento/Contratação a Termo Resolutivo", certo? Mas ainda aí tenho 2 opções, sendo elas: "Pretende concorrer ao concurso externo de provimento" ou "Pretende concorrer à oferta de emprego / contratação de pessoal docente a termo resolutivo", qual delas se aplica a mim?!?
    Obrigada!!! =)

    ResponderEliminar
  9. Vejo aqui muitas dúvidas de quem se recusa a ler o Aviso de Abertura e o próprio regulamento. A Liliana deve concorrer aos dois. Se concorrer apenas à contratação, será colocada numa das últimas prioridades.

    ResponderEliminar
  10. Ok, obrigada. =)
    Eu li tudo e mais alguma coisa mas, para mim, acaba por ser tudo chinês, pois só concorri uma vez e acabo por ficar sempre na dúvida do que se aplica ou não a mim ou se estarei a fazer algo errado.
    É uma daquelas coisas fundamentais que, infelizmente, ninguém nos ensina na Universidade (e que também não têm obrigação de me ensinar aqui, eu sei)! =)
    Obrigada mais uma vez...

    ResponderEliminar