terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Concurso de docentes?! Com vagas para entrada em quadro?! Ui...


Comentário: Calma... Estamos a falar do Governo Regional do Açores. De acordo com a notícia (ainda tive de a ler 3 vezes e reconfirmar a data de publicação), o Governo Regional vai abrir, no final deste mês, um concurso para pessoal docente (verdadeiro... não apenas para destacamentos e contratação) com 30 vagas para entrada em quadro.

Aproveito para expressar a minha incredulidade perante esta situação... Será que percebi tudo mal?! As entradas em quadro não estavam "barradas" pelo acordo com a "troika"?! Talvez os Açores estejam excluídos desse acordo... Acreditem que mal acabe de publicar este post vou voltar a ler o artigo, tal é a minha estupefação.

Já agora para quem quiser começar a ver a "papelada" necessária para o concurso, o melhor mesmo é aceder ao seguinte endereço: concursopessoaldocente.azores.gov.pt. A fase de apresentação de candidaturas decorre de 30 de janeiro e 10 de fevereiro (vejam o calendário, clicando acolá).

8 comentários:

  1. Nesta altura e durante os próximos anos não vale a pena existirem quadros na Educação, tal é a balbúrdia que se instalou na Carreira Docente: professores com menos tempo de serviço estão vergonhosamente nos quadros em relação a outros, que, com a mesma formação ou até superior e mais tempo de serviço, ainda se encontram a contrato. É a bandalheira total, é o descalabro da «Empresa» Educação, que procede como nenhuma Empresa procede nestas situações. O Ministério da Educação deve, o mais cedo que lhe for possível, extinguir todos os docentes dos Quadros e proporcionar a todos os docentes um NOVO concurso, por grupos de recrutamento, com base no tempo de serviço; recrutar médicos credíveis e constantemente vigiados e avaliados nos procedimentos relativos aos docentes com verdadeiros problemas de saúde, etc.

    ResponderEliminar
  2. Percebo o espanto. Realmente 30 vagas é pouco face às reais necessidades.

    ResponderEliminar
  3. E para o continente?? Há pois Açores não é Portugal...

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o João Carlos Narciso. Devia fazer-se um concurso para todos os docentes (incluindo também os efectivos).
    Para Contratado Açores "Realmente 30 vagas é pouco face às necessidades reais". Colega, pouco mais vagas houve no continente no último concurso para efectivar e não podemos comparar a dimensão do continente com a região autónoma.

    ResponderEliminar
  5. Considero que é urgente um novo concurso de docentes que limpe e organize a casa de uma vez por todas. Há muitos professores de quadro condenados ao desterro por 4 anos enquanto surgem horários completos bem pertinho das suas residências...não há motivação que aguente 4 anos de desterro...além disso e prevendo os horários zero que esta reforma vai gerar, será uma maneira de redistribuir as pessoas, de forma justa e ordenada, de acordo com a graduação e ponto final!

    ResponderEliminar
  6. Cara Cecília, o problema não está nos Açores, está no continente. As vagas do concurso de 2009 foram anedóticas. A prova disso é que no continente necessitam de reconduzir contratados, ano após ano, para garantir alguma estabilidade no corpo docente. Nos Açores, a prova de que estas 30 vagas são insuficientes é observada todos os anos em Setembro com a contratação anual de 600 a 700 professores.
    No continente, os contratados deveriam lutar pelo fim da renovação de contratos. Parece que não soa bem, mas isso obrigava a garantir a estabilidade do corpo docente de outra forma.
    Sim, também sou a favor de concurso integral como defende Narciso.

    ResponderEliminar
  7. A recondução tem mantido a estabilidade de muitos dos contratados, mas tem servido aos governos para continuar a poupar, ano após ano...

    ResponderEliminar
  8. Os Açores são uma opção para quem assim entende! Quem não concorre para os Açores é porque não o quer fazer! Portanto, não comentem o que desconhecem! Os Açores são Portugal, no entanto têm uma autonomia reconhecida. Se há colegas no quadro que têm menos graduação profissional que alguns contratados é porque fizeram sacrifícios e deslocaram-se para longe das suas origens! Os concursos externos são todos concursos centralizados, não há critérios subjetivos! Agora, quem não concorre, não pode ficar colocado, logicamente!

    ResponderEliminar