segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O início da revisão da estrutura curricular...

Comentário: Para além de pequenas fugas de informação (que foram iniciadas ontem por Marcelo Rebelo de Sousa, na TVI) ainda pouco de sabe acerca da proposta de Revisão da Estrutura Curricular. Para já, aparentemente a única "certeza" será mesmo o aumento da carga horária (em 1 tempo lectivo semanal) de História e Geografia nos 7.º e 9.º anos do 3.º ciclo do ensino básico.

Teremos de aguardar pela divulgação do projecto, para saber mais...

3 comentários:

  1. Estou curioso para ver a carga horária de História e Geografia curioso no 8ºano!

    ResponderEliminar
  2. Como professor de História só posso ficar satisfeito com esta notícia. Mas só acredito quando ver, afinal a política dos sucessivos governos em relação à História tem sido de uma constante desvalorização. Esse facto também se deve à sua desvalorização pela sociedade portuguesa. A disciplina de História devia ser obrigatória no secundário, porque é aí que os jovens começam a ter capacidade de debate e começam a formar a personalidade. Se isso acontecesse não havia tão pouca consciencialização relativamente aos problemas europeus, económicos, culturais e ideológicos que grassam por todo o Mundo. É um perigo para a soberania do nosso país esquecer as nossas raízes, a nossa História, o que nos une. Se conhecêssemos melhor o passado (Humanidade em geral) não se repetiam erros como os que levaram à depressão dos anos 30, às duas guerras mundiais, etc.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de acrescentar que os programas do 7º e 9º ano são muito extensos, especialmente o do 7º ano que é qualquer coisa de surreal, para quem dipõe de 90 minutos por semana. Para além do que falei no comentário anterior só por esta razão já se justificava o aumento da carga horária.

    ResponderEliminar